O circuito carnavalesco Orlando Tapajós (Ondina/Barra) ficou lotado de foliões de todas as idades, que curtiram a passagem das mais de 40 atrações que fizeram parte desta edição do Fuzuê, que abriu oficialmente neste sábado (11) o pré-Carnaval de Salvador. O abre alas da folia soteropolitana reuniu um público variado que pôde apreciar diversas manifestações culturais através de fanfarras, charangas e bloquinhos.
As primeiras atrações, com as mais diversas fantasias, trouxeram para o circuito um verdadeiro cenário que remete aos antigos carnavais.
O início do desfile contou com as apresentações de entidades como o Grupo Folclórico Zambiapunga, Oficina de Frevos e Dobrados, Caretas de Cairu, Gira Ingonça e Palhaços Percussivos e a Banda da Guarda Civil Municipal, dentre outras entidades.
O dia foi marcado pela pluralidade e teve de tudo um pouco: baianas, ciganas, indígenas, caretas, regatas, palhaços e, até mesmo, cosplays em homenagem à canção Thriller, do rei do pop Michael Jackson, que completou 40 anos de lançamento em 2022.

O público presente, sedento pelo retorno da folia, pode curtir gratuitamente atrações como Oficinas de Frevos e Dobrados, sob regência do maestro Fred Dantas. Em sua passagem pelas ruas de Ondina, o maestro destacou o quão simbólico é o retorno do Carnaval para a cidade. “Na fase aguda da pandemia, eu e muitas outras pessoas achávamos que não haveria o retorno da folia. Contudo, graças a Deus que a música de rua está de volta trazendo muita alegria para todos”, contou.
Organizador do grupo cultural Terno de Reis Rosa Menina, Geraldo Nascimento explicou que o sentimento coletivo é de realização por ter a oportunidade de voltar a curtir a folia. “É maravilhosa essa retomada do Carnaval e consequentemente da nossa cultura. Hoje vemos a diversificação neste desfile com os grupos que estão aqui. É importante a gente resgatar essa alegria que estava adormecida. Estávamos ansiosos para esse momento que é contagiante”, afirmou.
A diversidade de atrações musicais também foi destaque, alcançando os mais variados públicos. Teve de fanfarra tocando canções como o sucesso dos anos 80 “Agora Só Falta Você”, até grupo infantil fazendo a festa com "Ilariê", da Xuxa.

A cadeirante Crislei Liliane, moradora de Fazenda Grande I, marcou presença na festa e declarou seu amor pela folia da capital. “Sempre curti o Carnaval todos os dias. Minha expectativa neste ano é repetir esse feito e me divertir com muita tranquilidade, paz e, acima de tudo, respeito. Venho para o Fuzuê desde a primeira edição e estava com muita saudade dessa festa”, contou entusiasmada.
Sandra Silva, 43 anos, declarou que o Fuzuê é palco da diversidade cultural que a capital baiana possui. “Eu espero que esse Carnaval seja de muita harmonia, sem violência, e que a gente realmente brinque com o espírito da festa. Estou emocionada e só não vou curtir todos os dias porque não aguento mais. Quero ver todos os artistas-raíz que eu puder para valorizar minha terra, como estou fazendo aqui hoje no Fuzuê”, detalhou.
A festa continua - Neste domingo (12), a festa pré-Carnaval continua com as 53 atrações artísticas que participarão do Furdunço. Dentre as apresentações que prometem animar os foliões estão Rixô Elétrico, Val Macambira, Sylvia Patrícia & Tuk Tuk Sonoro, Filhos de Jorge, Tonho Matéria, Daniel Vieira e Baiana System.
A abertura oficial do Carnaval acontece na quinta-feira (16). O prefeito Bruno Reis anunciou que serão mais de 1.000 atrações gratuitas espalhadas pelos circuitos oficiais, palcos temáticos e nos bairros. Será mais de 2.600 horas de música durante a folia na capital baiana.

Foragido e assaltantes são presos
O Fuzuê acabou na madrugada deste domingo, sem registro de crime grave. Durante a festa um foragido da Justiça foi localizado pelo Reconhecimento Facial e um assaltante acabou preso em flagrante.
Policiais militares, civis e técnicos, além de bombeiros atuaram entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra. Postos para registro de ocorrências e reunião das tropas funcionaram ao longo do circuito, oferecendo a baianos e turistas atendimento rápido.
Além do foragido por envolvimento com tráfico de drogas capturado e da prisão em flagrante, também foram computados sete furtos, dois roubos, uma lesão corporal, uma vias de fato e uma posse de drogas.
"Seguimos com força total na Barra, para o Furdunço, que começará de tarde. A presença da polícia e dos bombeiros é importante, assim como o uso da tecnologia, mas o comportamento dos foliões, no Fuzuê, foi fundamental para a manutenção da paz. Como tenho dito, venha de boa, para brincar e celebrar o retorno da nossa festa, patrimônio cultural da Bahia", destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Atendimento médico
O módulo de saúde instalado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no Farol da Barra registrou 20 atendimentos no Fuzuê, primeiro dia do pré-Carnaval em Salvador.
As ocorrências envolveram especialidades clínicas, cirúrgicas, buco-maxilofaciais e ortopédicas, com duas transferências para hospitais.
O movimento foi considerado estável na comparação com o plantão do Fuzuê de 2020, quando também 20 ocorrências foram contabilizadas.
A vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, destaca o alto índice de resolutividade no módulo assistencial. “É um serviço muito bem preparado e estruturado, prova disso é que no Fuzuê apenas dois casos precisaram de transferência, para dar continuidade ao atendimento com os demais suportes exigidos, o que mostra nossa resolutividade”.
A gestora lembra que a mesma estrutura será distribuída em mais outras dez localidades ao longo do Carnaval. Os atendimentos mais comuns nos módulos de saúde são referentes à intoxicação alcoólica, cefaleia, desidratação e traumas diversos.
Para o Furdunço, que acontece neste domingo (12), a unidade presta assistência das 14h de hoje às 2h da manhã da segunda-feira (13). O equipamento, localizado na Rua Professor Lemos de Brito, transversal entre as ruas Marques de Leão e Afonso Celso, conta com 20 leitos, equipados com suporte avançado de vida e com equipes compostas por 18 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além dos demais servidores que atuarão no fluxo administrativo do módulo.
Uma ambulância do Samu também está de prontidão para remoção imediata das ocorrências que necessitarem de encaminhamento para unidades de retaguarda.
Habeas Copos e Pipoco – Para o evento do Pipoco, na terça-feira (14), o módulo vai atender aos foliões a partir das 13h até 1h da quarta-feira (15). O equipamento de saúde também vai estar disponível para o desfile do bloco Habeas Copos, na quarta (15) a partir das 18h às 6h da manhã de quinta-feira (16).