Brasil / Cinema / Comportamento

Plataforma de streaming usa cenas de filmes para alertar sobre violência doméstica

O "180Play" é uma plataforma gratuita que reúne cenas de filmes, séries e novelas para conscientizar sobre as formas de violência doméstica

Foto: Reprodução
Filme "O Homem Invisível"
Cena do filme "O Homem Invisível", utilizada para conscientizar sobre violência física contra a mulher

O Instituto Maria da Penha apresenta o  “180Play”, uma  plataforma gratuita de streaming que reúne cenas de filmes, séries e novelas para conscientizar sobre as formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres.

A iniciativa tem o apoio institucional da ONU Mulheres Brasil e foi criada pela agência de comunicação F.biz, uma das principais agências digitais independentes do Brasil. Em 2011, a F.biz passou a fazer parte do WPP Group, o maior grupo de comunicação do mundo.

O lançamento da plataforma ocorre no aniversário de 14 anos da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), sancionada em 07 de agosto de 2006.

Considerada pela ONU uma das mais avançadas no mundo na defesa dos direitos das mulheres, a lei vai além da responsabilização dos agressores e traz em seu texto outros dispositivos, como a definição dos cinco tipos de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e sexual.

Seja na vida real ou na ficção, milhares de pessoas presenciam atos de violência doméstica todos os dias, mas nem sempre conseguem identificá-los.

Apesar de saberem da existência da lei, 68% das mulheres alegam conhecê-la pouco e 11% delas afirmam não conhecer nada.

“O consumo dos conteúdos das plataformas de streaming já vinha crescendo, e o isolamento social fez com que isso se potencializasse. Hackear esse comportamento para dar visibilidade à violência, que nem sempre é visível, foi o ponto de partida deste trabalho. Afinal, quanto mais pessoas souberem identificar essas agressões, maiores são as chances de denúncias”, afirma o co-CEO da F.biz, Fernand Alphen.

Para a cofundadora e superintendente-geral do Instituto Maria da Penha, Conceição de Maria, a informação é uma grande aliada na prevenção e combate à violência doméstica, além de ajudar a desnaturalizá-la.

Por isso, segundo ela, é fundamental ampliar o acesso à Lei Maria da Penha, principalmente nesse contexto de isolamento social, em que o número de casos aumentou de maneira significativa.

Reconhecer que está em uma situação de violência é um passo importante para a mulher buscar ajuda e quebrar o ciclo da violência, lembrou a ONU Mulheres.

Depois de acessar as informações sobre o assunto, o usuário ou a usuária da plataforma pode realizar denúncias dentro do próprio ambiente do site: basta apertar um botão e ligar para o número 180.

“A violência contra as mulheres e meninas é uma grave violação dos direitos humanos das mulheres e nos chama a inovar para exemplificar as suas distintas formas de manifestação e enfrentamento. As artes — e aqui, especificamente, o audiovisual — são uma importante ferramenta para promover a sensibilização e engajamento de um público mais abrangente sobre o tema e ampliar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e seus respectivos mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar”, disse Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres Brasil.

Durante o desenvolvimento da plataforma, foram tomados todos os cuidados necessários para garantir os direitos autorais e de personalidade, incluindo também a classificação indicativa dos conteúdos.

As cenas extraídas e utilizadas no 180Play não representam opiniões ou ações dos criadores, atores ou pessoas nelas retratadas, bem como não relaciona esses conteúdos a qualquer tipo de apologia à violência.

Telefones importantes
· Para denúncias: Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
· Para emergências: Disque 190 – Polícia Militar
Link do 180Play: www.180play.com.br ( copie e cole o link em seu navegador)

Sobre o Instituto Maria da Penha 

Fundado em 2009, o Instituto Maria da Penha (IMP) é uma organização não governamental sem fins lucrativos. A sua missão é enfrentar, por meio de mecanismos de conscientização e empoderamento, a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Assim, o IMP estimula e contribui para a aplicação integral da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), bem como monitora a implementação e o desenvolvimento de políticas públicas, além de promover ações para construir uma sociedade mais justa, livre de discriminação e violência. Mais informações em: www.institutomariadapenha.org.br

Sobre a ONU Mulheres

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada a promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Como defensora mundial para mulheres e meninas, foi estabelecida para acelerar o progresso em favor da melhoria das condições de vida e responder às necessidades de mulheres e meninas no mundo.

A ONU Mulheres apoia os Estados-membros das Nações Unidas no estabelecimento de normas internacionais para alcançar a igualdade de gênero e trabalha com os governos e a sociedade civil na criação de leis, políticas, programas e serviços necessários para implementar tais normas.

Também apoia a participação igualitária de mulheres em todos os aspectos da vida, principalmente em cinco áreas prioritárias: liderança e participação política das mulheres; empoderamento econômico das mulheres; fim da violência contra mulheres e meninas; a participação das mulheres em todos os processos de paz, segurança e emergências humanitárias; e a incorporação da igualdade de gênero como elemento central de governança e planejamento para o desenvolvimento.

A organização coordena e promove o trabalho do Sistema das Nações Unidas para alcançar a igualdade de gênero.