Artes Visuais

Escola de Belas Artes da Ufba abre inscrições para Pós-Graduação

Para curso online em Arte Educação

A Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/Ufba) está com inscrições abertas para a 5ª edição da Especialização em Arte Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas. São 75 vagas para licenciados e graduados para esta que foi a primeira e permanece sendo a única especialização sobre o tema em Salvador. As inscrições vão até o dia 07 de maio, no endereço http://arteeducacaoebaufba.blogspot.com.

Uma das mais tradicionais escolas de artes do país, a EBA promove esta especialização com foco em artes africana e indígena, gestão em artes e políticas públicas, com experiência de campo. São 12 módulos disciplinares, abordando também arte educação e tecnologia, manifestações culturais brasileiras, pedagogia da performance, laboratório de expressão do corpo, ritmo e musicalidade, e inclusão social, identidade e diversidade cultural.

O Curso será 100% online, via plataformas virtuais especializadas em educação. A pós-graduação ainda inclui uma vivência de cinco dias na cidade de Igatu, Chapada Diamantina, para oficinas promovidas pelos próprios alunos nas escolas públicas e apresentações culturais na comunidade (esta atividade depende do retorno às aulas presenciais da UFBA). O público alvo é formado majoritariamente por professores, pedagogos, educadores, artistas e profissionais que atuam com educação básica, possibilitando uma formação continuada, voltada às práticas e teorias de arte educação escolar.

O início do curso será em 31 de maio, em formato modular, no horário das 18h às 22h, com uma semana de aulas  por mês. A coordenação é do Professor Ricardo Biriba e o Corpo Docente é composto por professores da Escola de Belas Artes, Faculdade de Educação, Escola de Dança, Escola de Música e do IFBA. E, para as atividades complementares, o curso promove palestras, rodas de conversas e mesas de debates com a participação de ativistas, educadores, artistas, entre outros profissionais da área. 

O Curso já formou mais de 160 pós-graduados com uma produção científica significativa nas diversas subáreas que compõem a arte educação. "Além do diploma de pós-graduação em uma das mais importantes Escolas de Artes do país, o diferencial metodológico do processo formativo  é a vivência de campo e a possibilidade de aprofundar conhecimentos sobre as diferenças culturais contemporâneas, os seus processos transformadores e socioeducativos no ensino da arte. Além da capacitação para o desenvolvimento de projetos artísticos culturais e pesquisas em arte educação", salientou o coordenador do curso,  Ricardo Biriba.

Especialização em Arte Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas

Inscrições:  http://arteeducacaoebaufba.blogspot.com
Período: Até 07 de maio
Processo Seletivo: 12, 13 e 14 de maio, com entrevistas via Google Meet
Início das aulas: 31 de maio de 2021
Mais informações: (71) 98897 4610