Nas redes sociais, quem teve um trecho da própria obra transformado em questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo (5) comentou a prova e até deu palpites de qual seria a resposta certa.
Entre as publicações que se destacaram nas redes, estão a do músico Caetano Veloso, dos escritores Itamar Vieira Vieira Junior e Jarid Arraes e da liderança indígena Txai Suruí.
Foi Paula Lavigne, esposa de Caetano que gravou o músico analisando a prova. “Alô, turma! Eu perguntei a Caetano Veloso qual alternativa é a correta de uma questão que caiu no Enem 2023 e que usou trechos das músicas Alegria, Alegria e Anjos Tronchos!", disse no X.
“Quando eu li, eu achei que são todas”, responde Caetano, acompanhado pelas risadas de Lavigne. Depois de analisar com mais cuidado, o músico conclui que a letra B e a letra D “são as mais apuradas”, o que mantém o problema da pergunta, já que leva, segudo o próprio autor, a duas alternativas corretas, o que é mostra de questão mal elaborada.
A pergunta traz trechos de duas canções de Caetano - Alegria, Alegria e Anjos Tronchos - e pergunta o que essas letras, que são de momentos históricos diferentes, têm em comum.
Para Caetano, elas têm a “percepção da profusão de informações gerada pela tecnologia” e a “busca constante pela liberdade de expressão individual”.