A Fundação Gregório de Mattos, da Prefeitura de Salvador, leva os jogos educativos Kaê Erê (Ler Criança) para a Flica 2018, dia 11/10, às 15h.
A FGM apresentará o projeto na Festa Literária Internacional de Cachoeira a convite da Fundação Hansen Bahia-Cachoeira, através de uma performance explicativa, onde utilizará histórias de matriz africana para contextualizar e facilitar o entendimento e assimilação dos objetivos do jogo.
Para isso, João Lima e seu Circo de Um Homem Só, vai fazer com que o SHISIMA (jogo educativo usado no Quênia) saia do tabuleiro e ganhe vida, ensinando o passo a passo de maneira interativa.
Na ocasião serão doados para a Hansen um kit Kaê Erê com os dois jogos (1 Shisima e 1 Yoté) e duas coleções do Selo João Ubaldo Ano I.
Para Jane Palma, gerente de Biblioteca e Promoção do Livro e Leitura da FGM “ser convidada para apresentar o Kaê Erê na Flica, significa não só uma afirmação, como o reconhecimento da importância da literatura de Matriz Africana, principalmente para crianças e jovens.
Do ponto de vista educacional, trata-se de dar acessibilidade à essa linguagem e cultura.
Com a visão institucional, é o reconhecimento do trabalho realizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da FGM, em desenvolver ações que incentivem o hábito e a prática da leitura nos quatro cantos da cidade, com direito a abrir portas e ir além, como é o caso da participação numa Festa Internacional, na cidade de Cachoeira, região com apelo fortíssimo à tradição e cultura de matriz africana.
Resumindo: mais do que uma honra, uma sensação de dever cumprido e caminhando, indo ali para ser conhecido.”.
Kaê Erê - A Gerência de Biblioteca e Promoção do Livro e Leitura da FGM desenvolveu os jogos educativos devido a sua importância para o desenvolvimento e fortalecimento cognitivo infantil, além de trabalhar a memória, a atenção e incentivar a socialização, de maneira prazerosa e divertida, dentro do programa Caminhos da Leitura.
O kit consiste em dois tabuleiros com dois jogos africanos com os devidos manuais de instrução: Yoté – jogo de estratégias, que pode ser praticado por dois ou mais jogadores e é encontrado em vários países da África Central.
Constitui-se em um material didático que busca resgatar a história dos afro-brasileiros e se destina a todas as crianças. O Shisima - jogo matemático muito usado pelas crianças do Quênia. Shisima significa "extensão da d'água". A lógica é igual ao jogo da velha.
Caminhos da Leitura - Programa de arte-educação da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, por meio da Gerência de Biblioteca e Promoção do Livro e Leitura, que visa incentivar o hábito e o prazer da leitura, com circulação de livros, exposições, contação de histórias, encontros com escritores, oficinas de produção de bonecos e apresentação de Contos Cantados em escolas, bibliotecas e praças da cidade.
Dentro do programa Caminhos da Leitura, durante todo o ano de 2017, 2017, foram executadas 24 ações de promoção da leitura desenvolvidas em 28 dias, no período de 16.10 a 28.11.
Em 2018, a fim de dar continuidade às práticas de incentivo ao hábito da leitura, foi iniciado o projeto Sacola Literária, onde, através de uma sacola que carrega livros para escolas, praças e bibliotecas da cidade, contando a história de Salvador, com assuntos a serem trabalhados dentro de um calendário temático e priorizando autores baianos, através de performances educativas e interativas em parceria com o Projeto Dom Quixote - Ufba, Sesc, SUP e Cidade Mãe.