Veículos

Volvo XC40 elétrico chega ao Brasil

As entregas aos compradores começam em setembro

O XC40 Recharge é o primeiro modelo a utilizar o conjunto P8 100% elétrico da Volvo

Um futuro livre de emissões por veículos é a meta da Volvo. Tanto que a marca informou que a partir de 2030 só venderá veículos elétricos. Como parte dessa iniciativa, a fabricante de origem sueca lançou no Brasil o SUV XC40 Recharge Pure Electric por R$ 389.950.

Esse preço é válido durante o período de pré-venda. Ou seja: as entregas aos compradores começam em setembro.

O XC40 Recharge é o primeiro modelo a utilizar o conjunto P8 100% elétrico da Volvo. Isso quer dizer que há dois motores, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, que geram potência total de cerca de 408 cv. A autonomia é de até 418 quilômetros.

Segundo informações da Volvo, a versão elétrica vai representar 15% das vendas do XC40. Aliás, a marca sueca detém 40% dos emplacamentos de veículos eletrificados no País. De acordo com executivos da empresa, serão oferecidas 300 unidades durante a pré-venda.

E os compradores desses carros receberão um wallbox, equipamento fixo que permite recarregar as baterias do carro na garagem. Além disso, esses clientes levarão de graça o Google Nest. O assistente virtual, que entende comandos de voz em português pode funcionar como central de controle para casas e escritórios conectados.

No visual, o novo XC40 Recharge é praticamente igual à versão híbrida plug-in. Na dianteira, não há grade para entrada de ar para refrigerar o motor. Na cabine, o SUV traz um inédito sistema multimídia Google Built-in, que integra diversos recursos da gigante da área de tecnologia. O sistema inclui tela central de 9 polegadas sensível ao toque na posição vertical.

Volvo XC40

E, como é de praxe na linha Volvo, há vários recursos voltados à segurança. Entre os destaques está o Pilot Assist, que mantém o carro na faixa da pista, inclusive em curvas. Assim como o City Safety, que detecta veículos, pedestres, ciclistas e animais, o que reduz o risco de acidentes.

Colabora com isso o monitoramento de pontos cegos e de tráfego cruzado, que monitora outros veículos na parte traseira. Este é particularmente útil em manobras de estacionamento, como nas saídas de vaga.

O modelo elétrico tem garantia de três anos. "O XC40 Recharge Pure Electric inaugura uma nova fase na comercialização de nossos produtos. O cliente já adquire o carro com um pacote completo de manutenção dentro desse período, além do Volvo On Call que, mais do que um serviço de concierge, é um assistente em caso de acidente", diz o diretor de produto da Volvo e customer service Latam, André Bassetto.

Desde 2018 a Volvo investe em eletrificação veicular no Brasil. Naquele ano, lançou o XC90 Plug-in Hybrid. Além disso, a empresa pretende ultrapassar a marca de mil eletropostos instalados no Brasil até o fim de 2020. Por ora, são cerca de 700.

Os pontos estão listados no Waze e no Google Maps. Assim, podem ser utilizados também por veículos de outras marcas.

Para quem quiser testar ou conhecer qualquer carro da marca, há o Volvo Lovers. O programa oferece empréstimos grátis de todos os modelos híbridos.