Comportamento / Televisão

Podcast Caminhos Possíveis estreia falando de criatividade, cérebro e imagem

Com Zeca Baleiro, Sidarta Ribeiro, Christian Dunker e Jeferson Tenório

Foto: Divulgação
Caminhos Possíveis

Falar da paternidade contemporânea de forma direta e honesta: esse é um dos principais objetivos do novo podcast Caminhos Possíveis, que estreia nesse domingo, 14/08, Dia dos Pais. Criado por Rodrigo Sarti Werthein, Walter Figueiredo De Simoni,   Aaron Fernández e Rune Tavares, o programa discute o assunto a partir da perspectiva de convidados de diversas áreas.

Na estreia de Caminhos Possíveis estarão disponíveis os 3 primeiros episódios que abordarão os temas: Cérebro, Criatividade e Imagem. Cada um conta com uma discussão bem humorada e de forma acessível lidando com questões não apenas sobre paternidade, mas também na área de especialidade de cada convidado.

O episódio sobre o Cérebro contará com Christian Dunker, um dos psicanalistas mais importantes e conhecidos do Brasil, e Sidarta Ribeiro, neurocientista, biólogo, professor titular e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Temas como desenvolvimento da mente infantil e a parentalidade em diferentes gerações, entre outros, estão na pauta.

O segundo episódio tem como tema a Criatividade, os convidados são: o músico Zeca Baleiro, o mestre brincante Roquinho, e o compositor e bandolista Hamilton de Holanda. O programa final do domingo de estreia tem ao centro a Imagem, e trará participação do escritor Jeferson Tenório e Humberto Baltar, professor, educador, tradutor, palestrante e consultor étnico-racial.

Cada episódio tem cerca de 30 minutos, e três novos entrarão a cada domingo. A primeira temporada conta com nove deles, e trará convidados como Carmo Dalla Vecchia, Antonio Prata e Rodrigo Oliveira.

“Os entrevistados fizeram com muito prazer e estão engajados em falar sobre paternidade, em comunicar uma paternidade diferente”, explica Aaron Fernandez. “Quisemos sair da bolha de algo prescritivo. Não é pegar o pai que faz tudo certinho. A nossa pesquisa era muito mais de encontrar um cara interessante e que seja um pai”, complementa Walter Figueiredo De Simoni.

 

Caminhos Possíveis 

14/08:

Cérebro (Christian Dunker e Sidarta Ribeiro)

Criatividade (Roquinho, Hamilton de Holanda e Zeca Baleiro)

Imagem (Humberto Baltar, Jefferson Tenório)

Onde: SPOTIFY, DEEZER, AMAZON MUSIC, APPLE

Rodrigo Sarti Werthein, idealizador do podcast, pai da Maia e padrasto do Nicholas, cineasta, é sócio da produtora audiovisual paulista ACERE e já produziu diversos longas e séries e mais de uma centena de vídeos educativos.   Desde o nascimento de Maia vem discutindo, sempre que possível, diversos caminhos da paternidade.

Walter Figueiredo De Simoni é pai do Miguel e do Francisco, mineiro, economista e especialista em políticas públicas e mudanças climáticas. Tem uma carreira em desenvolvimento sustentável e políticas públicas que perpassa os setores público, privado e terceiro setor. Hoje é Diretor de Articulação e Diálogos do Instituto Talanoa.

Aaron Fernández é um diretor de cinema mexicano, formado em estudos cinematográficos e audiovisuais na França. Dirigiu Partes usadas, Las horas muertas e Um Filósofo na Arena. E pai de Julián, de 15 anos.

Rune Tavares é padrasto do Julio e pai do Antônio. É economista, e produtor executivo de audiovisual há 15 anos, com experiência em longas e séries, além de sócio da produtora Acere.

ACERE: Produtora audiovisual independente, A ACERE tem como vocação à criação de conteúdos originais e nasceu da reunião das expertises de seus sócios, visando o desenvolvimento e realização audiovisual. Acere é uma palavra africana que define as pessoas com quem se mantém uma relação de amizade, companheirismo e irmandade. Em português é o verbo que descreve a transformação de ferro em aço. A Acere acredita na amizade como a energia para transformar vida em arte. Desde 2007 produz longas e séries de ficção e documentário em parceria com os principais nomes do audiovisual brasileiro.

FBVL: A Fundação Bernard van Leer é uma fundação holandesa que trabalha globalmente para garantir que todos os bebês e crianças pequenas - especialmente os mais vulneráveis - tenham um bom começo de vida. Ela desenvolve e compartilha o conhecimento de experiências que funcionam no desenvolvimento da primeira infância. Também fornece apoio financeiro e expertise para parceiros de governos, sociedade civil e privada para ajudar no teste e ampliação de serviços que efetivamente melhorem a vida de crianças pequenas e suas famílias

IFAN: Desde 1999, o Instituto da Infância - IFAN, organização da sociedade civil, atua com a missão de produzir e disseminar conhecimentos inovadores sobre as infâncias, sob a visão de se estabelecer como um centro de referência na área da infância no nordeste brasileiro. O IFAN prioriza como eixo central de suas estratégias a Gestão de Conhecimentos, a qual se baseia na interface das lições aprendidas com a prática em projetos e programas operacionais, além de ações de advocacy, contribuindo, assim, para o desenho de tecnologias sociais inovadoras e fomentadoras de novas políticas públicas na área das infâncias.  

Caminhos Possíveis é um podcast produzido dentro do escopo do Projeto Planos Primeira Infância (executado pelo IFAN com o apoio da Fundação Bernard van Leer).