Na cidade de Ichu, o fim de semana foi dedicado à religiosidade e ao profano, em honra ao Sagrado Coração de Jesus, guardião da comunidade. Como é habitual, centenas de devotos participaram das celebrações e comemorações. Ontem, (domingo 9), dia do santo padroeiro, as atividades recomeçaram às 5 da manhã com uma alvorada festiva, às 6 hs, vigília, às 9 hs, missa dos idosos e doentes, às 17 hs, missa campal, seguida de procissão pelas principais ruas da cidade, presidida pelo padre Rodrigo Pinheiro da Silva e Dom Hélio Pereira dos Santos, bispo da diocese de Serrinha.
No sábado, a programação religiosa teve início às 5 da manhã, com alvorada, vigília entoando cantos religiosos e, às 20 horas, o término do novenário com uma missa campal, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Este ano, as celebrações ao santo padroeiro da cidade tiveram como tema principal: "No Coração de Jesus, somos Peregrinos da Esperança".
Na parte da noite, a programação profana foi marcada pelos shows da galera do Pagodart, que dividiu o palco com Lubakana, Andrik Motta, Lukas Lima, além de um arrastão com a Orquestra Muvuka, às 5 hs da manhã. Na manhã do domingo, as atenções estiveram voltadas para a segunda edição da exposição de carros antigos na área central da cidade.
A melhor festa da cidade, tem, também, a mais emblemática sexta-feira do ano, com a realização do concurso de mascarados, alegorias e desfile das baianas. O carnaval fora de época iniciado por volta das 15 horas percorrendo o centro da cidade, teve a frente da Paroquia do Sagrado Coração de Jesus, como concentração. Este é um acontecimento popular único no interior da Bahia.
“Nunca pensei que um dia vivenciaria essa situação como administrador do meu município, é um momento de grande satisfação. É um dia que nos enche de orgulho de ser ichuense e é extremamente recompensador para mim. Estou convencido de que, após nossa administração, as pessoas estão mais contentes em estar em Ichu e em voltar à cidade neste dia tão significativo. Vamos nos esforçar cada vez mais para aprimorar a festa a cada ano, para que ela se torne cada vez mais bela”, afirmou o prefeito José Gonzaga Carneiro.
As alegorias e as fantasias, apresentam um cenário festivo, alegre e repleto de pessoas fantasiadas, que percorrem as ruas ao som da orquestra Muvuka, executando músicas de antigos festejos de carnaval. O desfile se destaca pela criatividade popular, onde cada participante se empenha em produzir discretamente sua máscara e fantasia para surpreender a todos durante a apresentação. O empresário e vice-prefeito de Ichu, Carlos Sérgio (Serginho), também, participou das atividades profana e religiosa, ao santo padroeiro da cidade.