Presente na Competitiva Internacional do Festival de Tribeca, o brasileiro Estranho Caminho recebeu quatro prêmios na recente edição em curso, sendo Melhor Filme de Narrativa Internacional, Melhor Interpretação em Filme de Narrativa Internacional para Carlos Francisco, Melhor Roteiro em Filme de Narrativa Internacional para Guto Parente e Melhor Fotografia em Filme de Narrativa Internacional para Linga Acácio.
Fundado em 2002 pelo prestigiado ator Robert De Niro, por Jane Rosenthal e por Craig Hatkoff, o Festival de Tribeca tem grande relevância na promoção do cinema autoral e independente, premiando pela primeira vez um filme brasileiro em sua competição internacional. Hoje clássicos modernos, títulos como o canadense “A Feiticeira da Guerra” (2012), o iraniano “À Procura de Elly” (2009) e o sueco “Deixa Ela Entrar” (2008) já receberam a mesma honraria no passado.
Composto por Brendan Fraser (Oscar de Melhor Ator por "A Baleia"), Zazie Beetz (atriz de "Coringa"), Shirin Neshat (diretora de “Mulheres Sem Homens”), Alfredo Jaar (multiartista chileno) e Kate Siegel (atriz da minissérie “A Maldição da Residência Hill”), o júri justificou em sua deliberação que Estranho Caminho é um filme que superou expectativas “com o seu surpreendente calor e narrativa profundamente convincente”.
Ao eleger a interpretação de Carlos Francisco (que também esteve no celebrado “Marte Um”) como a melhor entre os filmes em competição, o mesmo júri afirma que “esse ator equilibrou as nuances da humanidade e exigiu ser observado”. Guto Parente também foi lembrado por “um roteiro que nos deu não apenas a dor da reconciliação, mas também uma alegre expressão do absurdo”. Por fim, a fotografia de Linga Acácio foi destacada “não apenas pela beleza natural do local, mas também pela paisagem psicológica do protagonista”.
Estranho Caminho é um drama fantástico que acompanha a trajetória de David, um jovem cineasta que, ao visitar sua cidade natal, Fortaleza, é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia de Covid-19 e se vê obrigado a procurar o pai, Geraldo, um sujeito peculiar com quem não fala ou tem notícias há mais de dez anos. Após o reencontro dos dois, coisas estranhas começam a acontecer.
Realizado inteiramente na cidade Fortaleza, financiado pela Secretaria de Cultura do Ceará por meio de recursos da Lei Aldir Blanc – em edital lançado no final de 2020 –, o filme foi rodado entre maio e junho de 2021, com uma equipe formada majoritariamente por profissionais cearenses, como Guto Parente no roteiro e direção, Ticiana Augusto Lima na produção, Linga Acácio na direção de fotografia, Taís Augusto na direção de arte; Lucas Coelho no som; Thais de Campos no figurino; Noá Bonoba na preparação de elenco e Uirá dos Reis e Fafa Nascimento na trilha musical. No elenco, os protagonistas são Lucas Limeira (ator de “Cabeça de Nêgo”), no papel de David, o filho, e Carlos Francisco (ator de “Bacurau” e “Marte Um”), no papel de Geraldo, o pai.
No ano passado, o filme participou do programa WIP Latam para filmes em pós-produção, do prestigiado Festival de San Sebastian, na Espanha, onde ganhou o prêmio WIP Paradiso de melhor produção brasileira. Após a estreia em Tribeca, o filme seguirá sendo exibido em festivais internacionais, com previsão de estreia nacional para o segundo semestre. A distribuição comercial no Brasil será realizada pela Embaúba Filmes.
"Estranho Caminho" é o 11º longa-metragem da Tardo Filmes, produtora independente de Fortaleza, que completou recentemente 10 anos de existência. Além dos 11 longas, a produtora também tem no currículo 11 curtas e uma série de TV. Seus filmes já foram exibidos em importantes festivais internacionais, como Rotterdam (Holanda), FidMarseille (França), Bafici (Argentina), Munique (Alemanha), BFI London (Inglaterra), entre outros; e premiados em festivais nacionais com Festival do Rio, Brasília, Janela do Recife e Olhar de Curitiba.
Sinopse - O drama fantástico que acompanha a trajetória de David, um jovem cineasta que, ao visitar sua cidade natal, Fortaleza, é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia de Covid-19 e se vê obrigado a procurar o pai, Geraldo, um sujeito peculiar com quem não fala ou tem notícias há mais de dez anos. Após o reencontro dos dois, coisas estranhas começam a acontecer.
Ficha Técnica
-- Roteiro e Direção: Guto Parente
-- Elenco: Lucas Limeira, Carlos Francisco, Tarzia Firmino, Rita Cabaço, Renan Capivara, Ana Marlene, Fab Nardy, Noá Bonoba, Jennifer Joingley, Déo Cardoso, Larissa Goés, Mumutante, Solon Ribeiro, David Santos, Pedro Breculê, Gabriel de Sousa
-- Produção: Ticiana Augusto Lima
-- Direção de Fotografia: Linga Acácio
-- Direção de Arte: Taís Augusto
-- Som: Lucas Coelho
-- Figurino: Thais de Campos
-- Preparação de Elenco: Noá Bonoba
-- Trilha Sonora: Uirá dos Reis e Fafa Nascimento