A modernização do Estádio Municipal Renatão dá início a um novo capítulo no futebol amador de Ichu, que fica a 180 quilômetros de Salvador, na região sisaleira. Com a instalação de grama sintética e iluminação em LED, o estádio permitirá a realização de partidas tanto durante o dia quanto à noite. O prefeito José Gonzaga Carneiro afirmou que as melhorias que estão sendo feitas pela SUDESB, só vêm se tornando possível por causa da parceria entre a prefeitura e o governo da Bahia.
Além de aprimorar a praça esportiva, as novas estruturas proporcionam imensa satisfação para os atletas e para a comunidade de Ichu, que agora dispõe de um estádio apto a participar de competições amadoras promovidas pela Federação Baiana de Futebol (FBF), como o Campeonato Intermunicipal de futebol. De acordo com o comerciante e desportista Tilica, a revitalização do estádio representa mais um avanço significativo para o crescimento do futebol do município.
As dimensões oficiais de um campo de futebol, segundo a FIFA variam de acordo com as competições nacionais e internacionais. No Brasil, a maioria dos estádios tem 105 metros de comprimento e 68 metros de largura. O estádio de Ichu se ajusta adequadamente às especificações oficiais, 100 por 60 metros.
Do cascalho ao tapete sintético
Gonzaga ressaltou que, para a colocação da grama sintética, o terreno foi submetido a nivelamento, sistema de drenagem e emborrachamento com amortecedor, como forma de garantir a estabilidade e a longevidade do piso, evitando a formação de poças de água no campo. O estádio também ganha um moderno sistema de iluminação, composto por quatro torres, cada uma com seis refletores de LED, possibilitando a realização de jogos à noite. Além disso, o local conta com alambrado e arquibancada recuperados, vestiários para árbitros e equipes, bancos para reservas, banheiro público e praça de alimentação.
Um fato curioso é que, nos anos 80, Djayme Nabor Sampaio, que atuou como arbitro da FBF e da CBF, concluiu sua trajetória como juiz em uma partida da Intercopa, torneiro regional que aconteceu no Estádio Renatão. Esse mesmo campo foi o cenário de abertura de edições da Copa Rural, idealizada pelo repórter Pedro Oliveira, que trouxe em duas ocasiões, a Seleção Baiana de Master, formada por jogadores que haviam participados da rivalidade BAVI, como Sivaldo, Dendê, Baiaco, Alberto Leguelé, Jorge Campos, Edmilson, Beijoca, Emo e outros, além da equipe do Jacuipense.