Nesta quinta-feira (24/2), a edição do Linhas Cruzadas debate as influências da pré-história na sociedade atual. Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama conversam sobre o comportamento humano nas diferentes épocas. Na TV Cultura, vai ao ar a partir das 22h.
Será que seríamos o mesmo ser após todo esse tempo? A jornalista e o filósofo conversam sobre os ancestrais e afirmam que, do ponto de vista biológico, os homens do período pré-histórico têm as mesmas características de hoje. A edição comenta também sobre os costumes que seguem, ou não, até o momento atual. Entre eles, a fome, o humor, os sonhos, o sobrenatural e a religião.
O programa ruma ao final comentando o livro Sapiens, de Yuval Harari, em que o autor do best-seller defende a ideia de que o sucessor do Sapiens seria um híbrido entre homem e máquina, mesclando funções orgânicas e inorgânicas.
Sobre o assunto, Pondé comenta que ainda vê essa ideia como ficção científica, mas afirma que pode estar errado. "Acredito de uma forma mais simples, que a gente pode separar completamente a reprodução do ato sexual e que a reprodução entre humanos se dê de forma completamente mediada por laboratórios, por ciência, por escolha de genes", finaliza.