Carnaval / Cidade

Samba abre carnaval de Salvador

O espetáculo propõe um percurso musical pelas diferentes fases do samba, organizado em blocos temático

Leia Mais Rápido
O Carnaval de Salvador 2026 começa nesta quinta-feira (12), no Campo Grande, com espetáculo dirigido por Larissa Luz e dedicado ao samba. A programação prevê 1,2 milhão de turistas, R$ 2,6 bilhões em impacto econômico e mais de 700 atrações nos circuitos oficiais.

A abertura oficial do Carnaval de Salvador 2026 será realizada nesta quinta-feira (12 de fevereiro), às 18h, no Campo Grande, com o espetáculo “A Rota do Samba”, sob direção da artista Larissa Luz e produção da Join Entretenimento. Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, a festa inicia uma programação que prevê mais de 1 milhão de turistas e impacto bilionário na economia local.

A apresentação reunirá nomes como Nelson Rufino, Batifun, com participação de Fernando Rufino, Mariene de Castro, Márcio Victor, Malê, Ganhadeiras de Itapuã, Roberto Mendes, Edil Pacheco, Taian Riachão, Gal do Beco, Juliana Ribeiro e Ju Moraes. O encerramento será marcado por um arrastão comandado por Xanddy Harmonia.

O espetáculo propõe um percurso musical pelas diferentes fases do samba, organizado em blocos temáticos. A narrativa abordará o protagonismo feminino na consolidação do gênero, a contribuição de compositores e os desdobramentos que originaram o samba-reggae e o pagodão. A linha do tempo parte do Recôncavo baiano e inclui encontros inéditos e homenagens.

Larissa Luz destacou a importância do gênero em sua trajetória. “Falar sobre samba tem um significado muito profundo para mim. É um gênero que atravessa a minha formação artística e pessoal. Já puxei samba-enredo, já vivi Elza Soares no teatro, sempre me relacionei intensamente com o samba-reggae, desde o Araketu, e já gravei com as Ganhadeiras de Itapuã”, afirmou.

A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, ressaltou que a abertura marca o início de uma programação ampla. Segundo ela, a celebração homenageia a ancestralidade e a identidade cultural da cidade, além de movimentar a economia. A expectativa da gestão municipal é receber mais de 1 milhão de visitantes durante o período, fortalecendo Salvador como destino cultural e turístico.

A previsão é que cerca de 1,2 milhão de turistas passem pela capital baiana durante os festejos oficiais. A estimativa de movimentação econômica é de R$ 2,6 bilhões, com geração superior a 250 mil empregos.

Ao todo, o Carnaval contará com mais de 700 atrações nos circuitos oficiais e outras 520 apresentações em palcos temáticos e bairros, ampliando a programação para além dos trajetos tradicionais.

Após a cerimônia de abertura no Campo Grande, a agenda do Circuito Osmar, no Centro, terá desfiles de Gilmelândia, La Fúria, Luiz Caldas, Alexandre Peixe, Daniela Mercury, Jau, Uel Cantor, Alobêned, Escandurras, Sambaiana, Chicana e o Trio Comcar.

Também estão previstas apresentações das bandas A Mulherada e Bankoma, além de blocos e projetos como Alerta Geral, com Fred Gramacho, Swing de Fora, Anderson Bombom, Davi e Arlindinho, Pagode Total, com É o Tchan, Amor e Paixão, com Nelson Rufino, Batifun e Eduardinho Fora da Mídia, Proibido Proibir, com Samba Trator, Eduardo Duller e Fuzukda, e Samba & Folia, com TDN, Samba&Suor e Samba Top.

Luiz Caldas

O cantor e compositor baiano Luiz Caldas puxará sua tradicional pipoca no Circuito Campo Grande, nesta quinta-feira, a partir das 18h.

Na segunda-feira (16), Luiz voltará à avenida no Circuito Barra-Ondina, às 19h45, realçando sua presença nos dois principais circuitos da festa.

O repertório reúne sucessos que atravessam mais de 50 anos de carreira, além de canções recentes como “Piscadinha”, composta por Roberta Miranda.

A partir de uma sonoridade feita para a rua e para o trio elétrico, a faixa foi escrita há cerca de dez anos e permaneceu inédita até o encontro entre os dois artistas, que mantêm uma relação de respeito e proximidade construída ao longo do tempo. Segundo Roberta, a composição foi pensada desde o início para a voz de Luiz Caldas e para o Carnaval.

No novo lançamento, Luiz Caldas reúne diferentes ritmos em uma estrutura dançante, pensada para a festa popular. A canção se diferencia das apostas mais tocadas do verão ao adotar uma abordagem mais leve na letra, com foco em expressões sutis, que conversam com todos os públicos.