Bahia / Educação

Provas de avaliação começam dia
6 nas escolas estaduais da Bahia

440 mil alunos da rede pública serão avaliados

Foto: Claudionor Jr | Secom
As provas serão de Língua Portuguesa e Matemática
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A Bahia inicia aplicação do SABE nesta segunda (6), avaliando 440 mil alunos da rede pública em Língua Portuguesa e Matemática. A prova será feita em duas etapas até novembro. Estudantes também participam do SAEB nacional em outubro. Avaliações orientam políticas educacionais e planejamento pedagógico.

A aplicação das provas dos sistemas de avaliação da Educação Básica terá início a segunda-feira (6 de outubro), com o Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE).

Criada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), a iniciativa mede as competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes da rede estadual e municipal em Língua Portuguesa e Matemática, em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A expectativa é que 440.622 estudantes realizem a prova. 

Em 2025, o SABE será realizado em duas etapas. De 6 a 10 de outubro, farão a prova os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em cidades-sede dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Já entre 10 e 14 de novembro, será a vez dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Desta forma, cada ciclo de aprendizagem será contemplado em momentos distintos da aplicação.

Ainda em outubro, os estudantes baianos também participarão do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a principal avaliação nacional conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). O exame ocorrerá entre os dias 20 e 31, reunindo turmas do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Assim como o SABE, o SAEB avalia conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, mas tem alcance nacional e seus resultados geram indicadores fundamentais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

As duas avaliações são estratégicas para o fortalecimento da educação pública, pois oferecem um panorama abrangente sobre a aprendizagem dos estudantes, permitem comparar dados em diferentes contextos e apoiam o planejamento pedagógico de gestores e professores.