Cidade

Forró raiz abre primeira noite dos festejos juninos no Pelourinho

O tema é o tema "São João da Bahia: O Maior do Mundo é o Nosso"

Foto: Jefferson Machado
Foi pra dançar até perder o solado do chinelo

O forró raiz do cantor Virgílio fez uma multidão arrastar o pé no Largo do Pelourinho, nessa sexta-feira (21 de junho). A festa, que este ano traz o tema 'São João da Bahia: O Maior do Mundo é o Nosso', está oficialmente aberta.

Virgílio, natural de Cachoeira, completa 38 anos de carreira e estava animado para a estreia dos festejos juninos da capital. “Que o povo dance tanto que deixe o solado do chinelo no chão”, brincou o forrozeiro. 

Alzira de Santana, 72 anos, chegou cedo para garantir um lugar bem pertinho do artista que, além de ídolo, é seu vizinho. “Eu sou fã dele e São João de verdade tem que ter Virgílio”, enalteceu ela.

E o Pelourinho segue como um destino tranquilo e seguro para curtir com toda a família, como conta a diarista Carine Moreira, 33 anos, que veio acompanhada das filhas e dos pais para essa primeira noite de festa: “a gente não pegou o caminho da roça, mas estamos no melhor São João da capital. É uma festa para todas as idades e de graça para o povo. Isso é muito bom”.

Ao final do show, Virgílio cantou um trecho de um dos seus grandes sucessos e mandou um recado para quem ainda não tem programação junina: “quando você chegou, a saudade foi embora…(cantarolou). O São João chegou e a saudade acabou. Venham todos pra cá! Está uma maravilha aqui no Pelourinho”. O artista ainda parabenizou a todos que estão empenhados em levantar o São João da Bahia como o melhor do mundo.

Para a criançada

Bandeirolas, balões, pernas de pau e fogueiras cenográficas decoram a Praça das Artes, no Pelourinho, para receber os pequenos que forem curtir os festejos juninos. 

Liz Viana, de 10 anos, aprovou. “Eu gostei muito de tio Paulinho, que tem várias coisas pra fazer, também teve as pinturinhas. Tem várias coisas”.

Aberto nessa sexta-feira por Tio Paulinho, o arraiá do público infantil promete quatro dias de muita animação para os pequenos e seus familiares que forem ao Centro Histórico.  

Quem for ao local encontra pula-pula, touro mecânico, pescaria e pintura. Aliado a isso, animadores e segurança. 

A programação do São João infantil segue até segunda-feira (24). No dia 22, se apresentam Tio Paulinho, Trio Buruá e Musiclauns. No dia 23, as atrações são Espaço Musical, Forró Rodapé e Tio Paulinho. 

A programação especial encerra, no dia 24, com Renan Pinheiro, Rogério Lustosa e Tio Paulinho. As apresentações acontecem sempre de 14h às 18h.

Parque de Exposições

A cantora paranaense Ana Castela se apresentou, pela primeira vez, no São João da Bahia, na noite dessa sexta-feira.

No sábado (22), será a vez de Priscila Senna, Del Feliz, Gustavo Mioto, Papazonni, Bell Marques e Tierry. 

Domingo (23), vão se apresentar Juciê, Diego e Victor Hugo, Eric Land, Luan Santana, Marcos e Belutti e Tarcísio do Acordeon. Já na segunda-feira (24), será a vez de Japinha Conde, Murilo Huff, Lauana Prado, Zé Vaqueiro, Dorgival Dantas e Thiago Aquino.  

Ainda no Parque de Exposições, no pranchão, vão ficar a cargo da animação a Banda Maderada, Pra Casar, Marquinho Novais e Wil Coelho (sábado, 22); Junior Marques, Franquinho Vaqueiro, Baby Som e Licor com Mel (domingo, 23); Forró Saborear, Samya Maia, Eline Martins e Dan Ventura, na segunda, 24.

Na última semana, nos dias 13, 14 e 15, atrações de destaque, como Adelmário Coelho, João Gomes, Maiara e Maraísa, Solange Almeida, Nadson O Ferinha e Márcia Fellipe passaram pelo palco principal da festa. Uma programação recheada de sucessos ainda está prevista para a próxima semana, no Parque de Exposições, com shows de 28 de junho a 2 de julho.

Uma das atrações do parte, este ano, é o Arraiá Elas à Frente, da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), com atividades integrativas, acolhimento psicológico e ações para promover o bem estar das mulheres no evento.

O espaço funciona em frente à Praça de Alimentação.