Pedro Oliveira

Contando com a participação popular, foi realizada quarta-feira (9), no auditório do antigo CEACO, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social da cidade de Ichu, cujo tema central foi: “20 anos de SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”.  

O evento teve como objetivo avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento e consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, através do fortalecimento das políticas públicas de assistência social do município.

A conferencia teve como palestrante Maria Aparecida Fontes, especializada em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

“O trabalho que a secretária do CRAS, Gabriela Barbosa tem realizado com sua equipe, me deixa muito feliz e gostaria que as demais fizessem o mesmo”, pontuou o prefeito José Gonzaga, ao destacar a apresentação dos alunos excepcionais da APAE.

“O SUAS não é uma estrutura abstrata, ela é feita de pessoas, historias e resistências, ela existe para garantir direito, proteger vidas e promover cidadanias e acuidade. Aqui, em Ichu, estamos fortalecendo essa rede com muitos esforços e amor, ampliando serviços, qualificando equipes e buscando serviços humanizado e acolhimento digno. Nosso CRAS está pronto para acolher e encaminhar as pessoas conforme sua necessidade, garantindo acesso a programas, serviços e benefícios que protegem e fortalece a cidadania. Estamos ampliando as oficinas de violão e jiu-jitsu na sede e zona rural”, comentou a primeira dama Gabriela Barbosa, Secretária Municipal de Promoção Social e Cidadania.

A usuária do SUAS Josileide Santos de Jesus Silva, presidente do Conselho de Assistência Social, disse que a entidade não é só benefícios, não é só cestas básicas, passe livre e programas.

“O SUAS é feito de muitas mãos que estão nos bastidores, nas ruas, nos gabinetes nos conselhos e nos territórios”.  

Emancipação política

O município de Ichu celebrará no dia 30 de julho, 63 anos de emancipação política com vasta programação sociocultural.

As comemorações a data maior do município, serão abertas no próximo dia 20, com a realização da 9ª edição do cicloturismo que promete atrair centenas de participantes procedente de várias localidades.

Em seguida, as atenções se voltarão para a abertura da Semana de Cultura que deverá acontecer no antigo mercado município.

A data de independência do município, segundo o prefeito José Gonzaga, será marcado por hasteamento de bandeiras, missa festiva na Paroquia do Sagrado Coração de Jesus e shows musicais na área central da cidade.

Colunas anteriores
Ver mais notícias desta seção: mais recentes · mais antigas