Veículos

Van da Ford ganha 3 novas versões

Os novos modelos estão no Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas

Os novos modelos: Chassi, E-Transit e Automática

A Ford foi a marca que mais cresceu no segmento de vans de passageiros nos últimos 12 meses, com o lançamento da Transit, e anunciou de uma só vez três novas versões que chegam para ampliar a linha em 2023: a Automática, a Chassi e a E-Transit elétrica.

Os novos modelos são destaques da Fenatran -- Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, de 7 a 11 de novembro, em São Paulo, e revelam a disposição da marca de continuar a avançar no segmento de veículos comerciais, um dos pilares do seu modelo de negócio na região.

“Estamos muito satisfeitos com o desempenho da Transit no mercado brasileiro. Em apenas 12 meses, a versão minibus atingiu 12% de participação, com picos de 17%. A Furgão foi a segunda que mais cresceu, com 4% de participação e picos de 11% em sete meses, e continua crescendo mês a mês”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.

Segundo Daniel Justo, o mercado de vans está em crescimento, impulsionado pelo comércio eletrônico, e com a ampliação da linha Transit a Ford terá condições de aumentar a sua participação no segmento, com foco nas necessidades do cliente. “Vamos continuar a investir para trazer o que há de melhor em produto, tecnologia e serviços para oferecer máxima rentabilidade aos nossos clientes de veículos comerciais”, afirma.

Primeira van automática do mercado

A eliminação da manutenção de embreagem e a menor frequência de paradas programadas para serviço também contribuem para tornar a operação mais econômica.

Com 10 velocidades, conversor de torque e programação adaptativa de mudança em tempo real, a Transit Automática tem uma aceleração suave e progressiva que ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas, reduzindo o consumo total da frota, junto com a tração traseira e o sistema auto start-stop, único na categoria.

Ela chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e na versão furgão longa com capacidade de 12,4 m3.

A Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023 para continuar o crescimento dos negócios de veículos comerciais da marca, atendendo um segmento que representa 40% do mercado de vans. Ela será oferecida em duas versões: de 3.500 kg (que pode ser dirigida com habilitação tipo B) e 4.700 kg de PBT. Entre outras aplicações, ela pode ser implementada como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais, com capacidade de carga de 1.400 kg até 2.600 kg.

“As novas versões da Transit vão nos colocar em grandes subsegmentos nos quais não atuamos hoje, ampliando a abrangência e a participação da linha no mercado”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.


Painel da Transit

Eletrificação

Para atender a demanda por veículos eletrificados, principalmente na distribuição de grandes centros, a Ford E-Transit começa a ser introduzida no Brasil e na América do Sul este mês.

Ela será oferecida em um programa para grandes frotistas para entender o tipo de uso, rotas, necessidades e padrões de recarga desses clientes, de modo a oferecer a melhor opção de negócio.

O mesmo tipo de programa foi desenvolvido na Europa e nos Estados Unidos, onde a E-Transit já é um sucesso e domina 90% do mercado de vans elétricas. Ela é a melhor van elétrica do mercado e tem como principais vantagens o maior espaço para carga, a maior potência -- incluindo tração traseira que reduz o desgaste de pneus -- e o melhor rendimento energético e autonomia.

Por ter a mesma carroceria da versão a diesel, bateria instalada no assoalho e um desenho exclusivo da suspensão e da tração traseira, a E-Transit preserva o espaço para carga e a versatilidade de adaptação a diferentes aplicações. Além disso, como possui 86% menos peças de desgaste e utiliza energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor.

A bateria de íons de lítio de 68 quilowatts permite uma autonomia máxima ideal de 317 km (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e modo de uso.

O seu sistema de regeneração inteligente aproveita a energia das desacelerações e frenagens para maximizar o rendimento, principalmente em uso urbano. 

O carregamento é flexível, em corrente alternada ou corrente contínua. Normalmente, em 11 kW CA ele leva cerca de 8 horas e, em 115 kW CC, em 35 minutos se obtém 15% a 80% da carga.

A E-Transit será oferecida inicialmente no modelo furgão, com um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista desenhadas para maximizar a produtividade e minimizar o risco de paradas, incluindo câmera de 360 graus, assistente de frenagem de ré, assistente de cruzamento e central multimídia com tela de 12”.

O veículo faz parte do investimento global de US? 50 bilhões da Ford em eletrificação até 2026.

“A eletrificação é uma tendência global que começa a crescer no Brasil, alavancada pela necessidade de redução de custo operacional e da emissão de carbono. Além disso, é uma exigência que os frotistas encontram cada vez mais na contratação de investimentos”, destaca Daniel Justo.