Educação

Enem: como conseguir nota maior

Estratégias para melhorar o desempenho nas provas

Foto: Valter Campanato | Agência Brasil
É possível melhorar o lugar na fila dos aprovados

Cerca de 3,9 milhões de estudantes no Brasil se preparam para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais portas de entrada no ensino superior no país. Além da dedicação aos estudos dos últimos meses, há estratégias valiosas para potencializar a performance durante a prova.  

“O primeiro passo é fazer uma varredura e resolver primeiro as questões fáceis, em que a resposta é óbvia. Em seguida, ir para as questões de dificuldade média, que sabe como resolver, mas que podem levar mais tempo. Por fim, resolva as questões difíceis, aquelas que parecem um desafio insuperável”, explica Paulo Jubilut, biólogo e criador de um dos maiores canais do Youtube focado em educação. Jubilut também é o fundador do Aprova Total, uma das principais plataformas online de ensino focado no Enem e vestibular.  

No primeiro dia do Enem, Jubilut sugere começar pela redação. “Leia o tema com atenção, analise o texto motivador e destaque as palavras-chave. Monte o esqueleto da redação e, em seguida, vá para as provas de Ciências Humanas. Termine a redação depois de resolver as questões de humanas”, reforça.  

Depois das questões de humanas, o aluno pode seguir para as provas de Linguagens e Códigos, resolvendo primeiro as que pode responder facilmente. Em seguida, passar a redação a limpo e finalize as questões que ficaram para trás. 

É importante separar no máximo uma hora e meia para a redação, sendo ideal uma hora. “Ao resolver questões, comece pela última linha, leia o enunciado grifando as palavras-chave e, se ficar travado, pule para a próxima. Somente após resolver todas as questões de humanas, volte para a redação. Não adicione informações extras de última hora, pois isso pode bagunçar o que você já escreveu anteriormente”, sugere.  

Já no segundo dia do Exame, é recomendado começar pelas questões de biologia, pois geralmente são as que contêm mais questões fáceis. Depois, seguir para matemática, física e química. “Reserve pelo menos meia hora para revisar o gabarito, evitando marcações erradas”, menciona.  

Outra estratégia que auxilia os estudantes a terem um direcionamento durante a prova é classificar as questões em A (fácil), B (média) e C (difícil). “Aqui é tática é priorizar as questões A e B, deixando as C para o final da prova”, declara. Por fim, Jubilut aconselha que os estudantes evitem discutir a prova com outras pessoas após o exame, pois isso pode gerar ansiedade e insegurança. “O medo é uma reação natural, mas se não tiver cuidado, ele pode dominar e afetar duramente a resolução da prova.