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Ford apresenta nos EUA o Mustang Match-E elétrico para competição

O Mustang Mach-E 1400 serve como banco de ensaio para novos materiais

Foto: Ford
O Mustang Mach-E 1400 deve gerar mais de 1.400 cv de potência

O protótipo foi desenvolvido pela Ford Performance em parceria com a RTR Vehicles para mostrar o potencial de desempenho da propulsão elétrica.

Seguindo os passos do Mustang Cobra Jet 1400 elétrico, o Mustang Mach-E 1400 deve gerar mais de 1.400 cv de potência com seus sete motores e bateria de ultra-alto desempenho. Além de estrear em breve na Nascar, ele está pronto para competir em qualquer tipo de pista, incluindo arrancada e drifting. 

O Mustang Mach-E 1400 serve também como banco de ensaio para novos materiais. O capô é feito de um composto de fibras orgânicas, uma opção leve à fibra de carbono usada no restante do veículo.

“Agora é o momento perfeito para aproveitar a tecnologia elétrica, aprender com ela e aplicá-la à nossa linha”, diz Ron Heiser, engenheiro-chefe do programa, Mustang Mach-E. “O Mustang Mach-E será divertido de dirigir, como todos os outros Mustangs, mas é completamente insano, graças aos esforços da Ford Performance e da RTR.”

O Mustang Mach-E 1400 é o resultado de 10.000 horas de desenvolvimento da Ford Performance e da RTR para preencher a lacuna entre o que um veículo elétrico pode fazer e o que os clientes acreditam que ele pode fazer.

“Ficar ao volante deste carro mudou completamente a minha perspectiva do que pode ser potência e torque", diz Vaughn Gittin Jr., piloto vitorioso e fundador da RTR Vehicles. “Essa experiência é diferente de tudo que você já tenha imaginado, exceto talvez uma montanha-russa magnética.”

O Mustang Mach-E 1400 tem sete motores – cinco a mais que o Mustang Mach-E GT. Três são acoplados ao diferencial dianteiro e quatro à traseira, no estilo panqueca, com um único eixo de transmissão. Este conjunto permite ajustar o carro para todo tipo de prova, desde drifting e arrancada a corridas de alta velocidade.

“O desafio era controlar os níveis extremos de potência fornecidos pelos sete motores”, diz Mark Rushbrook, diretor de Motorsport da Ford Performance. “O Mustang Mach-E 1400 é uma vitrine do que um veículo elétrico pode fazer.”

O chassi e o trem de força são configurados para testar diferentes layouts e seus efeitos no consumo e desempenho, incluindo tração traseira, dianteira ou nas quatro rodas. A potência pode ser direcionada totalmente para a frente ou a traseira, ou dividida. A “downforce” será de mais de 1.000 kg a 270 km/h.

A bateria de 56,8 kWh é composta por células de níquel-manganês-cobalto, para ultra-alto desempenho e alta taxa de descarga. Durante o carregamento, a bateria é resfriada por um líquido de refrigeração dielétrico.

Um impulsionador eletrônico de freio permite que a frenagem regenerativa seja combinada com o ABS e controle de estabilidade para otimizar o sistema de frenagem. O Mustang Mach-E 1400 possui freios Brembo, como o Mustang GT4 de corrida, e um freio de mão hidráulico projetado para drifting, que permite desligar a energia dos motores traseiros.

A Ford está investindo mais de US$ 11,5 bilhões em veículos elétricos em todo o mundo, incluindo o Mustang Mach-E elétrico, que chega ao mercado norte-americano no final deste ano.

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Testes com o Mustang Match-E 1400

Família Bronco

A Ford apresentou nos Estados Unidos a nova família Bronco 2021 de veículos off-road, formada pelas versões de duas portas, quatro portas e Sport. Junto com ela surge também a marca Bronco, com tecnologias inovadoras para levar os fãs de aventura aos lugares mais remotos.

“Criamos a família Bronco para elevar todos os aspectos da aventura off-road, com o melhor chassi da categoria e tecnologias exclusivas que elevam o padrão no segmento 4x4”, diz Jim Farley, executivo chefe de operações da Ford. “Eles combinam a robustez de uma picape Série F e o espírito de performance do Mustang – embalados em um dos designs mais impressionantes e funcionais do off-road, fiel ao DNA original do Bronco.”

