Artes Visuais / Música / Palco

Curta de Casa: acompanhe o Festival de Rua pela internet

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Dança: Ale Kalaf mostra o flamenco

Olá! Este é o podcasts Curta de Casa! Voltei! Voltamos!

Depois de uma experiência um tanto quanto assustadora com a covid-19, graças a Deus e a todos que cuidaram de mim estou aqui eu para chamar você para curtir de sua casa uma das melhores coisas que o ser humano produz: arte!

E a gente começa falando do um super lindo, maravilhoso, indispensável festival  de artistas de rua, que em sua décima sexta edição é online, claro. 

Mas, veja bem, sem público presencial, mas ao vivo, direto do Mercado Yaô, na Ribeira.

Começou nesta sexta-feira, 11 e vai até amanhã, domingo, 13.

No vídeo
O que aconteceu no primeiro dia do Festival de Rua

Rosana Andrade conta mais pra gente.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o Festival de Rua Online (a partir de 1 minuto 6 segundos)

No vídeo
O que aconteceu no segundo dia do Festival de Rua

No vídeo
O terceiro e último dia do Festival de Rua

***

Outro festival massa acontece nas paredes das casas e prédios do bairro do Nordeste de Amaralina. Iven Vit foi conferir.

Clique no Play para ouvir sobre o festival do Nordeste de Amaralina (a partir de 4 minutos 8 segundos)

No vídeo
O que aconteceu no segundo dia do Festival de Rua

***

Viva Santo Antônio! Pois o nosso amado santinho ganhou uma exposição linda ... ‘ANTÔNIOS’ que reúne 65 artistas nacionais e internacionais no ME Ateliê da Fotografia, no Santo Antônio Além do Carmo. 

Joyce Melo conta pra gente.

Clique no Play para ouvir sobre a exposição Antônios (a partir de 7 minutos 22 segundos)

***

Mais artes visuais e com base lá mesmo no Santo Antônio Além do Carmo. Reinaldo Eckenberger, argentino, foi um artista singular na história da arte da cidade de Salvador e da Bahia. Morreu  em 2018, não deixou filhos ou parentes na cidade, mas deixou muitos amigos e admiradores de uma obra que eu particularmente acho espetacular. Pois ele recebe agora uma justa homenagem.

***

O cantautor e instrumentista paulistano Lê Coelho apresenta seu terceiro trabalho solo, intitulado de Atravessia, já em todas as plataformas digitais. 

É o terceiro disco que ele assina solo, embora seus trabalhos sejam sempre uma construção que conta com a colaboração coletiva de muita gente. Atravessia é composto por 3 faixas: “O tempo e o Vento”, “Ausência” e “Atravessia”. 

Mas quem fala ao Curta de Casa sobre o EP é o próprio Lê Coelho.

Clique no Play para ouvir Lê Coelho (a partir de 13 minutos 8 segundos)

E de Lê Coelho a gente ouve a faixa título “Atravessia” , que nasceu quando ele estava aqui na Bahia Lê Coelho conta que  esteve em lugares sozinho, praias sem ninguém, e tudo aquilo o levou a muitas reflexões sobre a vida e o destino. 

Vamos ouvir...
Atravessia | Lê Coelho

***

E nasceu uma cachaça com coração Soteropolitano! Temos de avisar ao Papa, porque nesta terra de todos os santos a gente bebe, reza e dá para o santo também. E tem um monte de santo para receber um golinho. 

Saiba mais na reportagem de Luiz San Martim.

Clique no Play para ouvir sobre a nova cachaça baiana (a partir de 15 minutos 7 segundos)

***

E vamos de mais música! Experimentação de texturas. Percussão híbrida. É assim que o músico e produtor Japa System define o seu som.

A partir da mistura de elementos orgânicos e sintéticos, o artista, que integra o grupo BaianaSystem há seis anos, junta timbal e atabaque a baldes e frigideiras, sonoridades tiradas de barras de ferro e cascas de árvores com sintetizadores, samplers e bases eletrônicas em seu disco de estreia: “Sistema Percussivo Integrado”, com lançamento nas principais plataformas de streaming dia 18 de junho.

