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4 milhões de pessoas precisam apresentar prova de vida ao INSS

Veja como regularizar a Prova de Vida

Leia Mais Rápido
O INSS notificou quatro milhões de beneficiários para realizarem a Prova de Vida, que não pôde ser feita automaticamente. O prazo é de 30 dias após o aviso, sob risco de bloqueio do benefício. O procedimento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, site ou app do banco, ou presencialmente.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou quatro milhões de beneficiários que precisam realizar a Prova de Vida. O aviso foi enviado pelo aplicativo Meu INSS e pelo extrato do banco responsável pelo pagamento do benefício.

A mensagem foi entregue somente para os beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita de forma automática pelo sistema. Eles têm 30 dias a partir da data do aviso para realizar o procedimento e evitar o bloqueio do pagamento.

Como regularizar a Prova de Vida?

-- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login e siga as instruções para o reconhecimento facial, se for pedido

-- Em alguns bancos, é possível realizar a Prova de Vida online, diretamente pelo aplicativo ou site do banco

-- Se preferir, o beneficiário também pode comparecer presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com foto

Todos os benefícios ativos de longa duração do INSS precisam da Prova de Vida anual, como aposentadorias, pensões e o auxílio por incapacidade temporária com duração superior a um ano. Atualmente, a comprovação de vida dos beneficiários é feita de forma automática, por meio do cruzamento de dados oficiais do Governo Federal.

Com o novo sistema, mais de 30 milhões de pessoas já estão com a Prova de Vida válida. Isso representa 80% dos beneficiários, que não precisa se preocupar com o procedimento neste momento.

Quem precisa fazer agora?

Mesmo com o novo sistema automático, em alguns casos o INSS não consegue confirmar a Prova de Vida sozinho. Quando isso acontece, o próprio beneficiário deve realizar o procedimento, que pode ser feito pelo Meu INSS, pelo aplicativo ou site do banco, ou indo à agência bancária pessoalmente, se preferir.

A Prova de Vida é a confirmação de que o beneficiário está vivo e tem direito de continuar recebendo o benefício previdenciário. O procedimento é fundamental para prevenir fraudes e garantir que os pagamentos sejam feitos de forma correta, protegendo o sistema e o dinheiro de quem contribuiu a vida inteira para o país.

Atenção para não cair em golpes

O INSS alerta que não realiza contatos diretos para solicitar a Prova de Vida. Nenhum servidor do Instituto entra em contato por telefone, aplicativo de mensagens, SMS ou e-mail para pedir que o procedimento seja feito ou para ameaçar bloqueio do benefício.

Além disso, o INSS não envia servidores para a casa dos beneficiários para recolher documentos ou realizar a Prova de Vida.

Desconfie de qualquer mensagem, ligação ou visita fora dos canais oficiais. Jamais compartilhe dados pessoais, senhas e documentos por telefone, mensagem ou com pessoas desconhecidas. Essas situações são tentativas de golpe.

Em caso de dúvida, confirme sempre nos canais oficiais do INSS:
-- Site: gov.br/inss
-- Aplicativo Meu INSS
-- Central 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h)