Cidade

Largo de Pirajá recebe o Fogo Simbólico para o 2 de Julho

A Igreja Católica também celebra a data

A chegada do Fogo Simbólico está marcada para as 16h desta terça-feira (1º de julho), no Largo de Pirajá, em Salvador, onde autoridades vão realizar o hasteamento das bandeiras, acender a pira e depositar flores no túmulo do General Labatut.

O Hino Nacional será executado pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia.  Um show do Cortejo Afro encerrará a noite em Pirajá.

A cerimônia integra a programação oficial das comemorações da Independência do Brasil na Bahia, celebrando o marco histórico de 2 de Julho de 1823, quando as forças brasileiras consolidaram a separação definitiva de Portugal no território baiano.

Fique sabendo
Quem foi o General Labatut


Pierre Labatut, dito Pedro Labatut, nasceu em Cannes, na França, em 1776 e morreu aos 73 anos, em Salvador, em1849).

Foi um veterano exilado das Guerras Napoleônicas, organizador do chamado "Exército Pacificador", que, obedecendo ao governo independente brasileiro do Rio de Janeiro, encabeçaria os confrontos da Guerra da Independência do Brasil na Bahia. 

O General Pedro Labatut reforçou as tropas brasileiras que sitiavam a capital baiana ainda controlada pelos portugueses, com a Brigada do Major (depois coronel) José de Barros Falcão de Lacerda, composta por 1.300 soldados de Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro.

Repeliu três ataques portugueses, ocasionando 80 mortes e deixando outros 80 feridos.

A Batalha de Pirajá, como ficou conhecida, foi o principal confronto da Independência da Bahia.


O sagrado...

O tradicional Te Deum, que historicamente marca o início dos festejos pela Independência do Brasil na Bahia, será celebrado na manhã desta terça-feira na Catedral Basílica de Salvador, no Terreiro de Jesus, no Pelourinho.

A cerimônia será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, ao som do Coral da Irmandade do Senhor do Bonfim, regido pelo maestro Francisco Rufino, e contará com a presença de autoridades civis e militares.

Te Deum, que em latim significa “A Ti, Deus”, é um louvor da Igreja Católica entoado aos domingos e dias solenes.

O hino foi composto por Santo Ambrósio e Santo Agostinho, no ano de 387, em Milão, por ocasião do batismo de Santo Agostinho.

No vídeo
Te Deum | Hino gregoriano clássico


...e o profano

O Cortejo Afro se apresenta às 17h, em um palco situado no Largo de Pirajá – logo após a cerimônia cívica de chegada do fogo simbólico.

Nessa quarta-feira (2), dia da celebração da Independência do Brasil na Bahia, após o cortejo cívico e toda a cerimônia que ocorre no Campo Grande, com a chegada dos carros alegóricos dos Caboclos e acendimento da pira do Fogo Simbólico, haverá o Encontro de Filarmônicas, a partir das 17h30, com o maestro Fred Dantas. A apresentação vai se estender até as 21h30.

Na quinta-feira (3), o Largo do Campo Grande se transformará em um grande salão durante a realização do Baile da Independência, gratuito e aberto ao público.

A programação da noite será iniciada com uma apresentação do Coral da Cidade, às 18h. Em seguida, a orquestra do maestro Fred Dantas e convidados dão início ao Baile da Independência no palco montado junto ao monumento aos heróis do 2 de Julho e próximo aos carros do Caboclo e da Cabocla.

O baile terá um repertório diversificado, iniciando com o Hino ao Dois de Julho e passeando por ritmos como o Axé Music, a música afro-baiana, o swing americano e o choro brasileiro.

O homenageado da noite será o sambista Walmir Lima, ícone da música baiana. O evento contará, ainda, com a participação dos cantores Letícia Coutinho e Mário Bezerra.

Na sexta-feira (4), Gerônimo Santana subirá ao palco no Campo Grande, às 19h, para animar a noite com canções que passeiam entre o axé, o ijexá e ritmos caribenhos.

A programação cultural terá, ainda, a Festa de Labatut, no final de linha de Pirajá, de 11 a 13 de julho; o 3º Festival de Fanfarras e Balizas, na Avenida Sete de Setembro, no sábado (12), às 8h; e uma missa na Igreja de São Bartolomeu, em Pirajá.