Pedro Oliveira

Governo do estado retoma obras da BA-233 no município de Ichu

As iniciativas ocorreram após a visita do governador Jerônimo Rodrigues

Os trabalhos de asfaltamento da BA-233, que liga Ichu a Riachão do Jacuípe e haviam sido interrompidos há muito tempo no povoado de Casa Nova, foram reiniciados na semana passada. Os serviços em andamento incluem levantamento topográfico e ampliação do trecho da estrada, que também contará com rede de drenagem. Já é possível observar na área máquinas e operários em atividade.

As iniciativas ocorreram após a visita do governador Jerônimo Rodrigues a Ichu, no dia 23 de agosto, para a entrega de equipamentos ao Hospital Municipal Sagrado Coração, a inauguração de obras na sede e a assinatura de novas ordens de serviço ao lado do prefeito José Gonzaga Carneiro, contemplando a comunidade. Vale lembrar que essa obra em andamento foi uma reivindicação do gestor local no final do mandato do ex-governador Rui Costa. Os serviços tiveram início no primeiro semestre do atual governo, em 2023.

Município possui três BAs        

Na ocasião, também foram inauguradas as novas pavimentações asfálticas das BAs-411 e 233, que fazem a ligação entre o centro do município e a BR-324, em Tanquinho, e a BA-409, nas imediações de Serrinha. Com 23 quilômetros de extensão, a via crucial liga as cidades de Ichu e Riachão do Jacuípe. Nesse novo estágio, a estrada está passando por modernização para melhor atender ao fluxo de veículos da região, beneficiando a economia pautada na agropecuária, que inclui uma importante bacia leiteira. 

A retomada do trecho inacabado de 6 km da BA-233, que interliga o povoado de Casa Nova à sede de Ichu, está sendo realizada pelas empresas Construterra e CBV Construtora. O projeto, que deveria ter sido concluído em outubro de 2023, estava suspenso. Com a conclusão das obras, a importante via rodoviária deve proporcionar mais conforto aos moradores da região, que aguardam esse benefício há bastante tempo.

O trecho da estrada em obras, deverá receber o tratamento CBUQ (concreto betuminoso usinado à quente), beneficia duas comunidades: Casa Nova, em Ichu, e Vila Guimarães, em Riachão do Jacuípe. A seção em andamento conta com dois pontilhões e seis bueiros. Segundo um funcionário de uma das empresas responsáveis pela obra, novos bueiros serão instalados na via para lidar com as irregularidades do terreno e prevenir o acúmulo de água em vários pontos durante as chuvas.