Wanda Chase

Ilê homenageia cantoras negras da Bahia ao escolher Deusa do Ébano

Mande informações para opraiwandachase@gmail.com


No Ilê: Beleza Negra - Foto: Alex Carvalho/Wikimedia
 

As cantoras negras da nossa Bahia, que fizeram história na música baiana, vão ser homenageadas na 41ª Noite da Beleza Negra, dia 8 de fevereiro de 2020, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, reduto do Ilê .

A ideia é do roteirista Elisio Lopes Junior mais uma vez vai dirigir a festa mais importante da negritude  brasileira. 

Na minha opinião Elisio deu glamour à Noite da Beleza Negra, colocou dendê, conteúdo, mexendo  com a nossa memória afetiva.

Quem não lembra da voz marcante de Marinês da Banda Reflexus, de Alobenede e Márcia Short na Banda Mel, de Tania Santana do Olodum? E de Graça Onacilê,  do Ilê .. 

Olha aí, se você  lembra de alguma cantora negra que passou nos palcos dessa vida ou nos trios elétricos é só mandar pra gente!  

O momento mais importante da festa é a escolha da Deusa do Ébano.

As inscrições  para o concurso estão abertas até o dia 31 de dezembro  deste ano. E se você  é negra, tem entre 18 e 30 anos e sabe dançar ijexá, já é meio caminho andado. 

Vá lá no site do ileaiyeoficial.com.

A disputa pelo título ê emocionante. Há mulheres que tentaram duas e até três vezes para conquistar o título. 

Um detalhe: mulher casada, com filhos, pode concorrer. 

“Ei, Deusa do Ébano!“

Me Siga

Há banda nova em Salvador  e o nome é sugestivo: Me Siga!   

O nome do cantor é Cristiano, que vem de Camaçari. Foi descoberto pelo produtor cultural Cícero Menezes, que está há 40 anos no mercado de entretenimento.  

Cícero foi músico do Grupo Novos Bárbaros, participou da criação da Timbalada, criou o Grupo As Meninas, Chinelada, Kissukila ... enfim, tem história.  

Já ouvi duas músicas da “Me Siga” e gostei. 

Uma das canções é “Jardim do Amor”, de autoria do compositor Augusto Conceição.

 

Lavagem de Santo Amaro da Purificação 

Pense em uma pessoa divertida, que entre uma frase e outra dá uma gargalhada de chamar a atenção. Assim é dona Maria Eunice Martins Luz, 70 anos, nascida em Santo Amaro da Purificação. 

Por esse pomposo nome quase ninguém a conhece, mas quando se fala em dona Nicinha... dá vontade de a gente sair dançando.  

Morro de inveja dela, em matéria de dança sou zero à esquerda (risos). 

Já Dona Nicinha é uma das maiores sambadeiras (quem dança samba de roda é sambadeira e não sambista como muita gente fala) que eu já vi.

Olha, quando ela ouve a viola já começa a se mexer, prepare-se que o show vai começar.

Quando ela  segura a saia com as pontas dos dedos ninguém tira os olhos dela. É elegância pura.

Já vi essa cena dezenas de vezes em Santo Amaro da Purificação, em Salvador. Só em Paris cinco vezes na Lavagem de Madeleine, roubando a cena das “novinhas“. 

Ela é demais.  

Conversamos ao telefone :
-- Dona Nicinha, a senhora vai ser homenageada na Lavagem de Santo Amaro. Que maravilha! 

-- “Graças a Deus que estão fazendo essa homenagem em vida. Quando eu fui comunicada, disse logo: esse povo geralmente só homenageia depois da morte da pessoa. Que porra é essa? Comecei a sambar com quatro anos de idade. Aos 20 fui morar com o Vavá do Maculelê. Ôxe! Misturou o samba de roda com maculelê, só deu nós!  [e dá uma gargalhada]. Ele não está mais aqui, fomos muito felizes, tivemos dois filhos”. 

Ela me conta que Seu Vavá só fez duas viagens para o exterior, ele conheceu e dançou pelo mundo. Entre gargalhadas, diz: ”No Brasil, só se fizerem uma cidade nova, porque já fui em todas. Hoje todo mundo “se acha”. Sou tratada com uma rainha”. 

É, Dona Nicinha, a senhora é a rainha do samba de roda. A homenagem é mais do que merecida.  

Agende aí, a Lavagem de Santo Amaro da Purificação é bonita demais.  Não deixe de ir e aplaudir dona Nicinha quando ela passar. A lavagem é dia 26 de janeiro.

Série no Candeal

O bairro do Candeal, território de Carlinhos Brown, Seu Vavá, Leo Bit Bit, Bongha e tantos outros artistas vai ser cenário de uma história sobre uma família negra brasileira. 

O produto é um consórcio entre a Giros Filmes, produtora do baiano Maurício Magalhães e Belisario França, e a Wild House, dos Estados Unidos, e o Cacique Carlinhos Brown e será vendido nos Estados Unidos. 

Há muito dendê nessa história.

 

A Semana

Terça-feira, dia 3, a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil,  realiza o seminário “Direito Penal, Direito Autoral na História do Samba”. O evento acontece na Faculdade de Direito da UFBA, na Rua da Paz.

Os conferencistas são: Rodrigo Moraes, Marcelo Timbó e Sebastian Melo.

O sambista Riachão vai ser homenageado.  

Quinta-feira, dia 5, acontece o lançamento do Salvador Black Film Festival no Espaço Cultural da Barroquinha, às 17h.
O festival vai ser realizado em  Salvador no mês de novembro do próximo ano. 

E no mesmo dia, um pouquinho mais tarde, às 20h, tem o lançamento mundial do filme “A Revolta dos Malês”. Detalhe, é tudo de graça. 

Domingo, dia 10, a partir das 13h, tem Caminhada do Samba. Nove trios e blocos vão puxar a multidão pelo Centro da Cidade, saindo da Praça do Campo Grande, sentido Avenida Carlos Gomes, até a Praça Castro Alves.   

Bom fim de semana pra todos, divirtam-se!

Na próxima sexta-feira eu estarei aqui de novo.