Comportamento

Curta de Casa: Frank Menezes e um conto erótico (baixe o volume)

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Divulgação
O ator Frank Menezes

Olá, este é o podcast Curta de Casa, eu sou Doris Pinheiro e chegou a hora de você saber sobre um monte se coisas bacanas que estão acontecendo.

***

Hoje a gente foi futucar a vida de dois queridos artistas baianos: Juliana Ribeiro e Alexandre Leão.

E você sabia que a Bahia vai realizar o maior evento da gastronomia do mundo?

E Tchan, tchan tchan tchan! Você vai conhecer em primeiríssima mão um conto erótico narrado/interpretado por ninguém menos que Frank Menezes! É a estreia de um autor ainda misterioso, 100% baiano: Jota G...

Mas há também o curta-metragem “Cá te Espero no Tumbenci – Saberes e Fazeres”, o festival Mississipi Delta Blues, e teatro e dança e literatura...

Pode botar pra tocar até o fim porque o negócio está bom, hoje! 

E com a gente o jornalista Roberto Aguiar, da Revista Sobrado. Anote, acesse, curta os textos super bacanas -  www.revistasobrado.com.br - jornalismo cultural crítico e independente.

***

Anote aí : Live gratuita de música medieval com o duo Olam Ein Sof , no YouTube do Instituto Ling – L-I-N-G, no dia 14 de novembro, sábado, às sete da noite.

 

Clique no Play para ouvir o duo Olam Ein Sof (a partir de 1 minuto 47 segundos)

***

E agora vamos falar de comida. A Bahia simplesmente vai realizar o maior evento da gastronomia mundial. É isso mesmo que você ouviu. É a 3ª edição do Terra Madre Brasil, que acontece entre os dias 17 e 22 de novembro em formato online, com atividades gratuitas para agricultores familiares, educadores, formadores de opinião e cozinheiros.

Reunindo Comunidades Slow Food no Brasil, o foco é a comida de verdade. 

Quem fala ao Curta de Casa é  Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR.

O Terra Madre Brasil é uma correalização da Associação Slow Food do Brasil e do Governo da Bahia, através da CAR, que é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Vamos ouvir Wilson Dias...

Clique no Play para ouvir Wilson Dias falando sobre o festival de gastronomia (a partir de 4 minutos 1 segundo)

E do Terra Madre Brasil participam nomes como Bela Gil e o fundador do movimento Slow Food, Carlo Petrini. São mais de 50 atividades, 300 agricultores familiares e camponeses, além de milhares de ativistas de vários lugares do mundo.

Confira a programação completa no site www.terramadrebrasil.org.br.

***

E eu estou morrendo de orgulho! Três ex-alunas minhas do curso de Publicidade da Faculdade da Cidade lançaram um lindo trabalho, o curta-metragem “Cá te Espero no Tumbenci – Saberes e Fazeres” sobre um dos mais antigos terreiros da nação Angola em Salvador, o Tumbenci, fundado em 1850.

Aryadila Sacramento fez o roteiro, a coordenação de produção foi de Janaina Costa e a direção de Paula Almeida. E as meninas contam tudo pra gente ,agora. Diga aí, Aryadila Sacramento!

Clique no Play para ouvir Aryadila Sacramento falando sobre o curta "Cá te espero..." (a partir de 6 minutos 17 segundos)

O filme busca também estratégias para articular ações culturais, sociais, educativas, com novas perspectivas para a comunidade do Cabula/Beiru e seus 17 bairros do entorno, contribuindo assim para a cidadania e valorização do patrimônio cultural brasileiro.

E quer saber mais? Ouça só Paula Almeida...

Clique no Play para ouvir xxx (a partir de 7 minutos 48 segundos)

Parabéns meninas, mais uma vez declaro aqui publicamente o meu orgulho. Para você que me ouve acesse o link oficial "Cá Te Espero no Tumbenci" e assista.

***

Não é fofoca, que eu não sou fofoqueira nem nada, mas quero saber, o que andam fazendo nossos artistas do coração? Roberto Aguiar me ajudou a descobrir.

Clique no Play para ouvir a reportagem de Roberto Aguiar (a partir de 8 minutos 29 segundos)

No vídeo
"Preta brasileira", com Juliana Ribeiro

***

Mais música negra! Desta vez, blues...