O primeiro single, “Tum-Kata-Kruáka”, com a participação de Carlinhos Brown, já está disponível junto com um clipe de animação. 

Japa System falou com a gente aqui no Curta de Casa.

Clique no Play para ouvir Japa System (a partir de 18 minutos 45 segundos)

Veja
Japa System e Carlinhos Brown em Tum-Kata-Kruáka

***

As manifestações culturais do nosso povo, realizadas nos quatro cantos da Bahia são preciosas, lindas, indispensáveis, mas recebem quase sempre pouco apoio. Mas você vai conhecer agora uma iniciativa que dá orgulho de ver e coloca estas manifestações em seu devido lugar de destaque. 

Com Lais Matos.

Clique no Play para ouvir sobre o livro Cheganças (a partir de 21 minutos 24 segundos)

***

E o Selo Benzza Music lança nesta sexta, 11 de junho, o projeto "Precisamos falar de amor" com quatro singles de artistas da nova MPB.

Canções sobre vivências amorosas nas vozes de Stella Maris, Brina Costa, Filipe Lorenzo e Fabio Sacramento, com produção de Paulo Mutti. 

O Curta de Casa ouviu Stella Maris, baiana de Santo Amaro da Purificação, cantora, compositora e instrumentista, artista premiada.

Stella Maris está terminando a gravação do seu segundo CD, Língua das Ondas, com produção musical e arranjos de Paulo Mutti. O álbum conta com canções de renomados compositores sendo duas delas compostas com exclusividade para a voz de Stella, uma canção de Márcio Valderde e outra do celebrado sambista Roque Ferreira. 

Mas hoje, a lôra de belíssimos olhos fala mesmo é sobre o lançamento do projeto  "Precisamos falar de amor" e da belissima balada romântica “Pra Sempre Agora”.

Clique no Play para ouvir Stella Maris (a partir de 28 minutos 18 segundos)

***

Pois é véspera do Dia dos Namorados com  live de lançamento deste projeto super legal no Canal no YouTube do Benzza Music, às oito da noite com a participação dos artistas envolvidos. 

E agora você ouve aqui no Curta de Casa “Pra Sempre Agora”, com Stella Maris

***

O Teatro Vila Velha está realizando mais um projeto sensacional: a primeira encenação em língua portuguesa da premiada peça “Do outro lado do mar”. Em curtíssima temporada, o espetáculo acontece ao vivo no Novo Vila Virtual. 

Francisco Artur conta tudo pra gente.

Clique no Play para ouvir sobe a peça Do outro lado do mar (a partir de 30 minutos 37 segundos)

***

Hoje encerramos nossa homenagem aos 40 anos do Balé do Teatro Castro Alves destacando a presença dos homens na primeira companhia pública de dança do Norte e Nordeste brasileiro. 

Sobre este tema, o jornalista Roberto Aguiar conversou com o bailarino Renivaldo Nascimento, conhecido artisticamente como Flexa Dois, que é integrante do balé desde 1981. E com a bailarina Lila Martins, que é parte do corpo artístico do BTCA desde 1986, que faz uma homenagem ao amigo Ajax Vianna, que morreu ano passado.

Clique no Play para ouvir a reportaem sobre o Balé do Teatro Castro Alves (a partir de 34 minutos 59 segundos)


Roberto Aguiar faz com uma trupe muito bacana a Revista Sobrado, para você acessar e curtir muito, também - www.revistasobrado.com.br

***

Marisa Monte lançou, nesta quinta-feira, dia 10, nas plataformas o single “Calma”, parceria com Chico Brown e primeira música de seu novo e aguardado disco “Portas”, que será lançado pelo selo da artista Phonomotor com distribuição da Sony Music. 

Marisa decretou publicamente que “música é remédio” ao falar sobre o disco, sobre o isolamento, sobre o medo.

E aqui vai aquele abraço para os ouvintes da Rádio Nova da Língua Portuguesa, nossa parceira // Você que ouve o Curta de Casa pode acessar a Rádio Nova da Língua Portuguesa no endereço www.rnlp.me. É massa!

E encerrando o Curta de Casa de hoje, uma boa dose de Marisa Monte, em “Calma”.

Veja
Marisa Monte Portas | Single Calma