As pesquisas F2F da Ipsos, instituto especializado em pesquisa de mercado, divulgam a flexibilização da quarentena nos principais centros urbanos do Brasil. Veja como cada estado está lidando com a flexibilização:
Região Norte
Amazonas
No Amazonas, igrejas e templos poderão ser reabertos. Na segunda fase iniciada no dia 15 de junho, é permitida abertura de restaurantes, cafés, padarias, fast-food e self-service, para consumo no local, com lotação máxima de 50% e com funcionamento até no máximo 22h.
Atividades esportivas individuais ao ar livre, lojas de informática, comunicação, telefonia e materiais e equipamentos fotográficos, lojas de brinquedos, livrarias, papelarias, lojas de departamento e magazines, comércio de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal, lojas de eletrodomésticos, áudio e vídeo, comércio de animais vivos, bijuteria e semi-jóia, comércio especializado de instrumentos musicais e acessórios, equipamento de escritório, escritório contábil, escritório de imobiliárias (stands de venda não), assistência técnica de eletrônicos, eletrodomésticos e demais itens, bancas de jornais e revistas em espaços internos.
Para todas as atividades se mantém as regras de distanciamento, higiene e sanitização e comunicação. Os espaçamentos de 1,5 metros, uso de máscara, álcool gel 70%, desinfecção de superfícies, reforço na limpeza, boa ventilação.
Acre
Estão autorizados o funcionamento de serviços médicos, indústria em geral (mas mediante agendamento), empresas em cadeiras produtivas de gêneros de primeira necessidade (como alimentos, medicamentos, limpeza, água, gás e combustíveis), supermercados, transporte em rios, restaurantes e oficinas em rodovias lavanderias, borracharias, call centers, bancos e lotéricas, construção civil, hotéis, motéis e serviços de telecomunicação.
Amapá
Até o dia 30 de junho está prorrogada a quarentena com tudo fechado exceto os essenciais.
O plano de retomada define que cada prefeitura será responsável pelo nível de abertura de acordo com a dinâmica epidemiológica e as condições das redes de atendimento.
E os empregadores terão que cumprir os protocolos de saúde e higiene dos estabelecimentos.
Será organizado em fases, os grupos de risco e crianças até 12 anos se mantém em isolamento e as prefeituras definiram o tipo de estabelecimento que irá retomar.
A cidade de Macapá retornará gradativamente, com uso obrigatório de máscara e os comércios terão que ter protocolos de higienização.
Pará
No Pará, as regiões metropolitanas de Belém, Marajó Oriental, Baixo Tocantins e Araguaia puderam abrir shopping centers, salões de beleza e o comércio varejista. As igrejas podem retomar atividades com até 100 pessoas.
Rondônia
A medida permite apenas o funcionamento de atividades essências como alimentação, geração de energia, saúde, restaurante no regime de delivery, escritórios de advocacia, bancos e lotéricas e locais de apoios a caminhoneiros.
Se as cidades estiverem com índice de ocupação de leitos abaixo de 80% ficam liberadas atividades como: cultos religiosos e shoppings sem liberação de praça de alimentação, concessionárias, academias, salões de belezas e lojas de roupas, informática, eletrodomésticos e sapatos.
E caso alguma cidade apresente um cenário epidemiológico melhor e ocupação baixa de leitos as cidades passam para fase 3 de abertura comercial ficando permitido a abertura de todo o comércio com exceção de casas de shows, boates, bares e restaurantes e eventos com mais de 10 pessoas.
Roraima
O decreto autorizou o funcionamento de supermercados, açougues, bancos e lotéricas, hospitais e clínicas, farmácias, escritórios de advocacia, comércio de alimentos, e medicamentos para animais, postos de combustíveis, oficinas, telecomunicações e internet, call centers e serviços agropecuários e meios de comunicação.
