
Última imagem de Marília Mendonça, no avião
5 pessoas estavam a bordo do avião fretado por Marília Mendonça. Além da cantora, estavam no avião o produtor baiano Henrique Ribeiro, o assessor e tio Abicieli Silveira Dias Filho, piloto e copiloto. Ninguém sobreviveu.
A cantora tinha um jatinho, que vendeu durante a pandemia do novo coronavírus.
O avião saiu do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, às 13h02, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Após quase 2h30 de voo, caiu quando faltavam 4 km para a conclusão da viagem de 1.180 km.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgou nota dizendo que o avião bimotor que transportava a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas atingiu um cabo de uma torre de distribuição da empresa.
Os órgãos aéreos da região já haviam recebido relatos de outros pilotos antes do acidente, em setembro e agosto, de que os fios elétricos atrapalhavam o pouso no aeródromo de Caratinga.
Uma testemunha relatou às autoridades que, após colidir contra os fios, o avião perdeu um motor. A aeronave tinha dois motores mas, segundo essa testemunha, que também é piloto, a aeronave perdeu sustentação após colidir com a fiação elétrica.
Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 3), localizado no Rio de Janeiro (RJ), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foram deslocados para o local da tragédia para apurar as causas do acidente
As últimas imagens
Poucas horas antes do acidente, a cantora postou um vídeo em sua conta no Instagram em que aparecia andando em direção ao avião. Na publicação, a artista de 26 anos aparece brincando com as tradicionais comidas mineiras, que não poderia comer por causa da dieta que estava fazendo.
A última imagem de Marília Mendonça mostra a cantora comendo uma maçã, no avião que decolou e Goiània e caiu em uma área perto de uma cachoeira na serra da cidade de Piedade de Caratinga, no interior de Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro).
No dia 5 de novembro de 2019, exatamente dois anos antes, Marília Mendonça escreveu em seu perfil no Instagram: “Cada um nas suas dificuldades. Eu trocaria qualquer coisa para não ter que ficar pegando avião. Só pra ficar pertinho da família. Mas é isso. Somos mais fortes do que imaginamos”.
Cantora, compositora e instrumentista ela iria fazer um show na noite desta sexta-feira em Caratinga. Deixa um filho de 1 ano e 11 meses.
A aeronave era um bimotor Beech Aircraft King Air, da PEC Táxi Aéreo, de Goiás, prefixo PT-ONJ, com capacidade para seis passageiros, fabricada em 1984. Segundo a Anac-Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião estava em situação regular e tinha autorização para fazer táxi aéreo.
O resgate dos corpos demorou 3 horas Segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz do CBMMG, a remoção das vítimas foi demorada por causa das ferragens, que precisaram ser afastadas para que os militares pudessem se aproximar para fazer o resgate.
Quem foi Marília Mendonça
Ela nasceu em Cristianópolis e foi criada em Goiânia. Teve seu primeiro contato com a música através da igreja e começou a compor quando tinha 12 anos de idade, passando a escrever músicas para vários cantores, como as canções "Minha Herança" (João Neto & Frederico), "Muito Gelo, Pouco Whisky" (Wesley Safadão), "Até Você Voltar", "Cuida Bem Dela", "Flor e o Beija-Flor" (Henrique & Juliano), "Ser Humano ou um Anjo" (Matheus & Kauan), "Calma" (Jorge & Mateus) e "É Com Ela Que Eu Estou" (Cristiano Araújo)
Em 2015 lançou seu EP de estreia homônimo, porém Marília só ganhou destaque após lançar seu primeiro DVD homônimo em 2016, que lhe concedeu certificado de disco de tripla platina pelas 240 mil cópias vendidas.
A canção "Infiel", incluída no álbum, tornou-se uma das músicas mais tocadas no Brasil e recebeu certificado de disco de diamante triplo, fazendo Marília ganhar visibilidade nacional.
Seu segundo álbum Realidade foi lançado em 2017 e recebeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja.
Em 2019, lançou Todos os Cantos, um projeto roterizado com shows gravados pela cantora em todas as capitais do país. O álbum lhe rendeu uma certificação de disco de tripla platina pelas 240 mil cópias vendidas e o prêmio ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja.
