Comportamento / Mundo

Carros usados aumentam poluição em países em desenvolvimento

Entre 2015 e 2018, 14 milhões de veículos foram exportados em todo o mundo

Foto: Unama/Nasim Fekrat
Frota global de veículos está em rápido crescimento
Frota global de veículos está em rápido crescimento

Milhões de carros usados que são exportados da Europa, dos Estados Unidos e do Japão para o mundo em desenvolvimento são de baixa qualidade, aumentando a poluição do ar e limitando os esforços para mitigar os efeitos da mudança climática. 

Essa é uma das conclusões de um novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, publicado esta segunda-feira. 

Crescimento 

A pesquisa mostra que entre 2015 e 2018, 14 milhões de veículos foram exportados em todo o mundo. Cerca de 80% foram para países de rendas baixa e média, sendo que mais da metade para a África. 

O relatório, o primeiro que analisa o tema, apela à ação para preencher o vazio atual adotando padrões de qualidade mínimos para garantir que veículos usados contribuem para frotas mais limpas e seguras nos países importadores. 

A frota global de veículos está em rápido crescimento e é um dos principais fatores que contribuem para a poluição do ar e a mudança climática. 

Impacto  

Em todo o mundo, o setor de transporte é responsável por quase um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas à energia. Especificamente, as emissões dos veículos são uma fonte significativa de partículas finas e óxidos de nitrogênio, as principais causas da poluição do ar urbano. 

Em comunicado, a diretora executiva do Pnuma, Inger Andersen, disse que “limpar a frota global de veículos é uma prioridade para atender às metas globais e locais de qualidade do ar e clima.” 

Anderson contou que, ao longo dos anos, os países desenvolvidos exportaram cada vez mais seus veículos usados para os países em desenvolvimento. Segundo ela, “isso acontece em grande parte sem regulamentação.” 

Para Andersen, a falta de normas eficazes está resultando no descarte de veículos velhos, poluentes e inseguros.  

Por um lado, ela disse que “os países desenvolvidos devem parar de exportar veículos reprovados nas inspeções ambientais e de segurança e não são mais considerados em condições de rodagem em seus próprios países.” 

Já os países importadores, devem introduzir padrões de qualidade mais rígidos. 

Regulamentação 

O relatório analisou 146 países e concluiu que cerca de dois terços dos Estados-membros da ONU têm políticas "fracas" ou "muito fracas" para regular a importação destes veículos. 

Por outro lado, quando os governos implementaram medidas sobre o tema, isso dá acesso a veículos usados de alta qualidade, incluindo carros híbridos e elétricos, a preços acessíveis.  

Marrocos, por exemplo, permite apenas a importação de veículos com menos de cinco anos e que cumpram as normas europeias de emissão.  

Importadores e exportadores 

Segundo a pesquisa, os países africanos importaram o maior número de veículos usados, cerca de 40%. A seguir estão países da Europa Oriental com 24%, Ásia-Pacífico, 15%, Oriente Médio, 12%, e América Latina, 9%.  

Através de seus portos, a Holanda é um dos maiores exportadores da Europa. Uma análise recente mostrou que a maioria desses veículos não tinha certificado de inspeção técnica válido. A maioria deles tinha entre 16 e 20 anos e não cumpria os padrões de emissão europeus. 

A idade média dos veículos usados que foram exportados para a Gâmbia, por exemplo, estava perto dos 19 anos. Um quarto dos veículos usados com destino à Nigéria tinha quase 20 anos. 

Em comunicado, a ministra do Meio Ambiente da Holanda, Stientje Van Veldhoven, disse que “esses resultados mostram que ações urgentes precisam ser tomadas para melhorar a qualidade dos veículos usados exportados da Europa.” 

Van Veldhoven afirmou, no entanto, que a Holanda não pode resolver esta questão sozinha. Segundo ela, é necessária “uma abordagem europeia coordenada e a uma cooperação estreita entre os governos europeu e africano.”