Os restaurantes e estabelecimentos que servem refeições foram autorizados a operar em sistema de entrega ou busca no local. Tudo com medida obrigatória de uso de máscara, álcool em gel, desinfecção frequente do ambiente e superfícies e controle de aglomerações.
Tocantins
No Tocantins as medidas são apenas serviços essenciais, farmácias, clínicas, e locais de atendimento médico, entrega de refeições, supermercados, agências bancárias e postos de combustíveis.
Para demais estabelecimentos comerciais foi indicado medidas de segurança e higiene e distanciamento.
Região Nordeste
Alagoas
As medidas de isolamento foram mantidas até essa semana. O plano de retomada inicia dia 03 de julho.
O protocolo vai incluir distanciamento social controlado com medidas como uso obrigatório de máscaras, distância de 1,5 metros entre as pessoas e aumento da frequência de limpeza dos estabelecimentos.
Os estabelecimentos abertos serão: comércio de rua, salões de beleza e igrejas, sendo os últimos de forma limitada.
Bahia
As medidas de restrição ainda estão em vigor no estado até dia 19 e em Salvador ainda está suspenso até o fim da semana. Um plano de contingência deve ser lançado nas próximas semanas.
O estado está mantendo incentivo econômico para pequenos negócios.
Ceará
Já está em vigor um plano de ação com um protocolo rigoroso de higiene e serviços considerados essências continuam funcionando, na fase 1 já poderão abrir shoppings com funcionamento de forma controlada, escolas e demais ambientes educacionais deverão ter aula presencial apenas na fase 4.
A partir do dia 06 de julho, Fortaleza avança para a fase amarela o que sugere que haja retomada 100% presencial dos setores: Têxteis e Roupas, Comunicação, Publicidade e Editoração, Indústria e Serviços de Apoio, Artigos do Lar, Cadeia Agropecuária, Cadeia Moveleira, Tecnologia da Informação, Logística e Transporte, Comércio e Serviços de Higiene e Limpeza e Cadeia Automotiva.
No dia 10/07 voltam a circular transportes intermunicipais. Estão liberados para atividades individuais praias e calçadões, sem aglomerações.
Apesar da flexibilização, bares e restaurantes ainda não poderão retomar atendimento à noite, assim como barracas de praia que estavam previstas para voltar com 50% na Fase 3.
Maranhão
No Maranhão, atualmente podem funcionar no estado minimercados, supermercados e hipermercados, construção civil, cabeleireiros e atividades de tratamento de beleza, clínicas médicas e odontológicas, hotéis e pousadas, transporte coletivo, óticas, bancos e autoescolas. Também já foram autorizadas a reabertura de shoppings com protocolos específicos para essas atividades.
Paraíba
Os municípios foram divididos por bandeiras: vermelha, laranja, amarela e verde. Cerca de 93% dos municípios estão entre a laranja e amarela. Cada bandeira corresponde a um tipo de restrição.
Os locais com bandeira vermelha têm as maiores restrições, inclusive de locomoção. A bandeira laranja permite o funcionamento apenas das atividades essenciais, a amarela tem restritas as atividades que representam maior risco para o controle da pandemia.
Já a verde permite que todos os setores estejam em funcionamento adotando medidas para o distanciamento social. Escolas, por exemplo, só podem voltar a funcionar na bandeira verde.
Em todas as bandeiras, podem funcionar atividades essenciais como restaurantes, com restrições, e lojas comerciais, apenas para delivery.
A segunda fase foi liberada, liberando escritórios e profissionais liberais, além dos treinos para atletas profissionais e funcionamento de lojas de materiais de construção e também, será retomada a circulação de ônibus.
Pernambuco
Os protocolos gerais e específicos de segurança são baseados em distanciamento social, higiene, monitoramento e comunicação para evitar o contágio por coronavírus.
Foi divido em 11 semanas o protocolo. Estava previsto para essa semana a reabertura gradual do varejo de bairro, salões de beleza e serviço de estética, delivery e coleta de shoppings centers e centro comerciais e também os treinos de futebol.
