Artes Visuais / Comportamento / Livros

Evento internacional reúne Mulheres em Diálogos

É o UNIDAS que realiza o encontro entre 40 mulheres das mais diversas trajetórias

Foto: Divulgação
Comportamento
Preta Rara

Exatamente 40 mulheres, das mais diversas trajetórias, representatividades e origens, vão participar do evento “UNIDAS: Mulheres em Diálogos”, em sua programação no Brasil. De 25 a 28 de novembro, Salvador e Berlim serão as cidades-sedes deste grande encontro, que objetiva desenvolver pensamentos e ações que fortaleçam a continuada luta pela igualdade de gêneros.

Debates, palestras, grupos de trabalho e performances artísticas se articulam nos dois lados do Atlântico, em quatro blocos temáticos: “Interseccionalidade”, “Direitos das mulheres e igualdade de gênero”, “Violência contra as mulheres” e “Prevenção de crises”.

Todas as atividades terão transmissão ao vivo no canal de YouTube do Goethe-Institut Salvador-Bahia, que abrigará as ações: www.youtube.com/goethebahia.

A partir de uma curadoria formada integralmente por mulheres, as ativistas que estarão na capital baiana são reconhecidas como militantes artísticas, negras, indígenas, LGBTQI+, periféricas, anticapacitistas, políticas, educacionais e sociais. 

São elas: Adriele do Carmo, relações públicas, poeta e ativista; Ana Antar, desenvolvedora de jogos, produtora e diretora teatral; Ana Fontes, empreendedora social; Ana Paula Freitas, advogada e coordenadora de programas em direitos humanos; Ângela Guimarães, socióloga, professora e presidenta nacional da UNEGRO; Ariene Susui, ativista indígena, jornalista e mestranda em Comunicação; Brisa Flow, cantora, pesquisadora e arte-educadora; Carla Akotirene, pesquisadora;

Carol Barreto (foto Cleitson Cunha), modAtivista, professora e pesquisadora; Cássia Virgínia Maciel, psicóloga e pró-reitora da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade Federal da Bahia (PROAE/UFBA); Elaine Bortolanza, pesquisadora, ativista e produtora cultural; Flavia Candida, produtora e curadora; Giovanna Heliodoro, historiadora, pesquisadora e comunicadora; Graciela Guarani, comunicadora social, produtora cultural e cineasta;

Iraildes Elisia Andrade Nascimento, professora, ativista negra e candomblecista; Jaciara Ribeiro, yalorixá e ativista; Jade Maria Zimbra, multiartista; Jovanna Baby, transAtivista dos Direitos Humanos; Juliana dos Santos, artista visual; Julieta Paredes, ativista feminista-comunitária, escritora e compositora; Katiúscia Ribeiro, filósofa, professora e doutoranda em Filosofia Africana; Keila Simpson, educadora e líder da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA);

Keyna Eleison, curadora de arte e escritora; Kika Carvalho, artista visual e educadora social; Leandrinha Du Art, ativista; Livia Sant’Anna Vaz, promotora de Justiça, mestra em Direito Público e doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas; Lourdes Barreto, ativista, prostituta e educadora; Malu Avelar, coreógrafa; Maria de Totó, auxiliar de enfermagem aposentada, advogada e liderança Quilombola; Milly Costa, ativista e palestrante; Nádia Akawã Tupinambá, mulher medicina, ativista e educadora;

Olinda Yawar, jornalista, cineasta e ativista ambiental; Preta Rara, rapper, historiadora e escritora; Sista Katia, conectora urbana, grafiteira e produtora artística; Tamikuã Txihi, artista plástica e liderança indígena; Thiffany Odara, pedagoga, educadora social e redutora de danos; Valdecir Nascimento, professora e ativista; Vânia Rezende, educadora sexual, ativista e poetisa; Vanja Andréa Santos, professora e ativista; e Xenia França, cantora. Para minibios e fotos de todas elas, acesse: http://bit.ly/unidas-mulheres-em-dialogos.

Realizado pela UNIDAS – Rede de Mulheres entre a Alemanha, América Latina e Caribe, pelo Goethe-Institut e pelo Ministério Alemão das Relações Exteriores, que patrocina o projeto através do seu ministro Heiko Maas, e com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), o evento se dispõe a dar substância aos propósitos da rede UNIDAS, lançada em abril de 2019, também em Salvador, e consolidada em maio daquele ano, na Alemanha, com objetivo de criar parcerias entre este país e os da América Latina e do Caribe, com foco na igualdade de gênero e no desenvolvimento de estratégias para promoção de sociedades mais estáveis e seguras. O grupo pretende fortalecer o envolvimento e a liderança das mulheres na sociedade, na política, na área de negócios e na ciência, além de fomentar um intercâmbio de aprendizado e colaboração mútuos entre estas regiões, onde movimentos pelos direitos das mulheres vêm sendo sistematicamente apoiados.

Em Berlim, as discussões, palestras e grupos de trabalho se darão online, conectados e simultâneos aos do Brasil, construindo pontes digitais transatlânticas. As unidades do Goethe-Institut de vários países também, especialmente da América Latina, engajarão suas comunidades em torno deste projeto internacional.

Apoio continuado em Salvador – Membro-fundadora da UNIDAS junto a nomes como Natalia Gherardi, advogada e professora argentina, e Asiya Mohammed, que dirige a organização Conflict Women em Trinidad e Tobago, a atriz alemã Sibel Kekilli esteve em residência na capital baiana, entre janeiro e março deste ano, no Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut, aonde veio com objetivo de mobilizar ações para efetivar na cidade as intenções da rede.

Katiúscia Ribeiro - foto Karen Barauna

Em sua missão, articulou-se com a SPM-BA e foi responsável por levantar patrocínio para a inauguração, em fevereiro, da Casa Respeita as Mina, no Pelourinho, numa iniciativa da Maré Produções, em parceria com a SPM-BA, com patrocínio da Bahiatursa, do Goethe-Institut e da UNIDAS. Sibel, que alcançou fama mundial com seu papel como Shae na série “Game of Thrones”, milita pelos direitos das mulheres desde 2005. Foi embaixadora da Terre des Femmes por muitos anos e recebeu a Cruz de Mérito Federal 2017 por sua luta. Também apoia a organização Papatya, onde atua como patrocinadora da consultoria online Sibel.

Através da UNIDAS e do Governo Alemão, o Goethe-Institut Salvador também viabilizou, em meio à crise causada pela pandemia da Covid-19, em junho deste ano, a doação de 1.700 cestas básicas para distribuição entre mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da Rede Mulher Solidária, liderada pela SPM-BA e com a participação de variadas instituições.