Veículos

Audi mostra na China o conceito de carro totalmente elétrico

O A6 e-tron concept antecipa a futura plataforma de tecnologia da Audi para a mobilidade urbana

O A6 e-tron concept da Audio

Poucos dias após apresentar os SUVs elétricos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron, a Audi aproveitou o Salão do Automóvel de Xangai, na China, para revelar mais uma aposta eletrificada: o A6 e-tron concept.

Trata-se de um carro-conceito totalmente elétrico que, entre os principais destaques, inaugura a Premium Platform Electric (PPE), plataforma desenvolvida sob liderança da Audi. A novidade chegará às lojas em 2022.

Segundo a Audi, o A6 e-tron concept antecipa sua futura plataforma de tecnologia para a mobilidade urbana. De acordo com a marca alemã, a partir do próximo ano, toda sua linha passará a utilizar a base PPE.

Isso inclui sedãs e SUVs. Os primeiros carros feitos em série a trazer a novidade serão do segmento "C". Depois, virão os do segmento "B".

Por ora, a despeito da tecnologia inovadora, o que chama a atenção é o belo desenho. A silhueta de estilo sportback tem linha de teto com queda acentuada na parte traseira. Na frente, destacam-se os faróis estreitos e com máscara negra, que casam muito bem com a grade.

Aliás, a única semelhança do protótipo com o sedã A6 atual são as dimensões. Ou seja, o A6 e-tron concept tem 4,96 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,44 m de altura. O carro que será feito em série deverá ser bastante parecido com o novo modelo conceitual.

Como é de praxe na marca alemã, a preocupação com a aerodinâmica foi levada muito a sério no novo modelo. Desde o Audi 100, sedã que marcou época por ter Cx de 0,30 - o que lhe rendeu título de campeão mundial de aerodinâmica, agora, a empresa foi além.

No A6 e-tron concept, o Cx é de apenas 0,22 Cx. Na prática, quanto menor for a resistência ao ar, melhor será a eficiência energética do veículo. E, como se trata de um carro 100% elétrico, a autonomia será maior.

Aliás, segundo dados da Audi o protótipo pode rodar mais de 700 quilômetros sem recarregar as baterias (com base no padrão europeu WLTP). E, para acelerar de 0 a 100 km/h são necessários menos de 4 segundos.

O A6 e-tron concept que está em Xangai tem rodas de 22 polegadas E câmeras em vez de espelhos retrovisores externos.

Outra solução interessante é a cor da carroceria, batizada pela Audi de "heliosilver". Além de acentuar as formas, graças ao efeito tridimensional, ela ajuda a reduzir o consumo de energia. Isso porque, ao refletir a luz solar, diminui a necessidade de uso do ar-condicionado.