O helicóptero Ingenuity da Nasa realizou, nesta segunda-feira (19), seu primeiro voo em Marte. Foi o primeiro voo motorizado e controlado em outro planeta e ajudará a agência espacial americana a coletar dados sobre as condições no Planeta Vermelho.
Para este primeiro voo, numa série de diferentes experiências, estava previsto um voo a três metros solo, mantendo-se no ar por apenas 20 ou 30 segundos, voltando a descer em segurança.
Segundo a Nasa este é um grande marco, ao ser o primeiro a levantar voo, com 25 mil rotações por minuto, nas condições extremas da atmosfera de Marte. Outros voos de teste estão previstos, com um aumento de altitude e movimento em distância.
Engenheiros da Nasa comemoraram o sucesso do voo. "O Ingenuity relata ter realizado aceleração, decolagem, voo, flutuação, descida, pouso, aterrissagem", foi o anúncio ouvido no Centro de Controle de Missão da Nasa.
"Dados do altímetro confirmam que o Ingenuity realizou o primeiro voo de um helicóptero motorizado em outro planeta", veio a informação.
O objetivo do voo do Ingenuity é obter precisos dados, para que se possa afinar e criar versões melhoradas dos helicópteros marcianos, que ajudem os cientistas a explorar o planeta vermelho.
A primeira viagem do Ingenuity foi inicialmente marcada para o dia 12, mas teve que ser adiada após o surgimento de um potencial problema durante um teste de alta velocidade dos rotores do helicóptero de 1,8kg.
Se o helicóptero falhasse rover Perseverance iria atualizar o novo software de controle de voo, instalado na semana passada, no próprio Ingenuity. Seriam necessários alguns dias adicionais para preparar o carregamento e teste do software no helicóptero, assim como preparar os rotores para a sua nova configuração.
A operação desta segunda-feira era altamente arriscada: o voo é um desafio porque o ar em Marte é muito rarefeito, com menos de 1% da pressão da atmosfera da Terra.