Educação

Enem pergunta sobre obras de Caetano e nem ele sabe a resposta

Para Caetano Veloso, todas as alternativas estão corretas

Nas redes sociais, quem teve um trecho da própria obra transformado em questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo (5) comentou a prova e até deu palpites de qual seria a resposta certa.

Entre as publicações que se destacaram nas redes, estão a do músico Caetano Veloso, dos escritores Itamar Vieira Vieira Junior e Jarid Arraes e da liderança indígena Txai Suruí.

Foi Paula Lavigne, esposa de Caetano que gravou o músico analisando a prova. “Alô, turma! Eu perguntei a Caetano Veloso qual alternativa é a correta de uma questão que caiu no Enem 2023 e que usou trechos das músicas Alegria, Alegria e Anjos Tronchos!", disse no X. 

“Quando eu li, eu achei que são todas”, responde Caetano, acompanhado pelas risadas de Lavigne. Depois de analisar com mais cuidado, o músico conclui que a letra B e a letra D “são as mais apuradas”, o que mantém o problema da pergunta, já que leva, segudo o próprio autor, a duas alternativas corretas, o que é mostra de questão mal elaborada.

A pergunta traz trechos de duas canções de Caetano - Alegria, Alegria e Anjos Tronchos - e pergunta o que essas letras, que são de momentos históricos diferentes, têm em comum.

Para Caetano, elas têm a “percepção da profusão de informações gerada pela tecnologia” e a “busca constante pela liberdade de expressão individual”.