Veículos

Primeiro carro elétrico produzido pela BMW completa 50 anos

O modelo está no BMW Museum, na cidade de Munique, Alemanha

Foto: BMW
O Elektro-antrieb

O ano era 1972 e os Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha, estavam prestes a começar.

Antecipando a crise do petróleo, que estourou em 1973, e para comemorar a realização da competição, a BMW lançou o 1602.

Derivado diretamente dos modelos convencionais, o modelo se destacava por um detalhe: a motorização elétrica. Sim, um veículo 100% elétrico, desenvolvido e produzido há 50 anos.

Responsáveis por desenvolver o modelo, os engenheiros que criaram o 1602 não faziam ideia de que aquele carro seria o pai de veículos extremamente avançados tecnologicamente -- e elétricos -- hoje em dia, como o BMW i3.

Chamado de Elektro-antrieb, que em tradução livre significa acionamento elétrico, o 1602 laranja brilhante utilizava os recursos mais avançados da sua época.

Embaixo do capô, 12 baterias padrão de chumbo-ácido, pesavam 350 quilos e eram as responsáveis por fornecer energia para acionar o motor elétrico de 32kW de potência (o equivalente a 43 cavalos).

O BMW 1602 era equipado com um inovador sistema de freios regenerativo, que gerava eletricidade com a força das frenagens.

O modelo está no acervo e eventualmente é incorporado a exposições no BMW Museum, na cidade de Munique, Alemanha, em plenas condições de funcionamento.

O grupo

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante de automóveis e motocicletas premium do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium.

A rede de produção do BMW Group compreende 31 instalações de produção e montagem em 15 países; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2021, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 194.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2021 foi de 16,1 bilhões de Euros com receitas no valor de 111,2 bilhões