Em meio às águas termais, principal atração turística da região sisaleira, o distrito de Caldas do Jorro, situado no município de Tucano, a 260 quilômetros de Salvador, promoverá de 13 a 15 de junho um dos mais belos festejos juninos desta parte da Bahia. A festividade, que se estenderá por três dias repletos de muita diversão e entusiasmo, tem a expectativa de atrair um grande público, graças à magnitude das atrações musicais, tanto a nível estadual quando nacional.
Para entusiasmar os amantes do forró, a administração municipal de Tucano levará ao palco renomados artistas de nível nacional, como Alcymar Monteiro, o icônico "rei do forró", além dos cantores Leonardo, Walkyria Santos, Zé Vaqueiro e Léo Foguete. O evento contará também com as apresentações das bandas Magníficos, Calcinha Preta, Seu Desejo e Toque Dez. A programação ainda incluirá talentosos artistas e grupos locais e regionais, em um ambiente característico de uma das mais fascinantes comemorações juninas da região.
Em virtude da importância do São João de Caldas do Jorro, os donos de hotéis, pousadas e proprietários de imóveis estão otimistas com as reservas para as festividades juninas que acontecerão na primeira metade de junho, superando o êxito do ano passado. A alta procura por acomodações e locações de residências indica um crescimento no número de visitantes, motivados pela excelência e magnitude do evento, que terá a presença de aproximadamente 10 artistas de fama nacional.
O São João de Caldas do Jorro, que quase não tinha expressão, começou a se destacar em 2021, quando o jovem prefeito Ricardo Maia Filho assumiu o cargo em Tucano pela primeira vez e foi reeleito no ano passado com uma votação expressiva. Além da popularidade adquirida pelas festividades juninas, outro grande atrativo do distrito são as águas medicinais, que atraem visitantes de várias partes do Brasil em busca de tratamento para diversos problemas de saúde.
É nesse ambiente festivo e sem a intenção de se tornar a maior festa do interior da Bahia, que o São João em Caldas do Jorro apresenta características próprias que o diferenciam de outras celebrações semelhantes e que, ano após ano, cresce a participação popular de forma significativa. Além de marcar o início do calendário junino na região, o evento tem um impacto social positivo, pois gera empregos e receita, estimulando a economia local.