O País está enfrentando uma onda de calor na qual as temperaturas vem superando os 40°C em diversos Estados, motivada por uma massa de ar quente e seco que bloqueia a chegada de frentes frias e a formação de nuvens.
Nessas altas temperaturas, os carros também precisam de cuidados especiais.
Os motores a combustão são projetados para trabalharem em uma ampla faixa de temperatura ambiente e como a maioria deles são projetos globais, geralmente os limites de especificação para o regime de trabalho dos motores gira em torno de -40ºC a 50ºC para a maioria das montadoras (frio extremo ou calor intenso).
Ao utilizar o carro durante as ondas de calor desta magnitude, os motores trabalham muito perto dos seus limites de especificação, ou seja dos 50ºC, onde é indicado que a manutenção preventiva do veículo esteja em dia a fim de evitar falhas nos sistemas.
Confira dicas que podem ajudar a manter o bom funcionamento do veículo:
Líquido de arrefecimento: O líquido de arrefecimento é composto por uma mistura de água desmineralizada e fluido refrigerante, e tem a função de controlar a temperatura do motor, evitando o superaquecimento e protegendo o sistema contra a corrosão.
O ideal é verificar o nível de líquido de arrefecimento do motor regularmente.
No reservatório do líquido de arrefecimento, posicionado na parte superior do motor, há as indicações de nível máximo e mínimo para preenchimento do fluido.
As altas temperaturas podem sobrecarregar o sistema de resfriamento do motor, por isso é de extrema importância certificar-se de que o nível de líquido esteja correto e de que não haja vazamentos.
Recomenda-se nunca abastecer o reservatório com água da torneira e sem a adição do fluido de arrefecimento, pois isto certamente irá danificar a bomba de água do veículo (selo de vedação), o que posteriormente ocasionará vazamentos na bomba a água e consequentemente aquecimento das partes internas do motor, devido a perda do fluido de arrefecimento.
Seguir a recomendação dos fabricantes de motores e de autopeças é uma forma de prevenir problemas, portanto é imprescindível adicionar água desmineralizada e o fluído de arrefecimento na proporção correta, conforme especificado.
Sistema de refrigeração: Além dos vazamentos ocasionados pela bomba d’água, outra principal causa relacionada a vazamentos nos sistemas de refrigeração é o ressecamento das mangueiras e afrouxamento das presilhas de fixação.
Ao perder o fluido de arrefecimento, o sistema também trabalha com deficiência e, portanto, não consegue manter o controle adequado das temperaturas internas do motor.
Recomenda-se examinar se o radiador e as mangueiras do sistema de refrigeração estão em boas condições, certificando-se de que não haja vazamentos e que tudo esteja bem apertado.
Válvula termostática: Outro ponto também muito importante, é verificar se a válvula termostática está funcionando corretamente. A função principal da válvula termostática é controlar o fluxo do líquido de arrefecimento através do motor.
Quando a válvula termostática falha em uma posição fechada, ela não permite que o líquido de arrefecimento flua adequadamente pelo motor, ocasionando, portanto, o aumento da temperatura interna do motor devido a deficiência no sistema de refrigeração.
Filtro de ar do motor: Sua principal função é filtrar o ar que entra no sistema de admissão do motor, desempenhando várias funções importantes para o funcionamento adequado e a longevidade do motor.
Um filtro de ar sujo pode reduzir a eficiência do motor, por isso é importante verificar o filtro de ar do motor e substituí-lo se estiver sujo ou danificado.
Óleo do motor: Certificar-se de que o óleo do motor esteja no nível correto e em boas condições deve ser feito regularmente, pois quanto mais quente estiver a temperatura, menor será a viscosidade do lubrificante, prejudicando assim sua eficácia.
Pneus: As altas temperaturas afetam a pressão dos pneus. O mais indicado é verificar a pressão dos pneus pela manhã, e ajustá-la de acordo com as recomendações do fabricante.
Pneus com pressão inadequada podem superaquecer, acelerando seu desgaste e, principalmente, colocando a segurança em risco.
Sistema de freios: As temperaturas elevadas são grandes inimigas dos freios. Ao frear um veículo, há o atrito entre os componentes do sistema de freio, e este atrito por natureza gera calor (aumento de temperatura).
Em alguns modelos de discos de freios encontramos furos nas pistas a fim de melhorar a dissipação do calor gerado (discos de freio ventilados), mas a grande maioria dos veículos possuem apenas o disco sólido (sem furos).
O calor gerado pelo sistema de freio, aliado ao calor extremo ocasionado pelas elevadas temperaturas do meio ambiente, podem ocasionar danificações dos componentes (exemplo: vitrificação das pastilhas) e perda parcial da função do sistema de frenagem.
Verificar o fluido de freio, a estanqueidade do sistema (ausência de vazamentos) além da verificação da vida útil e das superfícies de contato das pastilhas são ações essenciais para garantir que estejam em boas condições de segurança.
Sistema de ar condicionado: Verificar se o sistema de ar-condicionado do carro está funcionando corretamente é de extrema importância. Se ele não estiver em funcionamento adequado, o indicado é procurar um estabelecimento ou um profissional de confiança, para diagnóstico e reparo. Em dias quentes, um ar-condicionado eficiente é fundamental para o conforto e para a segurança.
Local de estacionamento: Para quem estaciona o veículo debaixo do sol forte, o indicado é a aplicação de uma espécie de protetor solar de para-brisa, para evitar que os raios UV incidam diretamente no painel, ou então a utilização de um pára-sol ou proteção de painel, para evitar que o interior do carro superaqueça e para proteger os componentes de plástico sensíveis às altas temperaturas.
Borrachas: Ondulações e ressecamento de borrachas são situações comuns a veículos que sofrem muita exposição ao sol. Com isso, a durabilidade dessas peças pode ser reduzida, pois um limpador de para-brisa com a borracha danificada atrapalha na visibilidade. Por isso, nesses períodos, faça revisões constantes dessas peças, evitando a aplicação de solventes e substâncias agressivas, na tentativa de manter o brilho.
Bancos: Os bancos ficam muito expostos ao calor. Quando são de tecido, sinais de amarelamento podem surgir. Resíduos de comida, suor e derramamento de bebidas intensificam esse processo. O ideal é limpar os bancos de tecido com frequência, e o uso de aspirador de pó pode facilitar essa higienização. Já os bancos de couro são os que sofrem com o calor excessivo e devem passar por hidratação periódica, por isso o indicado é a utilização de produtos específicos.
A manutenção preventiva ainda é a principal aliada do motorista para manter o carro funcionando bem. Realizar revisões periódicas, em estabelecimentos e profissionais de confiança, e seguir as recomendações do fabricante para garantir a segurança e o desempenho, especialmente em dias de altas temperaturas, ainda são as melhores saídas para não ‘esquentar ainda mais a cabeça’.
Segundo Emerson Salles, Gerente de Engenharia da DPaschoal, pequenos cuidados no dia a dia e a manutenção preventiva ainda são as principais atitudes do motorista para não ter problema com seus carros nos dias de altas temperaturas.
“Estamos enfrentando dias de intenso calor e os veículos também sofrem com isso. Pequenos cuidados e verificações, e a manutenção regular são essenciais para manter o automóvel em boas condições em qualquer clima, incluindo dias de altas temperaturas. Quando algo anormal estiver acontecendo, o mais aconselhável é procurar um estabelecimento ou um profissional de confiança para realizar verificações regulares e a manutenção preventiva. Isso ajudará a evitar problemas graves e garantir a segurança no trânsito”, aconselha Salles.