Pedro Oliveira

Abertura do Natal Luz Coité encanta público

O tema escolhido para este ano é: "Clássicos - o Extraordinário Mundo dos Sonhos"

As apresentações da Orquestra Santo Antônio, do Coral da Região Sisaleira, a projeção mapeada na fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o show piromúsical, a performance musical com Fred Nunes na Praça da Matriz e o desfile da Trumpe de Natal na avenida principal de Conceição do Coité, marcaram a abertura do Natal Luz de Coité na noite desta sexta-feira (14).

O tema escolhido para este ano é: “Clássicos - o Extraordinário Mundo dos Sonhos”. Com uma programação repleta de encantos e magia, as festividades acontecerão nos finais de semana até 4 de janeiro de 2026.

Entre as novidades deste ano, destacam-se os espetáculos teatrais gratuitos promovidos pelo grupo Cavaleiros Troianos. As peças a serem apresentadas incluem Believe: O Milagre do Natal, O Menino de Belém e Era Uma Vez em Algum Lugar. As apresentações estão programadas para o Centro Educacional Ana Rios de Araújo, aos sábados e domingos, começando às 18h30. Cada pessoa pode solicitar um ingresso por CPF, disponível no site oficial do evento. Além disso, a parada de Natal será realizada na avenida comercial da cidade, sem a necessidade de ingressos.

Mais de 300 mil visitantes

Nos próximos 54 dias, a cidade, conhecida como a rainha do sisal, se transforma em um verdadeiro cenário de conto de fadas, consolidando-se como uma das festividades natalinas mais importantes do estado.

Os organizadores esperam que nesse período, o Natal Luz Coité receba mais de 300 mil visitantes. O tamanho dessa celebração não só impulsiona o turismo, mas também proporciona vantagens ao comércio, aos serviços e a toda a rede produtiva relacionada. O aumento no fluxo de pessoas beneficia locais como hotéis, restaurantes, empresas de transporte, lojas e empreendedores da área, que se preparam para enfrentar uma das maiores demandas já registradas na cidade.

O turismo educativo também ganha espaço, com caravanas e grupos de alunos de escolas públicas de outras cidades participando da programação. Mais do que um atrativo cultural, o evento se apresenta como um importante vetor de desenvolvimento econômico. Cidades vizinhas, como Serrinha, Riachão do Jacuípe e Retirolândia, também são beneficiadas pela alta procura de hospedagem e pelo movimento de turistas que passam a integrar a rota regional do Natal Luz, ampliando o alcance econômico da iniciativa. A programação aberta prefeito anfitrião, Marcelo Araújo, contou com as presenças de ACM Neto, Bruno Reis (prefeito de Salvador), José Ronaldo (Prefeito de Feira de Santana), Elmar Nascimento (Deputado Federal), Luciano Araújo (deputado estadual) João Roma (ex-deputado federal), entre outros.