Comportamento / Saúde

Veja 5 maneiras de aproveitar ambientes externos e treinar ao ar livre

Bancos, paredes, postes e até árvores podem ser uma alternativa para quem quer praticar exercícios físicos

Se treinar ao ar livre ainda não é parte da rotina, agora é a hora perfeita de começar. Respirar um pouco de ar puro é um alívio e uma mudança de hábito, e a ciência mostra que sair ao ar livre também traz inúmeros benefícios. 

Renovar o oxigênio durante o treino ao ar livre causa a liberação dos chamados "hormônios da felicidade", como ocitocina, endorfinas e dopamina, e treinar ao ar livre pode dar impulso ao sistema imunológico. S

air ao ar livre pode ajudar a superar um momento de estagnação nos treinos -- seja físico ou mental.

Do ponto de vista mental, se houver pouca motivação, treinar ao ar livre pode ser a mudança de ritmo necessária para voltar a querer que a próxima sessão de treino chegue logo.

Pode ser necessário implementar equipamentos diferentes na rotina de treinos, e é possível fazer isso sem precisar de uma academia.

Veja algumas dicas para se exercitar ao ar livre e transformar o ambiente ao redor com ou sem equipamentos. 

1. Bancos ou paredes baixas

Foto: Freeletics

 

Onde muitas pessoas veem um simples banco ou uma parede baixa, há uma ferramenta de treino.Em primeiro lugar, é importante determinar se o objeto é capaz de suportar os exercícios para evitar lesões e aproveitas os treinos ao máximo.

 

2. Poste ou árvore

Foto: Freeletics

 

Se o local de treino tiver uma árvore ou um poste robusto, é possível implementar facilmente alguns exercícios adicionais à rotina de treino. 

É preciso verificar se há bordas afiadas que possam danificar o elástico de resistência. Dica: enrolar uma toalha em torno da árvore para proteger o elástico de resistência (e a árvore).

 

3. Parede

Foto: Freeletics

Usar a parede de um edifício próximo, uma cerca estável, ou até mesmo uma estrutura grande é uma maneira de ter apoio suficiente para fazer variações de exercícios.

 

4. Barra de Pullup

Foto: Freeletics

Há muitas opções por aí, mas é preciso se certificar de que a barra consegue suportar o peso corporal com segurança. 

 

5. Levar os equipamentos para fora

 

Sabendo quais objetos podem servir como equipamentos, por que não levar alguns dos equipamentos mais leves para fora?

 

6.Corda de pular

Foto: Freeletics

É preciso certificar-se de que há espaço suficiente acima e ao redor. Evitar superfícies ásperas como concreto, pois elas podem danificar o cabo da corda. 

 

7. Elásticos de resistência

 

Os elásticos de resistência podem ser usados em qualquer lugar. Eles podem ser ancorados em qualquer objeto estável, ou podem ser usados de forma independente. São a maneira ideal de adicionar resistência aos exercícios de peso corporal e levar os treinos ao próximo nível -- até mesmo ao ar livre.