Comportamento / Saúde

Quais são as cirurgias plásticas mais procuradas nas estações mais frias?

Conheça os benefícios do pós-operatório no outono/inverno

Foto: Divulgação
Cirurgia plástica

A estação mais fria do ano é conhecida como o período de maior procura e realização de cirurgias plásticas em consultórios estéticos de todo o país. Segundo dados levantados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), esse crescimento corresponde até 50% em relação aos meses mais quentes. Mas qual a relação entre cirurgia plástica e inverno? Isso acontece porque as temperaturas frias favorecem a recuperação das cirurgias, tornando o pós-operatório dos pacientes mais confortável.

Muitas pacientes optam por submeter-se a procedimentos cirúrgicos durante o inverno como um modo estratégico de preparar-se para o verão, onde, tradicionalmente, opta-se por exibir o corpo e, assim, os resultados estéticos da cirurgia plástica. Segundo o cirurgião plástico e sócio na clínica Sanjuan, Paulo Sanjuan, a recuperação antes do verão pode ser considerada o principal benefício de fazer as cirurgias no outono-inverno. “Em geral, o período de recuperação dura em torno de três meses. Isso ajuda o corpo a estar preparado para a estação do calor e permite ao paciente um melhor repouso no pós-operatório”, explica.

A cirurgia plástica no outono-inverno proporciona uma série de benefícios, que tornam a estação atrativa ao paciente. As baixas temperaturas costumam amenizar o desconforto e minimizar edemas e inchaços. O clima ainda facilita o repouso, considerado como indispensável para uma completa recuperação, como explica o também cirurgião plástico e sócio da Sanjuan, Victor Sanjuan.  “A baixa incidência de raios solares faz com que a cicatrização ocorra de forma mais segura, evitando, assim, o surgimento de manchas e cicatrizes escurecidas. Deste modo, a realização de cirurgias plásticas durante o frio faz com que melhores resultados sejam alcançados”.

Cirurgias mais procuradas

Entre as cirurgias mais procuradas no período mais frio do ano, estão a Abdominoplastia, Lipo HD, Mastopexia com prótese, mamoplastia redutora, e colocação de prótese de silicone. Conheça os benefícios de cada uma:

Abdominoplastia - Para quem procura reduzir o volume abdominal e retirar o excesso de pele e gordura na barriga, a abdominoplastia é o procedimento mais indicado. A cirurgia pode ser realizada de diferentes formas a depender das necessidades do paciente. O procedimento também corrige a diástase abdominal – condição em que ocorre o afastamento da musculatura abdominal.

Lipo HD - Já para quem deseja o tão sonhado tanquinho, a Lipo Lad – ou Lipo HD – além de retirar o excesso de gordura abaixo da pele, esculpe e valoriza as regiões de transição das musculaturas de abdômen, tórax, braços, coxas ou costas com aspirações de gordura em camadas mais superficiais, o que oferece um aspecto mais tonificado à área tratada, dando aquele efeito de “abdômen trincado”. Considerada uma “evolução” do procedimento convencional, por ser um método mais detalhista, a lipoaspiração de alta definição define os contornos musculares, as depressões, saliências, luzes e sombras naturais no contorno corporal de mulheres e homens.

Mastopexia com prótese - A mastopexia é recomendada para mulheres que estão com flacidez de pele nas mamas e desejam levantar os seios. Também conhecido como lifting das mamas, o procedimento reposiciona a aréola, remove o excesso de pele e comprime o tecido mamário. Desta forma, confere um novo contorno à mama, deixando-a mais firme e natural.

Mamoplastia redutora - É a cirurgia indicada para diminuir o tamanho e o volume das mamas, seja por fins estéticos ou para fins funcionais, quando a paciente tem dores nas costas e no pescoço ou apresenta o tronco curvado, provocando alterações na coluna devido ao peso dos seios. O procedimento é o desejo de muitas pacientes que sentem dor no pescoço ao usar biquinis com amarração nesse local.

Colocação de prótese de silicone - A cirurgia que lidera o ranking das mais procuradas em todos os meses do ano é a colocação de próteses de silicone para aumento das mamas. Segundo os cirurgiões, o tipo ideal é escolhido após avaliar as características de cada paciente como tamanho do tórax, volume dos seios, altura, espessura e elasticidade da pele, além de suas expectativas de resultado.