Veículos

Aluno de Design ganha Prêmio Talento Volkswagen em 2022

A premiação oferece um ano de estágio no estúdio de design da Volks

O projeto vencedor

Com o objetivo de entrar no ambiente virtual do metaverso, o concurso Talento Volkswagen Design 2022 desafiou os participantes a criar um veículo Volkswagen de mobilidade para o metaverso.

Ainda no segundo ano do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), João Pedro de Carvalho Tavares, de 23 anos, venceu com um projeto inovador: o VW ID. Apex, um veículo para ser usado em simuladores de corrida.

O Talento Volkswagen Design é um processo seletivo de âmbito nacional, totalmente individual, no qual os participantes precisam desenvolver um projeto de design automotivo, em três categorias: Shape Design, C&T e UX/Ui.

João Pedro participou do Shape, que cuida das formas e proporções exteriores e interiores do carro. “Durante esse semestre, trabalhei bastante no VW ID. Apex. Passei vários meses e longas horas dentro dos laboratórios de design da Mauá, aperfeiçoando meu projeto”, relata o aluno.

O tema foi apresentado em junho, e os projetos em fase inicial enviados no final de agosto. Em meados de setembro, foram selecionados 20 projetos semifinalistas, cujos autores visitaram o estúdio da Volkswagen.

Foram selecionados dez finalistas, que continuaram o desenvolvimento do projeto e o apresentaram à equipe de design da Volks no estúdio, em meados de novembro. Após essa etapa, foram selecionados os vencedores das respectivas categorias. 

“Como premiação, todos os primeiros colocados de cada categoria ganharam um ano de estágio no estúdio de design da Volks. Isso é uma oportunidade fantástica, pois as vagas de estágio de design automotivo, realmente no desenvolvimento de carros, são muito raras, especialmente no Brasil”, finaliza João Pedro.