Os estágios variam com as regiões do estado e municípios.
Piauí
A reabertura inicia após lockdown de 4 dias, no dia 6 de julho, começando pelos setores da construção civil, automotivo e clínicas e consultórios médicos.
Está previsto uma retomada em 4 fases, a cada fase será liberada aos poucos os serviços começando pelos essenciais e sendo sempre revisões a cada 14 dias.
Na segunda etapa está previsto para o dia 14 de Julho abrindo concessionárias e autopeças.
Rio Grande do Norte
Retomada arriscada, pois o estado está com ocupação alta nos leitos. O plano terá 3 fases e duração de 35 dias.
Os empresários deverão cumprir as regras de proteção sanitária e medidas protetivas aos empregados.
Sergipe
Os planos de retomada começaram essa semana, será de forma gradual em 3 fases.
Inicialmente estão na fase vermelha que apenas estão liberadas as atividades essenciais.
A fase laranja é identificada como controle, amarelo de flexibilização e verde de abertura parcial ou normal controlado.
Todas as etapas deverão ter uma distância de pelo menos 14 dias de uma para outra e as flexibilizações só ocorrerão de acordo com os parâmetros estabelecidos no Plano sejam cumpridos, podendo haver regresso à fase anterior.
O estado suspendeu a flexibilização do comércio iniciada na fase laranja, por conta da quantidade de leitos ocupados, só poderá voltar para essa fase caso a ocupação esteja inferior a 70%.
Região Centro-Oeste
Distrito Federal
Além das atividades essenciais como farmácias, supermercados, açougues, postos de combustível e lojas de conveniência, também voltaram a funcionar, lojas de roupas e calçados e serviços de corte e costura e shoppings.
Todos os estabelecimentos tem horário limitado de funcionamento e devem ter afastamento de 2 metros de distância, álcool em gel e uso de máscara e disponibilização de EPI’s para os trabalhadores. Também foram reabertos parques, igrejas e templos com restrição de capacidade e afastamento.
A cidade de Brasília está em situação de calamidade pública sendo o epicentro do Covid 19, foi suspensa uma liminar que permitia a abertura do comércio, escolas, bares, restaurantes e salões de beleza.
Goiás
O governo estipulou o uso de máscara como obrigatória e as definições depender das prefeituras.
Para as academias precisa de etiqueta respiratória, disponibilização de material de higiene, distância de 2 metros e manutenção dos ambientes arejados.
Para os restaurantes, além desses cuidados também deve ter higienização dos objetivos utilizados e paredes.
Em Goiânia houve reabertura das atividades de imobiliárias, mercados municipais e espaços de treinamento de times. Além de comércio varejista e atacadista, shoppings e desses de profissionais liberais, igrejas e templos. Todos devem disponibilizar álcool gel, e respeitar os horários.
Mato Grosso
Ainda não tem plano de retomada, mas estão colaborando com medidas financeiras.
Em Cuiabá está sendo realizado um toque de recolher das 20h até as 5h, só sendo autorizado trabalhadores dos serviços essenciais e para ir até os serviços essenciais comprovadamente.
Também colocaram o rodizio de veículos e de filas de esperas em bancos, lotéricas, supermercados através do último digito do CPF da pessoa.
Essas medidas são validas até o dia 20 de julho a princípio. O governo pede que os demais prefeitos procurem manter o distanciamento a fim de diminuir os casos.
Mato Grosso do Sul
Estão na fase final de desenvolvimento do plano de retomada que irá incluir nove indicadores, considera também aspecto econômico e irão dividir as atividades como não essenciais e essenciais e conforme o risco de contágio em baixo, médio ou alto.
Região Sudeste
Espírito Santo
O estado está trabalhando para uma retomada da economia, mas sem nada definido, eles estão contribuindo com iniciativas financeiras.
