A BMW foi a primeira marca premium a vender um carro elétrico no Brasil. Em 2014, lançou aqui o hatch i3. Na ocasião, não havia pontos de carregamento como hoje. O cenário era mais desafiador. Agora, após oito anos, a marca bávara faz uma nova investida no segmento. Mas, desta vez, com uma gama maior e com o carro mais avançado da sua história.
O novo iX terá as primeiras entregas feitas em abril. Um dado intrigante: ninguém conhece o modelo, afinal, trata-se de um lançamento mundial. O SUV elétrico teve pré-venda em janeiro e todas as 30 unidades foram reservadas em poucas horas. Ele foi anunciado em duas versões: xDrive40, com preço de R$ 654.950, e a topo de linha xDrive50, por R$ 799.950.
Nas duas configurações, o BMW iX chega a 200 km/h de velocidade máxima. A bateria fica sob o assoalho e pesa pouco mais de 500 kg - está na 5ª geração. Segundo a marca, em comparação com o pacote de baterias do i3, houve 40% de incremento de densidade energética. São 76,6 kWh de capacidade total e autonomia de 425 km no xDrive40. E 111,5 kWh com alcance de até 630 km no xDrive50. Os dados correspondem ao ciclo europeu WLTP.
A BMW diz que desenvolveu uma nova tecnologia de carregamento mais rápida, que recupera 70% do nível da bateria em 35 minutos no iX xDrive50. No xDrive40, são 31 minutos. Além disso, bastam dez minutos em estações de carga rápida para acrescentar 150 km ou 95 km, respectivamente.
Assim como nos carrinhos de brinquedo, o capô do BMW iX não abre A água do limpador do para-brisa, por exemplo, é inserida por uma portinhola próxima do escudo. Entretanto, o SUV tem porte de X5. São 4,96 metros de comprimento, 1,97 m de largura e 1,70 m de altura. O entre-eixos tem 3 metros e assoalho plano. E o porta-malas tem 500 litros.
Por dentro, o SUV busca leveza com materiais como alumínio e resina reforçada com fibra de carbono. Mas o ponto forte é a tecnologia. Segundo Henrique Miranda, head de conectividade do BMW Group Brasil, "o iX já nasceu como um modelo tecnológico, com câmeras, reconhecimento de voz, atualizações remotas e comandos por gestos", resume.
O carro é tão inteligente que pode até detectar o clima, e acionar o ar-condicionado para refrescar a cabine. Neste primeiro contato, não pudemos acelerar. Fica a expectativa para o desempenho dos dois motores elétricos que entregam até 523 cv e 77,7 mkgf na versão de topo. Segundo a BMW, o 0-100 km/h leva 4,6 segundos.