Pedro Oliveira

A administração municipal de Tucano envia ao legislativo local um projeto de lei que institui o pagamento de abono mensal destinado aos profissionais da educação do município, utilizando fundos que representam 70% do Fundeb. A ação contempla todos os profissionais que estão em efetivo exercício na rede pública de ensino básico.

A valorização dos profissionais, juntamente com investimentos em infraestrutura, capacitação e planejamento, continua sendo um dos pilares da política educacional do município. O abono será concedido entre agosto e dezembro de 2025, no valor fixo de R$ 1.000,00 por contrato e/ou carga horária, a professores e outros agentes da Secretaria Municipal de Educação, incluindo os contratados e os que ocupam cargos comissionados.

Valorização profissional

"Essa escolha reflete nosso apreço por aqueles que tornam a educação uma realidade diariamente, com comprometimento e zelo. Estamos alocando recursos de maneira equitativa para todos que trabalham com seriedade e paixão na rede municipal de ensino", declarou o prefeito Ricardo Maia Filho. Ele ressaltou ainda, que a proposta visa valorizar a função fundamental que esses profissionais exercem na educação de crianças e adolescentes de Tucano, além de fomentar a equidade e a justiça entre todos os membros da comunidade educacional.

Já o secretário municipal de Educação, Sóstens Bitencurt ressaltou que a iniciativa foi elaborada com seriedade, levando em conta cada membro da equipe educativa. “Nosso objetivo é valorizar e estimular aqueles que estão na base do processo de ensino, zelando pelo presente e futuro do nosso município. O projeto destaca o empenho da gestão em reconhecer a importância dos profissionais da educação, como docentes, diretores, coordenadores e equipe de suporte técnico, pedagógico ou operacional” pontua.

Colunas anteriores
Ver mais notícias desta seção: mais recentes · mais antigas