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O Bronco 2021

Com uma linha totalmente 4x4, o novo Bronco começa a ser produzido no início de 2021 e já tem reservas abertas nos EUA para entrega no segundo trimestre.

O novo Bronco 2021 se espelha no modelo de primeira geração, que foi apelidado de G.O.A.T. (Goes Over Any Terrain, ou “Supera qualquer terreno”) para oferecer o máximo de desempenho 4x4. 

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A evolução do Bronco

Além de vão livre do solo de 294 mm e capacidade de imersão de até 850 mm, ele incorpora tecnologias inovadoras de mapeamento e direção.

A tecnologia de tração nas quatro rodas do Bronco conta com o exclusivo G.O.A.T. Modes, sistema de gerenciamento de terreno com sete modos: Normal; Eco; Esporte; Escorregadio e Areia; além de Baja, Lama/Barranco e Escalada de Pedra.

A linha oferece dois sistemas 4x4, com configuração básica ou avançada. O sistema básico usa uma caixa de transferência eletrônica de duas velocidades “shift-on-the-fly”, enquanto o avançado tem uma caixa de transferência eletromecânica de duas velocidades com seleção automática da tração 4x2 e 4x4.

Outra novidade é o Trail Toolbox, conjunto exclusivo de tecnologias off-road que inclui: o Trail Control – controle de cruzeiro em baixa velocidade; o Trail Turn Assist, vetor de torque que aumenta o giro no fora de estrada; e o inovador controle de aceleração/frenagem para subidas em rocha.

Os modelos de duas e quatro portas vêm com suspensão dianteira independente e eixo sólido com molas helicoidais na traseira. Barra estabilizadora hidráulica semiativa e pneus off-road de 35 polegadas, inéditos no segmento, são disponíveis como opcionais. Os passageiros são protegidos por um gaiola de aço de alta resistência com airbags de cortina integrados, além de airbags dianteiros.

Eles podem vir com motor EcoBoost V6 2.7, com 314 cv e torque de 55 kgfm, ou EcoBoost 2.3 de quatro cilindros, com 274 cv e 42,8 kgfm. Há também duas opções de transmissão: a inédita manual de sete velocidades com sistema 4x4 sob demanda e a automática SelectShift de 10 velocidades.

O Bronco de duas portas vem com teto rígido dividido em três seções, que permitem várias configurações. O modelo de quatro portas tem a opção de teto rígido dividido em quatro seções ou capota de lona. As portas, com um exclusivo sistema sem molduras, são removidas facilmente.

Os dois modelos trazem central multimídia SYNC 4, de 12 polegadas, com exclusiva navegação off-road e câmera 360 ??graus que facilita a rodagem em trilhas técnicas. A cabine tem piso emborrachado, drenos, bancos de vinil e instrumentos protegidos com silicone que permitem a lavagem.

O Bronco Sport é outra grande novidade da linha de SUVs 4x4. Menor membro da família, ele traz a mesma inovação de design, desempenho, durabilidade e tecnologia para aventuras off-road de fim de semana. Entre outras características, é o melhor da categoria em vão livre do solo, ângulos de entrada e saída, capacidade de submersão na água e proteção contra obstáculos.

Também vem equipado com tecnologias inéditas desenvolvidas especialmente para trilhas, como o Trail Control para controle de cruzeiro em baixa velocidade e o sistema de gerenciamento de terreno G.O.A.T. Modes, com sete modos de rodagem. A suspensão independente na dianteira e na traseira alia desempenho e conforto.

O Bronco Sport conta com duas opções de motores: o EcoBoost 2.0, com 248 cv e torque de 38 kgfm para off-road em alta velocidade, e o EcoBoost 1.5, com 183 cv e torque de 26 kgfm. Ambos são equipados com transmissão automática de oito velocidades e pneus todo-terreno de 28,5 polegadas.

Sua carroceria tem um projeto inteligente que inclui teto estilo safari, com o maior espaço para a cabeça e para carga. Ela permite também transportar duas mountain bikes e outros equipamentos esportivos, como caiaque ou asa delta. Além de cinco versões, o Bronco Sport conta com mais de 100 acessórios originais para personalização.

No lançamento, a Ford oferece também a edição especial First Edition que traz vários itens diferenciados, como transmissão SelectShift e pneus de 29 polegadas.