Esportes

Brasil empata com EUA e aumenta desconfiança para a Copa América

Seleção deixa espaços para ser atacada

Foto: Rafael Ribeiro | CBF
Rodrigo fez o gol do Brasil e foi o melhor em campo

Estados Unidos e Brasil empataram por 1 a 1, no Camping World, em Orlando, na Flórida, em último amistoso que antecede a Copa América 2024. Rodrygo e Pulisic marcaram os gols ainda no primeiro tempo. Mais de 60 mil torcedores estiveram nas arquibancadas.

O Brasil estreia na Copa América no dia 24 de junho, contra a Costa Rica, em Los Angeles. A seleção está no Grupo D, que ainda conta com Colômbia e Paraguai.

Já os Estados Unidos, no Grupo C, estreiam no dia 23 de junho, contra a Bolívia, em Dallas. A chave ainda conta com Uruguai e Panamá.

O jogo mostrou uma Seleção Brasileira forte no ataque, mas com fragilidades no meio campo e uma defesa que permite a chegada do adversário com muito perigo, um risco muito grande diante de equipes com maior categoria do que a americana.

No jogo desta quarta-feira o primeiro tempo foi bastante movimentado e com chances dos dois lados. Logo aos quatro minutos, Musah encheu o pé de fora da área e acertou o travessão. A bola ainda tocou nas costas do goleiro Alisson. No minuto seguinte foi a vez de Pulisic finalizar da entrada da área e parar no arqueiro brasileiro.

Aos poucos o Brasil foi se soltando e passou a dar trabalho à defesa americana. Tanto que saiu o primeiro gol. Aos 16, Raphinha recebeu na direita, puxou para o meio e serviu Rodrygo dentro da área. O atacante finalizou forte com a canhota e estufou as redes do goleiro Turner.

O gol obrigou os Estados Unidos a ser mais incisivo no ataque, embora o empate tenha saído em bola parada. Aos 25, Pulisic chutou rasteiro e contou com falha de Alisson para deixar tudo igual. Daí em diante o confronto ficou mais parelho e seguiu no 1 a 1 até o intervalo.

No segundo tempo, o confronto seguiu equilibrado e com os dois goleiros trabalhando. O Brasil quase fez o segundo gol aos 15 minutos, quando Rodrygo fez linda jogada individual e finalizou em cima do goleiro Turner. O mesmo aconteceu com Endrick, aos 21, em sua primeira chegada na partida.

Como o Brasil adiantou sua marcação, os Estados Unidos tentaram surpreender nos contra-ataques. Balogun foi lançado mais de uma vez por trás dos defensores brasileiros, mas Alisson, atento, saiu bem em todas. Aos 37, Aaronson recebeu na pequena área e Alisson fez grande defesa.

Antes do apito final, aos 39, Endrick recebeu em velocidade no ataque e finalizou rasteiro para boa defesa do goleiro. Mas o adversário respondeu no minuto seguinte com Pulisic, que finalizou rente à trave e assustou Alisson. Empate justo na Flórida.

O Brasil jogou com Alisson; Danilo, Marquinhos, Lucas Beraldo e Wendell; Bruno Guimarães (Endrick), João Gomes (Douglas Luiz) e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Raphinha (Savinho), Rodrygo (Gabriel Martinelli) e Vinicius Jr.