Cidade

Chuvas de abril em Salvador são
as maiores dos últimos 30 anos

A Codesal está atuando em "nível de alerta"

Foto: Alberto Oliveira | LEIAMAISba

Continua chovendo forte, em Salvador

O volume de chuvas acumulado em Salvador na primeira quinzena de abril é o maior registrado nos últimos 30 anos, segundo dados divulgados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Nos 15 dias iniciais do mês foram 529,8 milímetros decorrentes dos temporais, superando os anos de 2010 (356,3 mm) e 1994 (276,7 mm), que ocupam as segunda e terceira posições na série histórica, respectivamente.

Além disso, neste mês já choveu na cidade quase o dobro do previsto pela média climatológica: a quantidade esperada para abril era de 284,9 mm. 

Como saber se é muita chuva?

A classificação para a intensidade de chuva diária muda, de um lugar para outro, mas no Brasil é comum serem adotadas as seguintes medidas:

-- Chuva fraca: abaixo de 5 mm/h
-- Chuva moderada: entre 5 e 25 mm/h
-- Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
-- Chuva muito forte: acima de 50 mm/h

Ao longo desta semana, um sistema de baixa pressão (cavado), associado ao avanço de uma frente fria sobre o oceano Atlântico, deixou o céu nublado, com chuvas em intensidade moderada e, por vezes, forte em diferentes horários. A situação deve permanecer pelo menos até essa quinta-feira (18).

Até o momento, as cinco localidades onde mais choveu foram, nesta ordem: Pituba-Parque da Cidade, Ondina, Liberdade-Vila Sabiá, Calçada e Campinas de Brotas. Devido ao risco de deslizamentos de terra e previsão de continuidade de significativos volumes pluviométricos, nessa terça-feira(16), a Codesal passou a atuar na cidade em “nível de alerta”, intensificando as ações preventivas nas ruas.

O órgão acionou sirenes nas comunidades de Olaria (Sete de Abril), Creche (Castelo Branco), Bosque Real (Sete de Abril) e Moscou (Castelo Branco) após registros de chuvas acima de 150 mm em 72 horas. O sistema é um alerta para que os moradores dessas localidades que vivem próximo a encostas procurem unidades de acolhimento disponibilizados pela Prefeitura em escolas municipais, até a cessação do risco.

A Codesal coordena a Operação Chuva na capital baiana em conjunto com outros órgãos municipais e atua em esquema de plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. Criada como medida de combate aos desastres naturais, sobretudo no período entre abril e junho, a iniciativa contou com uma série de investimentos em infraestrutura, tecnologia, limpeza e manutenção urbana em 2024.

As ações envolveram ampliação do parque tecnológico da rede de monitoramento com aquisição de 20 estações pluviométricas e cinco estações meteorológicas; enlonamento de encostas, poda e plantio de árvores, dragagem de canais, desobstrução e limpezas de sistemas de drenagem. Também estão em construção no município 41 contenções de encostas. Outras 57 estruturas do tipo serão iniciadas.