De 20 a 22 de novembro acontece o Mississippi Delta Blues Festival, que será on-line, apresentará 24 shows elétricos, inúmeros shows "solo" acústicos intitulados "Crossroads Time", em gravações envolvendo artistas de sete países, num total de mais de 30 horas de música. Genial!

Iven Vit conta tudo.

Clique no Play para ouvir sobre o Mississippi Delta Blues Festival (a partir de 11 minutos 44 segundos)

***

E Red Bull Dance Your Style, evento global de danças urbanas, está convidando dançarinos do mundo inteiro a participarem de uma competição especial. A disputa ocorre de forma digital por meio da plataforma TikTok. Essa Tik Tok dá e deixa... quem conta tudo pra gente é Pelezinho, que é B-Boy e jurado do Red Bull Dance Your Style.

Clique no Play para ouvir Pelezinho, sobre o Red Bull Dance Your Style (a partir de 14 minutos 26 segundos)

As inscrições terminam dia 15. Se ligue!  E olha só qual vai ser o clima do concurso... Eu fico aqui na minha cadeira em frente ao computador tipo eu me remexo muito ... “Get Loose Now”, do Black Eyed Peas.

***

Estou elétrica!

Essa é para curtir online também. A bailarina Marília Coelho apresenta o espetáculo Lapso, ao vivo nos dias 28 e 29 de novembro no Youtube, com distribuição de ingressos pela plataforma Sympla, a R$ 25 reais.

Ela realiza também a oficina online Tempo e Distorções, onde compartilha o processo criativo deste trabalho nos dias 21 e 22 de novembro pelo Zoom.

Haverá, ainda, o lançamento da web arte lapsolapso.com, criada em parceria com o artista visual Bruno Kurru. Neste site, Marília apresenta uma transposição poética do espetáculo para o ambiente virtual.

***

Teatro! Uma bonita e intensa celebração está sendo realizada em São Paulo pelo Grupo 19 de Teatro. Quem conta mais é Iven Vit.

Clique no Play para ouvir a reportagem de Iven Vit (a partir de 15 minutos 59 segundos)

Os ingressos gratuitos para a celebração do Grupo 19 de Teatro podem ser adquiridos no sympla.com.br/grupoxixdeteatro, ou seja, 19 em algarismos romanos.

***

Música!

E eu fui futucar a vida de uma cara que eu gosto muito, como artista e como pessoa : Alexandre Leão...

Clique no Play para ouvir Alexandre Leão (a partir de 18 minutos 1 segundo)

No vídeo
Alexandre Leão Música & Músicos - Oyá - Moreno Veloso

***

E vamos falar de literatura. 

A Câmara Brasileira do Livro divulgou os nomes dos finalistas do sexagésimo segundo Prêmio Jabuti e tem dois baianos nela: o professor João José Reis que concorre na categoria Ciências Humanas, com “A Greve Negra de 1857 na Bahia” e Itamar Vieira Júnior, que concorre pela segunda vez, e disputa na categoria Romance Literário, com o livro “Torto Arado”.

Roberto Aguiar fala sobre o prêmio e ouve Itamar Vieira Júnior.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o Prêmio Jabuti (a partir de 20 minutos 40 segundos)

***

Eu tenho isso aqui comigo há um tempo... mas fiquei guardando para uma ocasião especial. Durante a pandemia nosso escritor misterioso JOTA G, se dedicou a criar contos eróticos com uma pegada meio engraçada e um tempero totalmente baiano. Aí eu joguei um destes contos na mão do maravilhoso Frank Menezes e você vai ouvir o resultado agora, exclusivo, inédito, totalmente Curta de Casa

Tire as crianças da sala...

Clique no Play para ouvir o conto erótico na voz do ator Frank Menezes (a partir de 22 minutos 21 segundos)

E Frank Menezes volta aos palcos no dia 21 de novembro, sábado, às cinco da tarde,  com um personagem totalmente novo, O “Pai Lavoisier”, criado por ele, com texto dele...

A apresentação será ao vivo e virtual pelo Teatro Módulo ao Vivo On Line na Plataforma Digital da Sympla. "Pai Lavoisier" é um mestre espiritual idoso que no isolamento social lida com as atribuições do dia a dia e ainda com espíritos que querem se comunicar através dele e acabam por atrapalhar seu canal de mensagens na internet. Já sentiu, vai ser um show! 

Até semana que vem!