No vídeo
Marília Mendonça canta Infiel
A repercussão
O presidente Jair Bolsonaro escreveu em seu perfil no Twitter: "O país inteiro recebe em choque a notícia do passamento da jovem cantora sertaneja Marília Mendonça, uma das maiores artistas de sua geração, que com sua voz única, seu carisma e sua música conquistou o carinho e a admiração de todos nós. O sentimento é de que perdemos alguém muito próximo, já que Marília sempre esteve presente em nossas vidas através de suas canções. Neste momento de profunda dor e tristeza peço a Deus que console o coração de seus fãs e, em especial, de seus amigos e familiares, bem como das demais vítimas do acidente. Que a dor da saudade dê lugar à certeza de que a morte não é o fim. E que Deus conforte a todos".
O governador da Bahia, Rui Costa, se disse "muito impactado com a morte da talentosa Marília Mendonça, passageiros e tripulantes do trágico acidente aéreo em Minas Gerais nesta sexta". Ele escreveu em seu perfil no Twitter: "Junto-me aos milhões de fãs da cantora neste sentimento de dor e tristeza. Luto na música! Meus sentimentos à família e amigos da artista".
O perfil da Prefeitura de Salvador também divulgou mensagem. "Salvador, que também é terra da sofrência, jamais irá esquecer os hinos e o carinho de Marília Mendonça. Ela fez muita gente daqui feliz e suas músicas seguirão em nossa memória e nas caixas de som. Que Deus conforte a família de todas as vítimas dessa tragédia."
A atriz Tata Werneck usou sua conta no Twitter para lamentar a morte de Marília. "Que tristeza senhor Deus. Meu Deus. Que tristeza senhor. Um filho pequeno. Uma carreira brilhante. Meu Deus. Que tristeza", publicou.
"Estou aqui arrasada com a morte de Marilia Mendonça, uma menina genial, brilhante no seu segmento como compositora. Uma pessoa jovem, carinhosa, maravilhosa, que deixa um filho pequeno. É uma perda irreparável. Meus sentimentos à família. Muito triste, tudo muito triste", escreveu a cantora baiana Gal Costa.
Policiais chegam para o resgate
O apresentador Danilo Gentili publicou que está muito triste com a perda, usando uma imagem da cantora em seu programa.
"Me recuso a acreditar, não acredito", lamentou Neymar, jogador do PSG.
O cantor Caetano Veloso usou sua conta no Twitter para homenagear a cantora. "O arrebatamento diante das Patroas (em que Mendonça canta com Maiara e Maraísa) e do trecho de show em que Leo Santana se apresenta ao lado dela e da banda Dida era tão grande que não só me pareceu justo que ela surgisse duas vezes na cação como que, em uma delas, seu nome viesse como Mar(av)ília Mendonça. Senti alívio quando li, cerca de uma hora atrás, notícia de que ela passava bem, apesar de estar num avião que caíra. Agora fiquei sabendo que, na verdade, ela morreu no acidente. Estou chorando. Acho que nem posso acreditar", escreveu em uma série de tuítes.
Daniela Mercury lembrou a família da sertaneja. "Estou arrasada e em choque com a morte de Marilia Mendonça. É uma tragédia! Sinto imensamente por ela, pelo filhinho Léo,pelo marido, pela família, pelos outros que morreram no acidente. Ela era uma artista gigante no auge da carreira. Uma tristeza sem tamanho."
O perfil da Chapecoense também publicou mensagem. "Um turbilhão de sentimentos toma o nosso coração quando tragédias como essa acontecem", escreveram no Twitter. "Diante de tamanha dor, expressamos a nossa solidariedade e desejamos aos familiares e amigos da cantora Marília Mendonça e demais vítimas força e resiliência. Nossas orações estão com vocês."
Wesley Safadão disse que Marília sempre será lembrada. "Sua estrela brilhará para sempre, descanse em paz Marília Mendonça. Meus sentimentos aos familiares e amigos de todos que estavam no avião!".
O lamento do samba
A Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, lamentou a morte da cantora de 26 anos. “Eu e toda minha comunidade estamos de luto e arrasados com essa triste notícia. Dói demais perder um talento tão importante para a nossa cultura de um jeito tão trágico. Dói demais. Em nome de todo meu Pavilhão, desejamos força a todos os familiares”, publicou a escola.
Em 2017, Marília Mendonça fez um show na quadra da escola, na zona oeste do Rio de Janeiro, com lotação esgotada. Na ocasião, a cantora posou para fotos com a camisa da agremiação.
A Unidos da Tijuca também divulgou uma mensagem lamentando a morte de Marília Mendonça. “Nossa agremiação se solidariza a dor da perda da cantora e compositora Marília Mendonça, bem como de todas as vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta tarde em Minas Gerais. Marília era um talento brasileiro do mercado sertanejo. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs”, publicou a escola tijucana.