Veículos

Pneus errados aumentam o consumo de combustível

Características como tamanho, tipo de roda, pressão do ar e material são importantes

Foto: Pixabay/Creative Commons

Os pneus certos ajudam a economizar

Os pneus são fatores determinantes para poupar dinheiro na hora de abastecer. Bruno Poljokan, CRO e Kovi, startup que está revolucionando o acesso ao carro no Brasil, separou algumas dicas que vão ajudar a escolher o melhor tipo de pneu para aumentar a performance do veículo e, consequentemente, economizar.

Tamanho do pneu - A primeira característica a analisar em um pneu é o tamanho. Isto porque quanto maior o pneu, mais pesado ele será e com isso faz com que o motor do carro tenha que se esforçar mais para mover o veículo, resultando na maior queima de combustível. Portanto, se esteticamente eles possam parecer bonitos a preferência por pneus maiores podem causar um consumo mais acentuado.

“É muito importante que o consumidor esteja atento às recomendações dos fabricantes do carro na hora de realizar a troca de peças e personalizações. No manual do proprietário é possível encontrar as informações completas sobre modelo e tamanho dos pneus do veículo. Com essas informações, fica mais fácil entender o que pode ou não fazer com o seu veículo e ajudar a entender como conseguir conservá-lo por mais tempo”, diz Poljokan.

Tipos de roda - A roda é o conjunto do aro com o pneu e um dos pontos de atenção para quem busca economia.

Caso trabalhe, por exemplo, com o carro para o transporte de materiais pesados, deve-se prestar atenção para que a nova roda não exija pneus que tenham uma parede lateral mais curta, fator que diminuirá sua capacidade de carga.

Por isso, invista em um pacote de rodas e pneus que permita um consumo menor para o veículo, sem comprometer sua performance e caso queira personalizar as rodas do carro, escolha uma de liga leve em vez de rodas de aço, pois as rodas de liga leve são menos pesadas e ajudam o motor a economizar esforço e, consequentemente, o combustível. 

Resistência ao rolamento - Um dos mais importantes fatores sobre o pneu que ajuda nessa economia  é a resistência ao rolamento. Ela é a força que se opõe ao movimento do veículo, o que significa que quanto maior a resistência, mais força o motor terá que fazer para viabilizar o giro do pneu, por consequência, aumentando o seu consumo diário.

Dessa forma, para conseguir encontrar carros econômicos, é preciso estar atento ao nível de resistência de rolamento do pneu, pois isso se diferencia muito de uma montadora para outra.

Tipo de material - O tipo de material do pneu é outra característica que pode pesar no consumo de combustível, pelo impacto que ele também tem no motor. Alguns materiais oferecem uma resistência de rolamento menor que outros, o mais recomendado é investir em pneus que tenham maior resistência à geração de calor e à deflexão, que é o desvio da posição natural. Assim, o veículo poderá oferecer um desempenho melhor em termos de eficiência de combustível.

Pressão do ar - Manter a calibragem adequada é outro ponto de atenção aqui. Caso o pneu esteja com uma pressão interna inferior ao valor ideal, o motor terá que se esforçar mais para conseguir funcionar, gerando uma maior queima de combustível. Por isso, é fundamental que a cada 15 dias seja feita a verificação da calibragem do pneu e a pressão.

Siga sempre as recomendações do fabricante do seu automóvel, que costumam estar especificadas na porta do veículo ou no manual do proprietário.

Alinhamento e equilíbrio - Garantir que as rodas de um veículo estejam adequadamente equilibradas e alinhadas também é fundamental na hora de buscar por carros econômicos.

Com a manutenção das rodas na posição adequada é possível assegurar que os pneus vão conseguir rodar com mais liberdade, garantindo um consumo menor de combustível.

Banda de rodagem - A banda de rodagem é o componente do pneu que fica diretamente em contato com o solo e  é responsável pela aderência e estabilidade da peça, garantindo segurança durante a condução.

Para dirigir em zonas urbanas e pavimentadas, o ideal é optar por pneus com sulcos -  aqueles “riscos” no pneu que apresentem uma profundidade menor. Dessa forma, a facilidade de rolagem aumenta, o que reduz a sobrecarga do motor. Já para quem transita pelas estradas rurais, a dica é escolher pneus que ofereçam uma aderência maior ao solo. 

“Os pneus são o elo entre o solo e automóvel e podem impactar negativamente na performance do carro, na segurança, no desempenho, como também no consumo do combustível se não tiver os cuidados necessários, assegurando também uma boa longevidade do automóvel”, conclui Poljokan.