Comportamento / Livros

Primavera Editorial debate desafios e fortalezas das mulheres com mais de 40 anos

Ao longo do mês de agosto, a editora realizará o projeto 40 minutos sobre os 40

Ao longo do mês de agosto, a editora realizará o projeto 40 minutos sobre os 40, com a participação da jornalista Adriana Pimenta - autora do livro Quando o futuro chegou e encontrei um pentelho branco - e convidadas.

Como parte da programação de lançamento da obra Quando o futuro chegou e encontrei um pentelho branco, da jornalista Adriana Pimenta, a Primavera Editorial anuncia o projeto 40 minutos sobre os 40. A série de bate-papos com especialistas sobre o universo feminino começa conta com a participação da psicóloga e sexóloga Ana Canosa, apresentadora do podcast Sexoterapia, para debater o tema Sexo aos 40 anos.

Na próxima quarta (11 de agosto), a conversa será com Ana Leoni sobre Mudança de carreira na maturidade. Autora do InstaBlog @dinheiro_com_atitude, que nasceu da vontade de Ana de compartilhar seus mais de 20 anos de experiência no mercado de capitais. O canal tem atraído quem precisa colocar a vida financeira em ordem e ter uma relação saudável com o dinheiro. Ana é ex-superintendente de educação financeira e market data da Anbima.

Em 18 de agosto, dra. Miriam Waligora – ginecologista e obstetra – vai discorrer sobre a menopausa; 25 de agosto será a vez de uma conversa sobre a transição feminina entre os 40 e 50 anos. Para agendar e assistir, basta acessar o canal da Primavera no Youtube: youtube.com/primaveraeditorial

SOBRE O LIVRO | Para algumas mulheres chegar aos 40 anos significa o encontro com questionamentos que até então não existiam no cotidiano. Mas, onde buscar respostas para novas dúvidas e novos desafios existenciais? Se a pessoa em questão for uma jornalista, é provável que essa crise se torne uma reportagem ou... um livro! Esse é o caso de Adriana Pimenta, que transformou a crise pessoal na obra Quando o futuro chegou e encontrei um pentelho branco, lançado pela Primavera Editorial. Em uma narrativa sensível e bem-humorada, ela revela a trajetória honesta de uma mulher que enfrenta os próprios obstáculos rumo à maturidade. Em muitos momentos, a autora nos faz rir com os percalços de sua busca singular; em outros, faz chorar com as incertezas do processo. Mas, a principal reação despertada é chorar de rir com o mais humano dos relatos sobre o impacto do tempo em nossos corpos, em nossas mentes e em nossa vida.

Visita a terapeutas, busca por respostas na espiritualidade e nas entrevistas com antropólogos. Como entender a própria inquietação? O que se sente exatamente diante dessa vontade de ir e de ficar? Uma crise dos quarenta pode ser vivida de diferentes formas por mulheres distintas, mas, no caso de Adriana Pimenta, a fase é marcada por uma jornada de profundo autoconhecimento. “Pesquisei literatura especializada, entrevistei estudiosos, falei com outras mulheres. Procurei entender onde elas estão posicionadas em uma sociedade machista que reforça a desvalia feminina ao passo que envelhecem. Questionei se a crise dos quarenta é moldada pela cabeça ou pela cultura.

Foram muitas as descobertas e elas estão contidas no livro, no qual trato a minha crise pelo carinhoso apelido de MC”, detalha a escritora, acrescentando que são crônicas da vida de uma mulher privilegiada, de quarenta e cinco anos, de classe média, branca, heterossexual, que vive em São Paulo e enfrenta uma baita tempestade pessoal. “É no meio deste caos que convido as leitoras a entrar”, revela. No livro, Adriana Pimenta traz, ainda, uma lista de leituras que acessou durante a busca por respostas e que se tornaram temas de muitas das entrevistas que conduziu. 

SOBRE ADRIANA PIMENTA | Nascida em Santos, desde criança já tinha a leitura e a escrita em sua rotina. Lia os livros que vinham de brinde no sabão em pó e, estimulada por essas histórias, começou a colocar as suas no papel, adquirindo o hábito de escrever em diários. Cursar Jornalismo foi, então, um caminho natural. Trabalhou por mais de 25 anos com escrita e comunicação corporativa. Em 2019, concluiu a pós-graduação em Formação de Escritores de Não Ficção, pelo Instituto Vera Cruz, e decidiu colocar histórias reais no papel.

SOBRE A EDITORA | A Primavera Editorial é uma editora que busca apresentar obras inteligentes, instigantes e acalentadoras para a mulher que busca emancipação social e poder sobre suas escolhas. www.primaveraeditorial.com