Minas Gerais
O plano sugere uma retomada gradual do comércio, serviços e outros setores utilizando um critério de protocolos sanitários. O plano está dividido em 4 ondas, sendo a verde de serviços essenciais, branca primeira fase, amarela segunda fase e onda vermelha terceira fase a serem liberadas de forma progressiva. A adoção das medidas e a retomada das atividades ficarão a critério de cada prefeito.
Rio de Janeiro
A medida determina o funcionamento de alguns setores do comércio e indústria com horários restritos para evitar aglomerações. Cada município deve retomar de acordo com a especificidade do local. Bares e restaurantes foram reabertos, e muitas aglomerações foram vistas, ainda não tem mais informações a respeito dos resultados.
Multas e fiscalização rigorosa no bares e restaurantes após a abertura.
Alguns serviços do Detran foram retomados em regime Drive-Thru são esses: primeira licença, comunicação de venda, mudança para placa Mercosul, baixa e inclusão de alienação, mudança de cor, alteração de característica, troca de categoria, alteração de nome/razão social e transformação de combustível.
O Jardim botânico será reaberto com visitas agendadas A reabertura será feita em quatro etapas. Nessa primeira fase, funcionam apenas o arboreto (a área principal do parque), o cactário e o bromeliário. A entrada será feita exclusivamente pelo portão da Rua Jardim Botânico, 1008.
O uso obrigatório de máscaras na cidade vai ser fiscalizado em lugares públicos como calçadão e areia. E caso não seja cumprido será multado.
São Paulo
O plano de ação do Estado foi dividido em 5 fases que preveem a retomada gradual e regionalizada das atividades econômicas. Sendo o nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho), etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul).
As regras para retomada de cada cidade são: taxa de ocupação de leitos de UTI, número de novas internações e número de óbitos. A análise de cada fase será realizada semanalmente
Os prefeitos que definirão como será feita a reabertura.
O Prefeito da cidade de São Paulo Bruno Covas só irá realizar a liberação após apresentação dos setores de uma proposta de protocolo que contenha:
-- Protocolos de distanciamento, higiene e sanitização de ambientes;
-- Protocolos de orientação de clientes e colaboradores;
-- Compromisso para testagem de colaboradores e/ou clientes;
-- Horários alternativos de funcionamento (escalas diferenciadas de trabalho) com redução de expediente.
-- Sistema de agendamento para atendimento;
-- Protocolo de fiscalização e monitoramento pelo próprio setor (autotutela);
-- Esquema de apoio para colaboradores que não tenham quem cuide de seus dependentes incapazes no período em que estiverem fechadas as creches, escolas e abrigos (especialmente as mães trabalhadoras).
A cidade de São Paulo já está no início da fase amarela, nessa fase além do que já era permitido na fase laranja (shoppings, galerias, comércios, escritórios e concessionárias) será permitido também abertura e permanência com restrições de bares, restaurantes e salões de beleza com restrições.
Também está previsto que para o dia 8 de setembro retomem as aulas, mas só será confirmada se São Paulo cumprir todos os critérios de saúde estabelecidos.
Além desses pontos a partir de segunda feira poderão voltar o funcionamento academias com 30% da capacidade e por 6 horas, atividades culturais e eventos e convenções a previsão é de 27 de julho, esses ainda precisam apresentar estrutura e protocolos de segurança e higiene.
Nessa semana deve ser retomada a abertura dos parques da cidade, sem data certa ainda.
Foi atualizada também as fases para todas as regiões do Estado conforme a figura abaixo:
Estão na fase vermelha as regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Franca e Araçatuba, que já se encontravam nessa condição na atualização anterior do plano. No caso da região de Araçatuba, o que influenciou para a sua manutenção na fase vermelha foi a variação das internações. Já no caso das outras três regiões, o que influenciou foi a taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI), que estão acima de 80%.
