Educação

Fies tem 60 mil vagas para alunos já matriculados no ensino superior

Os alunos serão selecionados de acordo com as notas obtidas no Enem

A oferta de vagas remanescentes para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estava suspensa desde 2021, mas este ano o Ministério da Educação retomou as convocações. Até o fim do ano está prevista a oferta de cerca de 60 mil vagas para alunos que já estão matriculados em instituições de ensino superior de todo o país. 

Os alunos que se inscreverem para ocupar as vagas serão selecionados de acordo com as notas obtidas no Enem — consideradas a partir de 2010. Antes essas vagas eram ocupadas por ordem de inscrição. 

De acordo com o MEC, até o próximo mês (outubro) serão divulgados o prazo de inscrições e os critérios para participação no processo seletivo.

Para a Elineide Fernandes, que é gestora educacional numa escola referência em Ensino Fundamental da cidade de Cabrobó, em Pernambuco, o financiamento estudantil para a educação superior ajuda, representa uma boa oportunidade para alunos de escolas públicas, mas não é a solução.

“Muitos alunos precisam trabalhar para ajudar em casa não só na idade adulta, mas quando ainda frequentam a escola. A maior parte deles sai do colégio e tem medo de se comprometer com uma dívida para continuar os estudos, por isso acaba desistindo.” A avaliação é da professora que já recebeu diversos prêmios por inovação escolar, e que conhece bem a realidade dos alunos, sobretudo os de cidades mais pobres do país. 

Para a gestora, além de ajudar a custear a educação superior, é preciso pensar em formas de garantir emprego e renda ao final da faculdade. 

“É preciso ser menos burocrático, porque quanto mais simples, mais fácil as pessoas aderirem. E era preciso que tivesse algo que garantisse uma vaga, fosse um pré-requisito para que ele se candidatasse a uma vaga e que garantisse que seria mais fácil dele ingressar no mercado de trabalho para conseguir custear esse financiamento.” 

Enquanto cursar uma faculdade privada no país ainda não é a realidade da maior parte dos estudantes, a médica Andressa Ribeiro, hoje com 32 anos, atribui ao Fies toda sua formação. Depois de anos tentando passar no vestibular de medicina numa instituição pública, ela entrou na faculdade particular e um mês depois conseguiu o financiamento que custeou 93% do valor das mensalidades. 

“Meu pai e minha irmã pegaram o empréstimo para pagar a matrícula e não sabíamos como faríamos para pagar as mensalidades. Mas logo no primeiro mês consegui o Fies. Uma faculdade que custava R$ 7 mil, mas graças ao financiamento minha família pagava R$ 400 por mês.”

Andressa já está formada em medicina mas ainda paga as parcelas do financiamento. Segundo ela, um valor alto, mas possível de pagar. 

“O resto eu pago hoje e é bem pesado o financiamento. Quando a gente começa a pagar é que sentimos o peso das parcelas. Mas, de qualquer maneira, agora eu já trabalho e graças ao Fies consegui meu diploma. Sou médica há dois anos e já tenho estabilidade financeira para pagar as parcelas.” 

O que é o Fies 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação  —  criado em 2001  —  para financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores particulares. Podem concorrer ao financiamento os estudantes que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação, como o Enem, por exemplo. 

Os financiamentos têm taxa de juros de 6,5% ao ano, e os alunos começam a pagar as parcelas até 18 meses após a conclusão da faculdade.