A previsão do tempo ao longo do dia nesta sexta-feira (15) indica céu nublado com pancadas de chuva e possibilidade de raios, trovoadas e rajadas de vento em todo o território do Nordeste, exceto nas regiões centro-norte e sul da Bahia.
Entre os municípios atingidos pelas chuvas estão: Sobral (CE), Alagoa Grande (PB), Mata Grande (AL) e Nova Cruz (RN).
De acordo com o último balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o total de chuva registrado em Fortaleza no mês de fevereiro foi de 487,8 mm, ficando 161% acima da média histórica. Esse é o maior valor desde a instalação da estação automática (2003).
O Inmet emitiu um alerta importante. Há risco de chuvas intensas, com acumulado entre 50 e 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, não abrigar-se debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos de placas de propaganda são cuidados recomendados.
Este alerta é válido para:
-- Maranhão
-- Piauí
-- Ceará
-- Rio Grande do Norte
-- Pernambuco
-- Paraíba
-- Alagoas
-- Sergipe
-- Extremo oeste, sul e nordeste da Bahia.
A temperatura mínima fica em torno de 18°C, em Vitória da Conquista, na Bahia, e a máxima prevista é de 37ºC, em Serra Talhada, em Pernambuco. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 100%.
Onda de calor
O Instituto Nacional de Meteorologia publicou boletim de alerta apontando “grande perigo” para uma onda de calor em boa parte de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e uma faixa noroeste do Rio Grande do Sul.
De acordo com o instituto, há “risco à saúde”, com temperatura 5ºC acima da média. O Inmet orienta que a Defesa Civil deve ser contatada pelo 199 em caso de problemas causados pela onda de calor.
No total, 1.066 municípios desses estados poderão ser atingidos pelo aumento de temperatura iniciado às 14h desta quinta-feira (14) e que deverá seguir até o sábado (16), às 18h.
O aumento de temperatura atinge grande faixa afastada do litoral de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas as temperaturas ficarão elevadas em outros pontos.
Na capital paulista, por exemplo, a temperatura mínima sobe de 20ºC registrados nesta quinta-feira para 23ºC previstos para sábado. O mesmo efeito será observado nas temperaturas máximas de 32ºC nesta quinta-feira para 36ºC previstos para sábado, conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).