Cidade / Educação

Programa gratuito prepara jovens (até 29 anos) para provas do Enem

Veja quem pode participar

Foto: Bruno Concha
Jovens a partir dos 16 anos podem se inscrever

O programa IngreSSAr, da Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (Spmj), montou um balcão no piso L1 do Salvador Norte Shopping para facilitar as inscrições dos alunos. O serviço estará disponível no local até esta sexta-feira (30), das 10h às 16h. 

Victor Manuel de Castro, de 20 anos, morador de Amaralina e estudante de um colégio público do bairro da Pituba, aproveitou para se inscrever no programa. “Fiz o Enem, mas tive alguns problemas e não completei a prova. Estou me inscrevendo e sinto que agora vai”, brincou o garoto. 

De acordo com a titular da pasta, Fernanda Lordêlo, o balcão é um facilitador para os indivíduos interessados em participar do curso, uma vez que os mesmos conseguem concluir todas as etapas sem a necessidade de ir até o órgão, no bairro do Comércio.

“Essa é mais uma forma para realizar a inscrição no IngreSSAr, com mais comodidade. As pessoas que trafegam na área de abrangência do shopping conseguem concluir as duas etapas do processo de inscrição no mesmo local, sem precisar se deslocar para a sede da SPMJ”, explica a secretária. 

Atualmente, 1 mil vagas estão sendo oferecidas pelo projeto. Pela internet, as inscrições vão até às 23h59 do dia 1º de julho, através do site www.ingressar.salvador.ba.gov.br, onde também é possível consultar o edital. Em seguida, os interessados devem entregar a documentação na sede da SPMJ, localizada na Avenida Estados Unidos, 397, Condomínio Cidade do Salvador, 5º andar, até o dia 5 de julho, das 9h às 16h. 

Quem pode participar

Podem participar do IngreSSAr jovens entre 16 e 29 anos, moradores de Salvador ou residentes das regiões metropolitanas do munícipio, estudantes ou oriundos da rede pública de ensino da capital, beneficiários pelo programa Bolsa Família, que estejam cursando ou sejam egressos do 3º ano do ensino médio ou da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na rede pública de ensino.

Também podem ser contemplados bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio, cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico), que tenham renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo, conforme decreto nº 6.135 de 26 de julho de 2007.