Cinema / Municípios

Projeto Cine Tupy levará sessões de cinema para Itaparica

As sessões serão realizadas no Salão Tupinambá, na sede da Secretaria de Turismo e Cultura de Itaparica

Foto: Divulgação
Cine Tupy

Com o objetivo de fortalecer um circuito alternativo audiovisual local, a cidade de Itaparica recebe o projeto Cine Tupy, uma incrível sala cine clube que vai proporcionar uma experiência cinematográfica única para moradores e visitantes da região. As sessões gratuitas foram abertas ao público nesta segunda-feira (29) e seguem nos dias 31/05 e 02/06, no Salão Tupinambá, na sede da Secretaria de Turismo e Cultura. O projeto é uma realização da Prefeitura de Itaparica em parceria com a produtora baiana de audiovisual Cine Arts.


O projeto Cine Tupy contará com exibições de filmes de longas e curtas metragens com temáticas pouco abordadas pelos meios comerciais. Durante os três dias da mostra serão três sessões às 9h, 14h e 18h, sendo as duas primeiras com classificação etária livre e a de 18h para maiores de 16 anos. A curadoria é de Anderson Soares, coordenador do Cine Arts.

Alguns dos filmes exibidos foram dirigidos por 90 talentosos itaparicanos formados pela Cine Arts, em curso realizado em regime de extensão com a Universidade do Estado da Bahia - UNEB.  Estas produções serão exibidas nas duas primeiras sessões do Cine Tupy. A prefeitura de Itaparica, em parceria com a Cine Arts, criou um polo cinematográfico no município, que visa transformar a ilha em uma potência do cinema.

Na sessão das 9h serão exibidos os filmes A cura da montanha, Cuscuz no Paraíso e Zuri a blogueira Quilombola. Às 14h, o público poderá conferir as produções O retirante, Solidões e O som da matriz. Já às 18h serão exibidos os filmes Memórias, A última escolha e Quebrando a quarta parede. Após as exibições, serão realizados grupos de bate-papo para discutir as temáticas dos filmes.

“Muito importante instituir uma programação alternativa para os moradores e visitantes da cidade, mostrando também que é possível fazer de forma criativa, fomentando a cultura criativa, e fortalecendo a importância do cinema. Além disso, conseguimos provocar os fazedores de cultura a discutir acerca do tema abordado no filme com uma roda de conversa depois. Pensando ainda no reavivamento do audiovisual com a aprovação da lei Paulo Gustavo, vamos trabalhar para que mais ações como essa seja programação fixa da cidade. A cultura voltou!”, afirma o diretor de cultura de Itaparica Janesson Gonçalves.