Praias, museus, igrejas, ruas e ladeiras históricas. Salvador é uma cidade de muitas faces, costumes, sons, cores e sabores capazes de encantar turistas baianos e de vários lugares do planeta. Na parte cultural, ensaios dos grandes artistas da terra, eventos musicais ao ar livre, a riqueza do Centro Histórico a equipamentos como museus são opções para conhecer o que de melhor a cidade tem a oferecer.
"Nos últimos anos, Salvador tem apresentado um leque bastante rico de atrações naturais e culturais para quem visita a cidade. Esta é uma característica observada principalmente durante diálogos com operadores de turismo, responsáveis pela promoção de Salvador como produto turístico para o mundo. São novidades reveladas a cada novo ano, festas com grande concentração popular, um Réveillon forte e um Carnaval consolidados", afirma Paulo Gaudenzi, presidente do Salvador Destination.
PRAIAS
São cerca de 50 quilômetros de praia, com orlas repletas de belezas naturais, opções de lazer e gastronomia para todos os gostos, que concentra grande quantidade de baianos e turistas durante a estação mais quente do ano.
Essa atração exercida pela cidade reflete diretamente na ocupação hoteleira, que deve crescer 11% em relação ao evento anterior nesse período de final de ano, quando a ocupação média foi de 82%, alcançando o pico de 98% na noite da virada. Hoje (20), cerca de 90% dos leitos da orla já estão reservados para o Festival Virada Salvador, o maior Réveillon do Brasil, que acontece entre 28 de dezembro e o primeiro dia de janeiro, na orla da Boca do Rio.
Ao longo dos cinco dias de festa do Festival Virada Salvador, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima um gasto individual em torno de R$ 980 aplicados pelos visitantes nas áreas de alimentação (35%), deslocamento interno (29%), compras (18%), hospedagem (14%), guias e excursões (2%) e espetáculos em geral (2%). Cerca de R$500 milhões serão movimentados na economia da cidade durante os 5 dias de festa, estima a Secult.
CULTURA
No campo cultural, a cidade apresenta o sucesso da Casa do Carnaval, que conta a história da folia baiana, através de maquetes, roupas e instrumentos disponibilizados por artistas que já participaram da festa. Além disso, o acervo dispõe de fotos e documentos históricos e dois cinemas interativos, em que os visitantes podem aprender ritmos do Carnaval caracterizados e com a ajuda de monitores. O equipamento está localizado no Pelourinho.
Casa do Carnaval conta a história da folia baiana - Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS
Há ainda museus como a Casa do Rio Vermelho - Jorge Amado e Zélia Gattai, no Rio Vermelho, imóvel onde o casal de escritores morou, e os espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé de Artes, ambos funcionando em fortes históricos da Barra, trazendo as obras significativas dos artistas que lhes dão nomes. Administrados pela Prefeitura, há ainda a Casa do Benin, o Espaço Cultural da Barroquinha e o Teatro Gregório de Mattos, todos na região do Centro Histórico e que merecem ser visitados.
"Esse ano, nossa alta estação será ainda mais longa, isso porque o Carnaval acaba em março. Nesse período, teremos o Festival Virada Salvador, maior festa de fim de ano do Brasil, já estamos a pleno vapor com o calendário de festas populares, que culmina com as Lavagens de Itapuã, 2 de fevereiro e Lavagem do Bonfim, e faremos um pré-Carnaval ainda mais animado. Quer dizer, serão meses intensos de ações para os próprios soteropolitanos, assim como para os turistas, optarem por ter uma estadia longa em nossa cidade", garante o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.
ENSAIOS
Cidade de extremos, Salvador equilibra como poucas o sagrado e profano, combinando ao longo do ano um leque de festas populares, envolvendo ensaios carnavalescos, Réveillon, Carnaval e as festas de santo, como Boa Viagem, Bom Jesus dos Navegantes, Reis, Lapinha, Bonfim, Ribeira, São Lázaro, Iemanjá e Itapuã. Além disso, há lugar também para o culto ao profano, com as festas pré-carnavalescas do Furdunço e Fuzuê.
Principal ponto turístico da cidade, o Centro Histórico reúne o pacote de atrações do Pelourinho Dia & Noite, coordenadas pelo Escritório de Gestão do Centro Histórico, vinculado à Secult, a exemplo dos ensaios, concertos, Circuito Jorge Amado, Chulas, Viradão do Samba, Cinema na Praça e República dos Tambores, movimentando cerca de 350 artistas e fazendo pulsar o Centro Antigo de Salvador.
Entrando em sua quarta edição, o projeto Viver Barra movimenta os finais de semana dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, enchendo as ruas do bairro com música, contemplando artistas de estilos alternativos, como salsa, jazz, MPB, entre outros, interagindo com passantes, banhistas e turistas que têm o bairro como seu polo de entretenimento.
No campo dos ensaios pré-carnavalescos comandados pelos principais grupos musicais baianos, o período que antecede a festa de Momo reúne atrações como a Melhor Segunda-Feira do Mundo, comandada pelo Harmonia do Samba e que acontecem nos dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro e 11 de fevereiro 2019, no Wet’n Wild; e o Jingle Bell, que ocorre em 23 de dezembro, na Pupileira, sob o comando de Bell Marques.
Durante todas as sextas de janeiro e a primeira sexta de fevereiro de 2019, o "gigante" Léo Santana realiza o Baile da Santinha, no Wet'n Wild. Há ainda ensaios da banda Mudei de Nome - ex-Alavontê -, ÀTTØØXXÁ, Pedro Pondé e O Quadro, a cantora Katê, além dos show do Malê, no Pelourinho, Carlinhos Brown, Timbalada, Lincoln & Duas Medidas, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Saulo e Durval Lélys.
RÉVEILLON
Principal atração do início do verão, o Festival Virada Salvador 2019 reúne, entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, 70 horas de música, com 28 shows e 300 artistas se apresentando na Arena Daniela Mercury, erguida pela Prefeitura na orla da Boca do Rio.
O Festival Virada Salvador é o maior do Brasil - Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS
Estão confirmadas no evento atrações como Claudia Leitte, Bell Marques, Xand Avião, Harmonia do Samba, Devinho Novaes, Luan, Léo Santana, La Fúria, Anitta, Jorge & Mateus, Matheus e Kauan, Ferrugem, Lincoln & Duas Medidas, Alok, Wesley Safadão, Ivete Sangalo, Psirico, Mc Kevinho e Daniela Mercury. Zezé Di Camargo & Luciano, Mano Walter, Durval Lelys, Igor Kannário, Mariene de Castro, Danniel Vieira e Netinho.