Com a nova atualização, sete regiões do estado passaram para a fase 3 - amarela, que permite a reabertura de bares, restaurantes e salões de beleza com 40% da capacidade e expediente diário de até seis horas.
Três dessas regiões já estavam na fase 3 e se mantiveram assim nessa nova atualização: a capital paulista e as sub-regiões sudoeste e sudeste da região metropolitana. A elas se acrescentaram agora as regiões da Baixada Santista, Registro e duas novas sub-regiões metropolitanas: leste e oeste.
O restante do estado está na fase 2 - laranja. São as áreas de Bauru, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente e Sorocaba, que estavam anteriormente na fase vermelha, e as regiões de Araraquara, Barretos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Taubaté e a sub-região norte da região metropolitana, que já estavam nessa fase.
A sub-região norte da região metropolitana compreende as cidades de Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã, conhecida como região de Franco da Rocha. A etapa laranja permite funcionamento com 20% da capacidade de atendimento presencial em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias.
As regiões que permanecerem 28 dias seguidos na fase amarela poderão reabrir gradualmente espaços culturais como museus, bibliotecas, cinemas.
O governador do Estado anunciou testes de vacina desenvolvida na China, apenas profissionais da saúde serão voluntários.
O estado de quarentena se mantém até dia 30 de Julho segundo o governador João Dória.
A partir do dia 22 de julho o campeonato paulista voltará a acontecer com as portas dos estádios fechados, com o menor número de pessoas possível e apenas em cidades que estejam na fase amarela.
Região Sul
Paraná
O Estado não divulgou nenhuma estratégia concreta para a retomada dos trabalhos, apenas tem colaborado com incentivos financeiros.
Rio Grande do Sul
O Estado adotou o distanciamento controlado com medidas que visam evitar a propagação do coronavirus visando diminuir as internações e intensidade de procura hospitalar. Adotaram medicas econômicas para incentivar as pessoas físicas e jurídicas.
Em Porto Alegre o decreto permite abertura:
-- Comércio, shoppings e galerias funcionamento, restaurante, lanchonete e bares, supermercados, hipermercados, mercado público com 50% da capacidade e praças de alimentação com normas de higiene e distância;
--Missas e Cultos ocorre com no máximo de 30 pessoas e que não ultrapasse 50% do limite máximo de ocupação e distanciamento.
Academia poderão atender um aluno a cada 16 metros quadrados podendo ser acompanhado por profissional.
--Prática de esporte está permitida a prática individual sem contato físico.
--Também estão autorizados a retomar o trabalho os serviços sociais autônomos e entidades sindicais, desde que não haja a realização de cursos presenciais, palestras ou qualquer tipo de aglomeração.
Esses locais podem funcionar com atendimento presencial individual e com hora marcada. O decreto ainda permite o uso de espaços abertos, públicos ou privados para a realização de atividades eventuais no sistema de serviço no carro (drive-in) com distanciamento de, no mínimo, dois metros entre os veículos.
Museus e bibliotecas estão liberados, desde que respeitem a regra de geral de 50% da capacidade. Aulas particulares e individuais, como as de idiomas, também são permitidas.
Após um aumento grande de casos o prefeito de Porto Alegre precisou rever as regras de flexibilização na cidade. As medidas são: fechamento de parques e ampliação das limitações de funcionamento do comércio - supermercados, por exemplo, só podem receber 50% da capacidade. Os estacionamentos públicos também foram reduzidos.
Santa Catarina
Em Santa Catarina o Plano se tornou regionalizado, para que cada prefeitura tenha o controle do seu município de acordo com as determinações da Secretaria da Saúde.
Já foi aberto obras públicas, serviços bancários, transportes municipais e intermunicipais. Serviços de alimentação em restaurantes, bares e similares, shoppings, centros comerciais, galerias são com horário reduzido.
Querem revogar uma portaria estadual de proteção aos funcionários de frigoríficos, essa categoria tem cerca de 15% mais chances de contrair o vírus que pares de outras indústrias.