Para continuar viva no mercado, a Volkswagen vai fazer a última reestilização da atual geração da Saveiro em 2022. O único motor oferecido será o 1.6 16V MSI, que atende as novas regras de emissões de poluentes. A próxima geração do modelo só deve chegar ao Brasil em 2024.
Ou seja, a próxima Saveiro será feita sobre uma nova variante da plataforma MQB, que estreia em 2023 com o Polo Track. Trata-se de uma atualização da base atual, mas com foco no baixo custo e na eletrificação. Porém, não dará origem a carros 100% elétricos
Portanto, a nova Saveiro será híbrida, com conjunto propulsor formado por um motor elétrico e outro flexível. Aliás, essa é a aposta da Volkswagen para reduzir as emissões de poluentes de seus veículos no Brasil e em outros países da América Latina em 2025.
Por ora, a marca mantém sigilo sobre o sistema. Mas, tal como "Jornal do Carro" do "Estadão" antecipou, a nova solução pode ser uma evolução do sistema instalado no Jetta em 2012. O sedã combinava o conhecido 1.4 TSI turbo a gasolina e um pequeno motor elétrico que gerava 27 cv e foi montado entre o quatro-cilindros a combustão e o câmbio automático.
No visual, a nova Saveiro terá estilo mais imponente e com dianteira diferente da do Gol. A frente deve ficar parecida com a do Taos. Assim, terá o estilo recentemente adotado na linha de SUVs da Volkswagen, com os faróis mais integrados à grade do radiador.
Aliás, essa solução estética será adotada na nova Amarok, que teve ilustrações reveladas no início de dezembro. Na traseira, a nova Saveiro 2025 deverá ter lanternas integradas, como as do Nivus e do T-Cross.
Além disso, o utilitário ficará maior - mas com dimensões menores que as da Fiat Toro. Afinal, a picape intermediária será a Tarok, baseada no SUV Taos e feita na Argentina.
O novo desenho pode ser conferido nas ilustrações à esquerda. As projeções foram feitas pelo designer Kleber Silva a partir das informações conhecidas acerca do modelo.
O painel deverá ser parecido com o dos novos Gol e Voyage, que devem chegar até 2024. Além disso, terá sistema multimídia mais moderno, com tela bem maior e conectada.