Veículos

Especialista aponta os 6 melhores e mais procurados carros 1.0 no País

Há diversos modelos hatch e sedã com essa motorização

Foto: Fiat
O Fiat Argo Drive 2023

No Brasil, os veículos com motor 1.0 são os mais emplacados. Segundo um levantamento da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), de janeiro a setembro deste ano mais de 50% dos carros mais buscados são esses veículos.

Este tipo de carro possui mil cilindradas, ou seja, o volume da mistura entre oxigênio e combustível que pode ser movimentado nos cilindros a cada giro. Desta forma, quanto maior o volume dessa mistura, melhor será a potência do veículo, em contrapartida maior será o gasto de combustível. 

Para Bruno Poljokan, da Kovi, startup de mobilidade que tem o objetivo de tornar o acesso ao carro mais econômico, acessível e fácil, esses modelos são uma  ótima alternativa para quem busca economizar com combustível e é ideal para motoristas que querem alugar ou comprar veículos.

Atualmente, existem diversos modelos hatch e sedã com essa motorização e o especialista da Kovi separou os seis melhores e mais populares carros 1.0.  

Fiat Argo Drive

O modelo chegou ao Brasil em 2017 e rapidamente se tornou o queridinho nacional. Com um design mais esportivo, o modelo agrada muito quem gosta dessa pegada mais arrojada e urbana.

Seu motor 1.0 possui três cilindros com potência de até 72 cavalos e 10,4 kgfm (medida utilizada para medir o torque do motor) com gasolina e 77 cavalos e 10,9 kgfm de torque com etanol.

Em relação ao seu consumo urbano, o modelo faz 9,8 km por litro de etanol e 14,1 km por litro de gasolina. 

“O torque é um tipo de força que causa a rotação de um objeto em torno de um eixo. Por exemplo, ao utilizar uma chave para girar um parafuso, a força que se aplica sobre a ferramenta quando o parafuso for desatarraxado é o torque. No caso dos veículos, o torque é a força do motor produzida pelos pistões para fazer o automóvel sair do lugar, ou seja, quanto maior o torque melhor será às respostas do carro às acelerações”, explica Bruno. 

Volkswagen Gol

Se formos falar de popularidade, o Gol é o modelo que dispara na preferência dos brasileiros. Devido ao seu visual e sua manutenção simples, também conta com motor 1.0 e  três cilindros.

Além disso, possui modelos que contam com uma potência de 75 cavalos, fazendo 9,7 kgfm com gasolina, como também 82 cavalos e 10,4 kgfm de potência com álcool.

Atualmente, o Volkswagen Gol faz 9,4 km por litro de etanol e 13,7 km por litro de gasolina.

Onix

Para quem quer economia, o Chevrolet Onix é o top 1, segundo o Inmetro.  A entidade aponta o carro 1.0 de 2022 como o mais econômico da categoria em relação ao gasto com combustível.

Ele possui duas versões 1.0, sendo que a primeira entrega 82 cavalos e torque de 10,6 kgfm com etanol, e 78 cavalos de potência e 9,5 kgfm com gasolina. Seu consumo urbano com etanol é de 9,5 km por litro e faz 13,8 km por litro com gasolina.

No outro modelo, o motor 1.0 é o Ecotec turbo, com câmbio automático ou manual. Nessa versão, o carro entrega 116 cavalos nos dois combustíveis avaliados, com torque de 16,8 kgfm para etanol e 16,3 com gasolina.

Polo

Sucesso no mercado desde 2020, o modelo atual do Polo TSI 1.0 também está disponível em duas versões: o Comfortline e o Highline. A diferença entre os dois não está na potência, mas sim em seus equipamentos.

O motor do Polo garante 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque no etanol e na gasolina. Mas perde alguns pontos por apresentar um custo de revisão considerado mais salgado que os outros carros 1.0 do mercado. 

Em relação ao seu consumo urbano, com etanol o modelo chega a fazer  9,5 km por litro e 13,8 km por litro com gasolina.

Nissan Versa

Esse modelo sedã é outro carro que caiu no gosto popular. O Nissan Versa conta com um grande espaço interno, contando com o porta-malas ideal para grandes famílias ou para quem busca passageiros com malas.

Seu motor 1.0 conta com três cilindros e entrega até 77 cavalos e torque de 77 kgfm. É considerado um dos sedãs mais baratos da categoria e seu consumo na cidade com etanol chega até 8,5 km por litro e com gasolina 12,6 km por litro. 

Renault Logan

Com três cilindros e 82 cavalos de potência, o modelo francês chegou ao mercado prometendo ser uma versão mais popular da Renault. O Logan é considerado um dos carros 1.0 mais potentes do segmento.

Além de ser bastante econômico, seu consumo urbano com etanol é 9,4 km por litro e com gasolina chega até 14 km por litro. O modelo é aquela boa opção para quem busca economia e um espaço interno com porta-malas generoso também.

“Os carros com motores 1.0 não são mais aqueles conhecidos por serem os mais fracos, após as diversas inovações no universo automotivo, optar pela versão 1.0 é escolher por uma boa economia de combustível e custo benefício para quem não precisa de um automóvel que exija muito esforço”, finaliza Bruno Poljokan.